Atenção: contém SPOILERS de Transformers: O Despertar Das Feras
O futuro da franquia Transformers parece completamente diferente após o final de Transformers: O Despertar Das Feras, já que uma reviravolta final configura muito mais do que apenas mais uma sequência. O sétimo filme da franquia live-action Transformers da Paramount expande o mundo ao fazer com que os Autobots entrem em contato com os Maximals, Terrorcons e Unicron. A história gira em torno da caça à Chave Transwarp, que poderia ser usada para os Autobots voltarem para Cybertron ou alimentar o desejo de Unicron de comer planetas.
Transformers: Despertar Das Feras é a segunda entrada na linha do tempo reiniciada da franquia, e a capacidade de se libertar do cânone de Transformers de Michael Bay significa que o filme não precisa se preocupar com contradições ou o que mais aconteceu após sua ambientação de 1994. A sequência se constrói para um confronto final enquanto os Autobots e Maximals trabalham juntos para tentar impedir Scourge de usar a chave Transwarp para trazer Unicron para a Terra. Já se sabia que a Paramount tinha grandes planos para a franquia Transformers, então o final de o Despertar das Feras sempre iria configurar mais – mas a reviravolta final é ainda maior do que o esperado.
O Despertar Das Feras confirma Crossover entre Transformers e G.I. Joe
Um crossover de Transformers e G.I. Joe agora está confirmado para fazer parte dos planos futuros, já que o final de Transformers: Despertar Das Feras inclui uma revelação chocante de G.I. Joe. Depois que Noah (Anthony Ramos), Elena (Dominique Fishback), os Autobots e os Maximais salvam a Terra, Noah retorna a Nova York e alinha mais entrevistas de emprego. Isso o leva a Slizza Imports, uma capa de uma organização secreta, e uma entrevista com o agente Burke (Michael Kelly), que sabe tudo sobre as recentes aventuras de Noah que salvam o mundo com os Transformers. Em vez de se conectar ao Setor 7, o final do flme revela que Burke trabalha para G.I. Joe.
A reviravolta no final configura um filme crossover de Transformers e G.I. Joe que pode unir os dois principais brinquedos da Hasbro nas telonas pela primeira vez. Burke quer que Noah venha trabalhar com os G.I. Joes, aproveitando sua experiência como ex-soldado e heróis recentes para salvar o mundo. G.I. Joe quer que Noah se junte a eles para lutar uma guerra misteriosa, mas eles também querem que ele se junte às suas fileiras como uma forma de formar uma aliança com os Autobots. Noah não aceita oficialmente ou recusa a oferta para se juntar aos Joes antes do filme terminar.
O final de Transformers: Rise of the Beasts revelado por G.I. Joe pode ter enormes implicações para o futuro. Isso pode significar que a organização G.I. Joe terá uma presença maior em Transformers 8. Há também a chance de Anthony Ramos fazer parte do elenco de um novo filme de G.I. Joe se Noah aceitar uma posição na equipe. A Paramount tinha sonhos de reunir os Transformers e G.I. Joe para um crossover, mas as tentativas fracassadas de tirar uma franquia de G.I. Joe do papel repetidamente paralisaram essas esperanças. Agora, o final é usado para ajudar a reiniciar o G.I. Joes mais uma vez.
Mesmo que haja apenas um rápido vislumbre da organização G.I. Joe em Transformers: despertar das feras, é fácil supor que esta é uma versão totalmente diferente da equipe. A franquia original de filmes G.I. Joe da Paramount estrelada por Channing Tatum e Dwayne Johnson terminou há uma década, enquanto Snake Eyes bombou nas bilheterias e matou a franquia antes mesmo que pudesse realmente começar. Como Transformers: A Ascensão das Feras se passa em 1994 (décadas antes de qualquer filme anterior de G.I. Joe), o recrutamento de Noah parece ser a mais recente tentativa da Paramount de reiniciar a IP.
Mirage está vivo após Noah reconstruí-lo para futuros filmes de Transformers
A cena pós-créditos de Transformers: Despertar Das Feras é outro passo importante para o futuro da franquia, pois confirma que Mirage está vivo depois que Noah ajuda a reconstruí-lo. O personagem Autobot de Pete Davidson é destaque no filme e desenvolve uma amizade próxima com Noah ao longo da aventura. Mirage é aparentemente morto por Scourge no final do filme depois que ele é baleado várias vezes protegendo Noah. Embora a batalha final revele que Mirage não morreu, ele está enfraquecido a ponto de se transformar em um traje que Noah pode usar, e ele não se reforma totalmente depois.
Como Noah e Mirage estão posicionados como os novos humanos e protagonistas do Autobot da franquia Transformers, o conteúdo da cena de meio dos créditos de Transformers: Rise of the Beasts não é muito surpreendente. Noah trabalha com seu amigo Reek para reconstruir Mirage usando peças de sucata. Enquanto Reek acha que eles deveriam tentar vender o carro por sucatas e que ele nem vai começar, Mirage se transforma de volta em sua forma Autobot para confirmar que ele trabalha novamente. Isso permite que Noah e Mirage retornem em uma sequência de Transformers. Embora Mirage possa não parecer ótimo agora, ele provavelmente se transformará em um modelo de carro melhor para sua próxima aparição.
