A primeira temporada da série de sequência dos Vikings, Vikings: Valhalla, está prevista para estrear na Netflix em fevereiro de 2022, mas há um plano de longo prazo para a série. A série original no History Channel durou seis temporadas, e agora sabemos que Vikings: Valhalla vai durar por pelo menos três temporadas.
O criador da série, Jeb Stuart, confirmou o futuro a longo prazo do spinoff durante uma entrevista à Entertainment Weekly, na qual ele diz:
“Já estamos preparados para a 3ª temporada. Já há muita coisa que é excitante e grande.” Ele acrescentou:
“Quando eu estava lançando [a série], eu estava tentando lançá-lo como uma coisa de várias temporadas, porque dessa forma eu posso desenvolver esses personagens nas histórias em um lance mais longo. Não foi como, “O que podemos fazer com os Vikings este ano?” Porque esses personagens realmente não têm apenas arcos emocionais, eles têm literalmente arcos históricos. Você não pode simplesmente chegar ao tema amanhã ou no próximo ano.
A Netflix ainda não anunciou uma terceira temporada, muito menos uma segunda temporada de Vikings: Valhalla. E vimos no passado como séries com trajetórias aparentemente claras de várias temporadas podem desmoronar. Cowboy Bebop, como exemplo recente, havia escalado atores para uma segunda temporada , e a Netflix acabou cancelando a série completamente logo após sua estreia.
Vikings: Valhalla, no entanto, é uma continuação de um show de longa duração e expansão com uma base de fãs incorporada que seguiu Vikings do History Channel para Amazon Prime Video e, agora, Netflix.
A 1ª temporada de Valhalla centra-se em grande parte em três vikings: o famoso explorador Leif Eriksson (Sam Corlett), sua irmã Freydis Eriksdotter (Frida Gustavsson), e o príncipe nórdico Harald Sigurdsson (Leo Suter).
Os destinos desses três se envolvem após o Massacre do Dia de São Brês, no qual o rei Aethelred II da Inglaterra (Bosco Hogan) ordena o massacre de todos os dinamarqueses em suas terras. Os vikings agora buscam vingança, mas estão divididos entre si e entre as seitas cristãs e pagãs.
Michael Hirst, criador da primeira série Vikings, retorna como produtor executivo em Valhalla, embora ele não esteja tão ativamente envolvido. Stuart diz que ele e Hirst trabalharam juntos anos antes em um programa de televisão “que nunca foi feito”, mas ele “gostou do processo”.
Hirst ofereceu uma direção igualmente vaga para um spin-off: “Eu sinto que deveria ter alguma nostalgia.”
Valhalla é um “show mais lamacento” do que vikings, comenta Stuart. Se o primeiro show foi sobre o nascimento dos dinamarqueses, então Valhalla é sobre o começo do fim. “Odeio dizer isso sempre, o fim de um show”, diz ele. Ainda assim, há muita história para contar aqui… pelo menos 24 episódios, para ser exato.