A pontuação do Rotten Tomatoes de Venom: Tempo De Carnificina mostra como as análises críticas podem ter pouco impacto nas bilheterias. A pontuação de 59% do Rotten Tomatoes do filme é uma grande melhoria em relação aos 30% do primeiro Venom, mas ambos ainda são classificados como “Podres”. Mesmo assim, o original foi um grande sucesso de bilheteria, e Tempo De Carnificina é ainda maior (na bilheteria pós-pandemia, nada menos), provando que pontuações baixas no Tomatometer têm menos impacto no desempenho financeiro de um filme do que o sentimento de aceitação de críticos.
A sequência de sucesso incomparável do MCU tanto na bilheteria quanto no Rotten Tomatoes dá a impressão de correlação e causalidade, muitos assumem bilheterias naturalmente e o Rotten Tomatoes pode também caminhar lado a lado, mas é claro que a resposta é um pouco mais complicada. Venom certamente não é a primeira vez que um contra-exemplo é fornecido, mas o sucesso repetido da franquia e a conexão auxiliar de Venom com a Marvel fornecem um contraponto interessante.
O primeiro filme de Venom marcou apenas 30% no Rotten Tomatoes, mas arrecadou $ 856 milhões de bilheteria mundial, enquanto a média de bilheteria pré-pandêmica de filmes não-Vingadores do MCU é pouco menos de $ 780 milhões. Venom: Tempo De Carnificina obteve muitas críticas positivas em sua abertura, mas desde então também caiu no território do Rotten. Se você fosse comparar as pontuações com o resto do MCU, ambos estariam diretamente bem abaixo, mas a bilheteria do primeiro Venom está bem acima da média para o MCU, e Venom: Tempo De Carnificina teve um começo ainda mais forte na bilheteria. Pode ser difícil comparar seu desempenho pós-pandemia com o MCU pré-pandêmico, mas seu fim de semana de abertura já é o mais forte visto desde a pandemia, superando ambos os filmes de 2021 do MCU, Viúva Negra e Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Considerando que também foi feito com um orçamento muito menor do que qualquer um desses filmes, está se preparando para ser um dos lançamentos do cinema de 2021 de maior sucesso.
Claro, Venom não é a primeira franquia a provar isso sobre o Rotten Tomatoes. Todos os filmes dos Transformers foram classificados como Podres no Rotten Tomatoes antes de Bumblebee, mas a maioria deles teve um desempenho bastante bom nas bilheterias. Ironicamente, Bumblebee foi o primeiro filme dos Transformers a finalmente marcar uma pontuação Fresh no Tomatometer, mas acabou por ser o filme dos Transformers de pior desempenho até agora. Os primeiros quatro filmes de Velozes e Furiosos também foram Podres, no entanto, nesse caso, a pontuação tendeu a crescer ao lado da bilheteria. Venom é notável provando que o Rotten Tomatoes e a bilheteria do MCU são uma correlação, não uma causa.
Embora as pontuações de críticos do Rotten Tomatoes não destruam inerentemente as bilheterias, a pontuação do público pode, na verdade isso pode ser um indicador melhor. Afinal, o público é quem compra os ingressos. As pontuações do público podem ser meticulosas, mas se você comparar com as pontuações do público dos filmes MCU produzidos pela Marvel Studios, Venom e Venom: Tempo De Carnificina têm 81% e 85%, respectivamente, ultrapassando a média de 83% do MCU. Teremos que ver como será o desempenho de bilheteria nas semanas subsequentes, mas até agora está claro que o público não se intimidou com as críticas severas da franquia Venom.
1 comentário
Pingback: Exhuma, de Lee Do Hyun e Kim Go Eun, ultrapassa 1 milhão de espectadores em apenas 3 dias | Geeklando