Unicron é apontado como o principal vilão da trilogia após invasão fracassada da Terra
Os Autobots e Maximals podem salvar a Terra no final de O Despertar Das Feras, mas o filme ainda coloca Unicron como o principal vilão da nova trilogia. O vilão comedor de planetas é usado com parcimônia na nova entrada, já que Scourge lidera os Terrorcons em nome da Unicron para adquirir a Chave Transwarp. Os Autobots e Maximals podem ter evitado sua invasão inicial da Terra, mas o filme confirma que Unicron ainda está vivo, apesar desta derrota. O poderoso vilão dos filmes Transformers ainda está se aproximando e ficando mais faminto, o que significa que esta não deve ser a última vez que ele tenta comer um planeta rico em Energon como a Terra.
O destino de Despertar Das Feras significa que ele deve retornar em outras partes da trilogia. Após a morte de Scourge, Unicron poderia procurar outro ser para fazer seu pedido e receber os aprimoramentos de sua energia escura. Pode ser assim que a nova trilogia de Transformers traz Megatron/Galvatron à mistura antes de tornar Unicron o principal vilão de Transformers 9. Por enquanto, Unicron está preso em outra parte do universo longe da Terra e em um lugar onde ele precisará se reagrupar, desenvolver um novo plano depois que a Chave Transwarp for destruída e, finalmente, tentar se vingar dos Autobots e Maximals.
Como Bumblebee é ressuscitado em Transformers: O despertar das Feras
Uma das grandes surpresas da sequência vem quando Bumblebee morre lutando contra Scourge logo no início, tirando-o da história durante a maior parte do tempo. Até o final de Transformers: O despertar das feras que Bumblebee retorna após ser ressuscitado, o que surpreendentemente se passa principalmente fora das telas. Bumblebee é colocado em repouso por Optimus Prime e Optimus Primal em uma cama de pura Energon no início do filme. Isso prova ser a chave para como Bumblebee é ressuscitado, já que a torre do portal Transwarp Key emite uma explosão que ativa todos os Energon próximos. Parece que a energia coletiva é suficiente para reiniciar a faísca de Bumblebee.
Por que Optimus Prime destrói a chave Transwarp e sua chance de retornar ao Cybertron
Outra surpresa vem quando Optimus Prime destrói a chave Transwarp no final do filme. Toda a sua motivação durante o filme gira em torno de usar a Chave para abrir um portal para os Autobots retornarem a Cybertron depois de ficarem presos na Terra por sete anos. O sacrifício de destruir sua única chance de fazê-lo quebrando a chave Transwarp vem como parte de seu desenvolvimento de personagem. Ele aprende o valor de proteger a vida da ameaça da Unicron a qualquer custo com o Optimus Primal. Salvar a Terra e a humanidade torna-se mais importante para Optimus Prime do que retornar a Cybertron como resultado.
Como Transformers: O Despertar das Feras monta uma sequência no universo cinematográfico da Hasbro
O final de Despertar Das Feras configura substancialmente uma sequência. Noah reconstruindo Mirage significa que eles podem retornar para Transformers 8, enquanto Unicron é deixado como uma ameaça que os Autobots precisarão derrotar mais tarde. Detalhes sobre Transformers: Despertar Das Feras 2 ainda não estão confirmados, mas o filme termina com os Autobots e Maximals unidos como os protetores da Terra. Isso deixa a formação atual da equipe composta por Optimus Prime, Optimus Primal, Bumblebee, Mirage, Arcee, Wheeljack, Cheetor e Rhinox, enquanto Noah e Elena podem retornar para salvar o mundo novamente.
A implicação maior vem do final, revelado por G.I. Joe, que aparentemente marca o início do Universo Cinematográfico Hasbro. A Paramount originalmente começou a desenvolver ideias para um universo compartilhado em 2015, mas a maioria dos filmes relatados como estando em desenvolvimento ainda não aconteceu. Agora que um crossover de Transformers e G.I. Joe está preparado para o futuro, há espaço para que outras propriedades da Hasbro também se juntem potencialmente ao universo. Isso inclui Micronauts, M.A.S.K., Rom the Spaceknight e muito mais. O que não está claro é se o G.I. Joes terá um papel maior em Transformers 8 ou se o crossover acontecerá em outro lugar.
O que o final de Transformers: O Despertar Das Feras realmente significa
Em meio a todo o espetáculo de ação e CG que vem com um filme de Transformers, ainda há um tema central que ressoa em Transformers: o Despertar das Feras. O filme é sobre os Autobots, os Maximais e a humanidade se unindo contra uma ameaça comum, em vez de cada parte agir em seus próprios interesses. É por isso que o significado do final é a união e a necessidade de pessoas de diferentes origens trabalharem juntas. Se há alguma dúvida real sobre a mensagem, o ditado “Até que todos são um” como Optimus Prime, Optimus Primal e Noah trabalhem juntos no final deixa isso claro.