A Warner Bros Pictures está recorrendo à inteligência artificial para ajudar o estúdio a tomar decisões sobre filmes. A IA se tornou um assunto bastante controverso para muitos em Hollywood e nas artes criativas, com um lado vendo a IA como uma ferramenta para ajudar a realizar tarefas e melhorar o trabalho que fazem, e outros vendo a IA como uma ameaça para tirar seus empregos. A polêmica mais recente veio com a estreia de Invasão Secreta, com a Marvel Studios contratando um estúdio que usou IA para criar os créditos de abertura da série. Agora, a Warner Bros é o mais recente estúdio a apostar em IA, com seu mais recente colaborador ajudando a dar luz verde a filmes baseados na popularidade de um ator.
De acordo com o The Hollywood Reporter, a Warner Bros Pictures e a Cinelytic assinaram um acordo para usar o sistema de gerenciamento de projetos orientado por IA da Cinelytic para fazer parte do trabalho pesado dos executivos quando se trata de tomar decisões sobre dar luz verde a um projeto, pesando o valor de uma estrela em diferentes territórios, juntamente com o quão bem o filme se sairá no streaming e quão bem se sairá nas bilheterias. Tobias Queisser é o fundador da Cinelytic, que começou há quatro anos e levantou US$ 2,25 milhões em 2018 da T&B Media Global, enquanto assinava acordos com a Ingenious Media e a Productivity Media.
“O sistema pode calcular em segundos o que costumava levar dias para ser avaliado por um ser humano quando se trata de avaliação geral do pacote de filmes ou do valor de uma estrela”, disse Queisser.
Tonis Kiis, vice-presidente sênior de distribuição, acrescentou: “Tomamos decisões difíceis todos os dias que afetam o que – e como – produzimos e entregamos filmes nos cinemas de todo o mundo, e quanto mais precisos forem nossos dados, melhor seremos capazes de envolver nosso público”.
“A inteligência artificial parece assustadora. Mas, neste momento, uma IA não pode tomar decisões criativas”, acrescentou Queisser. “O que ele é bom é processar números e quebrar enormes conjuntos de dados e mostrar padrões que não seriam visíveis para os humanos. Mas para a tomada de decisões criativas, você ainda precisa de experiência e instinto.”
Comentários da Intro de Invasão Secreta com AI
Depois que a introdução de Invasão Secreta feita com IA provocou reação online e críticas de que a polêmica tecnologia poderia ter custado seus empregos aos artistas, a Method Studios emitiu uma resposta ao protesto:
“Trabalhar em Invasão Secreta, uma série cativante que explora a infiltração de alienígenas na sociedade humana, forneceu uma oportunidade excepcional de mergulhar no intrigante reino da IA, especificamente para criar atributos e movimentos únicos de personagens. Utilizando uma ferramenta de IA personalizada para este elemento em particular perfeitamente alinhada com o tema geral do projeto e a estética desejada”, disse a Method Studios em comunicado (via The Hollywood Reporter). “O processo de produção foi altamente colaborativo e iterativo, com um foco dedicado nesta aplicação específica de um conjunto de ferramentas de IA. Envolveu um esforço tremendo de talentosos diretores de arte, animadores (proficientes em 2D e 3D), artistas e desenvolvedores, que empregaram técnicas convencionais para criar todos os outros aspectos do projeto.”
O método enfatizou que “enquanto o componente de IA forneceu resultados ideais, a IA é apenas uma ferramenta entre o conjunto de conjuntos de ferramentas que nossos artistas usaram. Nenhum trabalho de artista foi substituído pela incorporação dessas novas ferramentas; em vez disso, eles complementaram e ajudaram nossas equipes criativas.”