Aviso de conteúdo: O artigo a seguir contém spoilers de The Sandman, da Netflix.
A recém-lançada série da Netflix, The Sandman, vem despertando discussões entre críticos e fãs, graças à impressionante maneira como dá vida aos personagens de Neil Gaiman dos lendários quadrinhos. Estas incluem representações de seres poderosos como Lúcifer Morningstar e o próprio Senhor dos Sonhos.
Os personagens mais poderosos da série até agora mostraram suas habilidades únicas e até os usaram contra seus inimigos. Embora alguns possam ser considerados mais fortes nos quadrinhos, apenas os eventos da primeira temporada da série de TV serão usados como base para julgar as habilidades desses personagens. Enquanto os fãs esperam ansiosamente para ver alguns deles novamente em uma segunda temporada em potencial, é o momento perfeito para olhar para trás para os personagens que admiravam e chocavam o público com seus poderes alucinantes.
10 – Lucienne
Na ausência do controle e autoridade de Dream sobre seu reino, Lucienne voluntariamente expande seu papel como bibliotecária para se tornar a cuidadora do lugar que se deteriora rapidamente. Baseado em suas interações com personagens como Mervyn, Matthew, e até mesmo o próprio Morpheus, é claro que ela é uma pessoa inteligente com grandes habilidades de liderança.
Dito isso, Lucienne não parece ter nenhuma habilidade mágica ou poderes únicos, já que ela depende principalmente de sua intuição e inteligência para fazer seu trabalho. É compreensível que ela não pudesse fazer muito além de ver os sonhos e pesadelos deixarem o reino quando ele desmoronou sem Dream por perto.
9 – Mazikeen
A intimidadora serva de Lúcifer não precisa dizer muito para provar que ela não é alguém com quem se deve mexer. Sua breve aparição é mais do que suficiente para mostrar que há uma razão pela qual ela é a mão direita do diabo.
Quando Choronzon se recusa a devolver o elmo de Dream apesar da conclusão do jogo mais antigo, Mazikeen sem esforço levanta o demônio pelo pescoço para fazê-lo obedecer ao comando de Lúcifer. Sua força bruta provavelmente não é páreo para as habilidades mágicas de outros personagens, mas ainda é mais do que suficiente para qualificá-la como uma ameaça contra qualquer ser comum.
8 – John Dee
Um arco arrepiante no show gira em torno de John Dee e a maneira como ele usa o anel de sua mãe e depois o rubi de Dream para ferir e matar outras pessoas. Cansado de ouvir mentiras a vida inteira, a motivação de John na série é livrar o mundo de toda desonestidade, o que produz resultados desastrosos em uma lanchonete.
O poder de John vem exclusivamente do rubi de Morpheus, que o paciente alterou para que apenas ele pudesse usá-lo. Há um momento final entre eles em que John acredita tolamente que tem alguma chance contra Dream, o que se prova errado de maneira dramática quando a câmera se afasta para revelar a mão de Morpheus.
7 – Corinthian
A história dE Corinthian em The Sandman destaca seu papel como o principal antagonista da primeira temporada, com o pesadelo que escapou mostrando o quão astuto e estratégico ele pode ser. Ele usa personagens como Ethel e Rose em uma tentativa de fugir do Senhor dos Sonhos enquanto constrói uma reputação de serial killer ao longo do caminho.
Dito isto, o pesadelo não tem poderes impressionantes além de poder ver a vida de suas vítimas consumindo seus olhos. Ele é certamente mais forte do que a maioria dos humanos na série, mas é mais fraco do que personagens como Gault e Rose.
6 – Gault
Gault segue um caminho menos violento em comparação com seu companheiro pesadelo, o Corinthian. Ela escolhe cortar Jed Walker do reino e usa sua habilidade de metamorfose para usar a aparência de sua mãe para confortá-lo no sonho, pois Gault acredita que ele precisa disso para escapar de sua dolorosa realidade.
O fato de ela conseguir remover completamente alguém do Sonhar é impressionante o suficiente, já que até Morfeu não consegue localizar Jed sem a ajuda de Rose. Seu poder de metamorfose pode não ser suficiente para protegê-la contra outros mais fortes da série, mas pelo menos sua coragem e capacidade de raciocinar com Morpheus lhe garantem uma segunda chance como um sonho.
5 – Johanna Constantine
Desde o momento em que ela é apresentada pela primeira vez, é fácil ver que Johanna é uma personagem que não tem tempo para incômodos e seres questionáveis (como Dream). Ela sabe que seu trabalho é valioso o suficiente para exigir um preço alto, especialmente se estiver exorcizando uma princesa por exemplo.
Sendo uma Constantine, Johanna tem a habilidade de afastar criaturas demoníacas. No entanto, vale a pena notar que ela é assombrada por um erro em seu passado que acaba matando uma jovem, isso ressalta o fato de que há um limite para o poder de Johanna.
4 – Rose Walker
Ela definitivamente não pretende ser uma personagem poderosa, mas Rose não tem escolha a não ser se tornar uma depois que é revelado que ela é uma Vortex. É finalmente explicado que um Vórtice é um fenômeno natural que aparece a cada poucos milhares de anos e ameaça a própria existência do Sonho e do mundo desperto.
Corinthian está desesperado para alcançar Rose antes que Morpheus o faça, porque ele sabe que ela pode se tornar o novo centro do Sonho, pois ela tem a incrível capacidade de derrubar as paredes entre os sonhadores (e a realidade). Felizmente, a extensão total de seu poder nunca é mostrada, pois a Unity assume o fardo de ser morta por Morpheus pelo bem da sobrevivência de todos os outros.
3 – Death
Um membro simpático e poderoso do Endless, o trabalho de Death é exatamente o que os espectadores provavelmente esperavam. Ela está lá no final da vida de todos (com algumas exceções) para acompanhá-los enquanto enfrentam o que vier a seguir. Apesar de aparecer apenas em um episódio, o público tem uma boa ideia da habilidade única de Death que vem com sua tarefa assustadora.
Sua conversa com Dream revela que a Morte existe desde que a primeira forma de vida surgiu e ela estará lá até que o último sinal de vida desapareça. Ela sobreviverá a todos, pois é seu trabalho fazê-lo. Além disso, ela tem o poder de conceder a imortalidade, como visto no arco da história de Hob Gadling.
2 – Lucifer Morningstar
Muitas vezes considerado um dos melhores personagens de Sandman, Lúcifer é sem dúvida o ser mais poderoso dos quadrinhos, mas não mostrou isso na série. Na verdade, a versão de Lúcifer da adaptação para a TV perde para Dream quando eles jogam o jogo mais antigo, mas não sem mostrar seu reino impressionante e inúmeros demônios antes disso.
Dream também explica a Matthew que Lúcifer deve ser temido porque ela é a mais forte do mundo, perdendo apenas para o criador ou o próprio Deus. Além do mais, o final da primeira temporada parece estar preparando-a para algo muito maior em episódios futuros, que esperamos mostrar do que mais ela é capaz.
1 – Dream
Claro, o personagem mais poderoso em The Sandman até agora é o personagem-título. Dream, Morpheus ou o Senhor Dos Sonhos podem começar como um membro fraco e vulnerável preso em uma gaiola mortal, mas logo ele recupera suas habilidades enquanto procura suas ferramentas uma a uma.
É incrível ver Morpheus moldar pesadelos e sonhos sem esforço, influenciar o mundo desperto, parar vilões como John Dee e o Corinthian e muito mais. A série mal tocou a superfície dos poderes do protagonista e ainda assim já provou que Dream tem habilidades de cair o queixo que podem remodelar realidades.