O serial killer semi-relutante favorito da TV está mais uma vez em movimento: depois de Nova York, Los Angeles e subúrbios do Vale do Silício, Joe Goldberg (Penn Badgley) tem uma nova identidade, um novo emprego e uma nova cidade para explorar. Claro, ele está lambendo suas feridas um pouco, depois de ter que fingir sua própria morte para escapar do fim violento de seu casamento, mas para um amante de livros e coisas antigas, há maneiras piores de viver do que ensinar estudantes universitários de Londres sobre literatura americana.
Joe está determinado a ficar quieto e não deixar que seu passado – incluindo seus esforços fracassados para se reconectar com Marianne (Tati Gabrielle) – complique sua vida novamente. Antes que ele perceba, no entanto, ele foi sugado para o círculo de um novo sabor dos jovens, ricos e irritantes (eles existem em todos os lugares, ao que parece) assim que os membros desse grupo de amigos começam a ser assassinados.
Pega um serial killer para reconhecer um serial killer, e assim Joe se compromete a descobrir quem é o suposto “Eat the Rich Killer”, mesmo que apenas pelo bem de Kate (Charlotte Ritchie), a vizinha frágil e vulnerável de Joe que tem seus próprios segredos, o que é apenas uma das razões pelas quais Joe está intrigado com ela.
O COMEÇO DO FIM PARA JOE EM YOU (VOCÊ) QUARTA TEMPORADA PARTE 1?
A nova temporada de Você (You) continua construindo sobre o formato estabelecido pelas temporadas passadas de maneiras que muitas vezes são agradavelmente familiares – Joe chega a uma nova cidade, tropeça em uma nova cena social que parece glamourosa, mas apresenta muita toxicidade, e se fixa em um novo “você” de maneiras que eventualmente resultam em vidas arruinadas e pessoas aparecendo mortas.
Como qualquer amante de romances ou Law & Order lhe dirá, a fórmula é o recurso, não um bug; e ver Joe mais uma vez enfrentar as facas (geralmente figurativas) dos ricos mimados enquanto ele constrói uma nova vida para si mesmo em Londres torna a 4ª temporada atraente a partir do salto. Ajuda o fato de que, após a descida sombria da 3ª temporada ao casamento suburbano, a série não tenha medo de seguir em frente como Joe, encontrando um novo e fascinante conjunto de dinâmicas de personagens para explorar e também empurrando-o para um papel alterado: não mais apenas tentando encobrir seus próprios crimes, Joe agora se vê tentando descobrir os de outra pessoa.
É uma escolha adequada para uma temporada ambientada na terra natal de grandes nomes da ficção policial como Sir Arthur Conan Doyle e Agatha Christie. No entanto, ele começa a parecer um pouco rotineiro às vezes, mesmo que a 4ª temporada contenha mais reviravoltas do que qualquer temporada passada, com uma contagem de corpos que deixa você se sentindo um pouco entorpecido no final. (Difícil ficar chocado com mais um assassinato chocante em um certo ponto, mesmo quando você não tem certeza de quemdunnit.)
Pode ser por isso que este último lote de episódios parece indicar que podemos estar no ponto de retornos decrescentes. Devido à maneira como a Netflix está lançando a 4ª temporada – enquanto você lê isso, os cinco primeiros episódios agora estão sendo transmitidos, enquanto a segunda metade estreará em 9 de março – é muito difícil falar em detalhes sobre a trama. No entanto, a showrunner Sera Gamble continuou a aumentar as apostas e encontrar novas dimensões para explorar dentro da premissa da série… enquanto talvez encontrando os limites externos da referida premissa, e quanto mais ela poderia continuar.
O show pode ser chamado de Você (You), mas enquanto o foco da sempre presente dublagem de Joe muitas vezes muda, ele nunca deixa de ser realmente sobre Ele. O desempenho de Badgley sempre foi fundamental para o sucesso da série, já que comprar todas as diferentes facetas de Joe – vítima de abuso, amante, perseguidor, planejador e, sim, assassino – seria impossível sem que ele nunca perdesse de vista as perturbadoras profundezas da humanidade do personagem. (Seria muito mais fácil escrever Joe com palavras pejorativas sobre sua saúde mental, mas You faz o possível para evitar essa armadilha.)
Quanto ao elenco de apoio, são rostos quase inteiramente novos, com alguns destaques claros: Amy-Leigh Hickman interpreta Nadia, uma aluna precoce de Joe que se mostra imediatamente simpática, especialmente quando ele se volta para ela em busca de conselhos sobre o gênero whodunnit. Também servindo como um parceiro de cena sólido para Badgley é Ritchie como Kate, uma personagem bem desenhada que traz uma faísca afiada única para a vida de Joe; Se você nunca viu a grande série dramática da Netflix Feel Good, dê um relógio para experimentar o quão completamente Ritchie se transforma como ator entre os papéis. É notável.
O VEREDITO SOBRE A PARTE 1 DA QUARTA TEMPORADA DE VOCÊ (YOU)
Quando Você (You) estreou originalmente na rede Lifetime em 2018 (isso mesmo – caso você tenha esquecido, as aventuras de Joe Goldberg não se originaram na Netflix), esse crítico ficou imediatamente viciado, mas não otimista sobre as chances de sobrevivência da série além da 1ª temporada. Isso ocorreu porque o show estava estreando no final da experimentação de curta duração da Lifetime com dramas roteirizados originais sombrios; A principal esperança de renovação desse momento era que alguma outra plataforma reconhecesse as propriedades viciantes do programa e o mantivesse vivo.
Que foi exatamente o que aconteceu, depois que a primeira temporada caiu na Netflix e se tornou massivamente popular com o público de lá; esse engajamento sustentou a série por quatro temporadas agora, o que é em si uma conquista notável, dada a quantidade de séries da Netflix que se atrapalharam até o fim com uma terceira e última temporada nos últimos anos. Isso tudo é uma maneira de dizer que uma das principais alegrias de You é como ele sobreviveu às probabilidades de maneiras notáveis, uma história de sucesso pouco cantada para a era do streaming.
Apesar de toda a sua selvageria, a série permanece fascinante não apenas como um estudo de personagem, mas o que esse personagem em particular nos diz sobre nossas histórias favoritas, sobre a maneira como nós, como cultura, olhamos para a linha entre amor e obsessão, é incrível. A palavra final sobre esse assunto não parece que tenha sido escrita ainda.
A parte 1 da quarta temporada de Você (You), já esta disponivel na Netflix