Aviso! Este artigo contém spoilers para o episódio 4 de The Last of Us e do jogo original.
O final do episódio 4 de The Last Of Us fornece o maior cliffhanger desde que o presságio de “Never Let Me Down Again“ soou sobre as cenas finais da estreia, com muitas grandes questões para o show daqui para frente. The Last of Us episódio 4 começou a adaptar uma seção icônica do jogo em que Joel e Ellie entram em conflito com os implacáveis Hunters. No jogo original, os Hunters são encontrados em Pittsburgh, com The Last of Us episódio 4 optando por mudar isso para Kansas City.
Embora o local tenha sido ligeiramente alterado, grande parte da configuração da história permanece a mesma. Desde a emboscada em que um grupo de Hunters danifica o caminhão de Joel e Ellie até a promessa de que alguns outros inimigos de Hunter forneçam aliados potenciais para a dupla central, The Last of Us episódio 4 aumenta a tensão após o incrível passeio mais lento e centrado no amor de The Last of Us episódio 3. Com isso dito, aqui está tudo explicado sobre o episódio 4 de The Last of Us e seu final provocador.
Quem se aproximou de Joel e Ellie?
Na última cena do episódio, Joel é subitamente acordado por uma Ellie em pânico depois que dois intrusos invadem seu esconderijo. Isso levanta a questão de quem eram os intrusos no final do episódio 4 de The Last of Us. Ao longo do episódio, os Caçadores são mostrados à procura de dois homens chamados Henry e Sam, as mesmas pessoas apresentadas na cena final. Henry e Sam – interpretados por Lamar Johnson e Keivonn Woodard, respectivamente – são dois personagens do jogo original, como Bill e Frank do episódio 3 de The Last of Us, que entram em contato com os Hunters.
Uma coisa que é evidente sobre o episódio 4 de The Last of Us é que a história de Henry e Sam foi mudada um pouco. No jogo The Last of Us, Henry e Sam são simplesmente parte de um grupo de viajantes que entra em Pittsburgh em busca de suprimentos. Seu grupo é então atacado pelos Caçadores, com Henry e Sam sendo os únicos sobreviventes. No episódio 4 de The Last of Us, no entanto, a história de Henry e Sam parece ser alterada – o que, sem dúvida, será explorado no episódio 5 – e ligada diretamente aos Caçadores e suas motivações.
The Last Of Us Episódio 4- Explicação sobre os Hunters: Motivações e História
Uma nova facção introduzida no episódio 4 de The Last of Us da HBO é o já mencionado Hunters, cuja história também foi desenvolvida mais do que o jogo original permitia. No jogo The Last of Us, os Hunters foram apropriadamente nomeados por sua tendência de atacar qualquer um que entrasse em seu território e roubar seus suprimentos com pouca ou nenhuma diplomacia. No episódio 4 de The Last of Us, sua história é semelhante na medida em que eles eram residentes do Kansas City QZ (Pittsburgh no jogo). Eles então formaram um grupo revolucionário que se cansou dos modos militaristas da FEDRA e derrubou o governo.
Há muitas dicas para isso ao longo do episódio, como a falta de soldados FEDRA e o fato de que Kathleen – a líder dos Caçadores – está usando os bloqueios FEDRA para a vantagem dos Caçadores. A inclusão de Kathleen permite que a facção tenha muito mais profundidade do que foi fornecido no jogo original. Kathleen – interpretada por Melanie Lynskey de Yellowjackets – é mostrada no episódio 4 de The Last of Us como desesperada, no caminho da guerra contra um grupo de pessoas que a prejudicaram. Ela está procurando pessoas específicas – Sam e Henry incluídos – que foram responsáveis pela morte de alguns revolucionários depois de entregá-los à FEDRA.
Uma coisa que se destaca sobre Kathleen no episódio 4 de The Last of Us é que ela guarda um rancor extra contra Henry. Isto é revelado para ser porque Henry foi o único que vendeu seu irmão para a FEDRA, o que resultou em este último ser espancado até a morte pela organização militar. É por isso que os Hunters também estão tão interessados em encontrar Joel e Ellie (Bella Ramsey) de Pedro Pascal, já que Kathleen acredita que eles são aliados de Henry de fora da cidade.
O que há sob o porão rachado no episódio 4 de Last Of Us?
Outra sequência misteriosa no episódio 4 de The Last of Us ocorre logo após Kathleen e Perry, seu segundo em comando, encontrarem um dos esconderijos de Henry e Sam. Perry leva Kathleen a um porão com o chão rachado, que tem algo grande se movendo embaixo dele. Isso deixa Kathleen e Perry em pânico, após o que este último pergunta quando eles devem contar aos outros. Isso sugere que esses dois pelo menos sabem o que está sob o porão, algo que pode compensar algumas dicas anteriores de The Last of Us e uma cena dos trailers.
Um Bloater provavelmente está embaixo do porão. No jogo original, os Bloaters são infectados e vivem com o parasita Cordyceps há mais de duas décadas. Bloaters têm placas fúngicas endurecidas por todo o corpo, assim como os Clickers de The Last of Us episódio 2 mostraram ter em suas cabeças. Na seção de Pittsburgh do jogo, um Bloater é encontrado embaixo de um hotel, o que sugere que é isso que está embaixo do porão no episódio 4 de The Last of Us. A cena do trailer também mostra um Bloater emergindo do subsolo, novamente fornecendo evidências de que um Bloater será enfrentado no episódio 5 de The Last of Us.
A cena final de Joel & Ellie mostra seu vínculo crescendo
Uma cena importante no final do episódio 4 de The Last of Us vem pouco antes da cena final de Henry e Sam. Na cena, Joel e Ellie se acomodam para dormir quando seu primeiro momento de ligação verdadeira é mostrado. Joel se torna mais curioso, perguntando a Ellie sobre seu passado depois que Ellie declarou recentemente que o Caçador que ela atirou não é a primeira pessoa que ela matou. Isso contradiz uma das regras de Joel do final do episódio 3 de The Last of Us, afirmando que nenhum dos dois deve mencionar suas respectivas histórias.
Depois disso, Ellie conta a Joel uma das piadas de seu livro de trocadilhos, que fornece o primeiro verdadeiro momento de felicidade que Joel exibiu desde suas cenas com Sarah na abertura do episódio 1 de The Last of Us. Joel ri abertamente da piada depois de tentar escondê-la e a mascara dizendo que está perdendo a cabeça. A cena fica no escuro com Joel e Ellie rindo um com o outro, iniciando a configuração do vínculo que continuará crescendo nos próximos episódios de The Last of Us.
Por que Joel não ouviu Henry e Sam?
Uma das questões levantadas pelo final do episódio 4 é por que Joel não ouviu Henry e Sam, de The Last of Us, se esgueirarem depois de tomar precauções para evitar isso. Isso é respondido de maneira sutil por Ellie, que explica no início da cena que a audição de Joel não é tão boa em seu lado direito como resultado de anos de filmagem. Em um detalhe óbvio que teria sido surpreendentemente fácil de perder por Pascal ou pelo diretor, Joel está deitado com a orelha direita danificada para a sala quando Henry e Sam se esgueiram, levando ao cliffhanger de The Last of Us episódio 4.
Novos episódios de The Last of Us são lançados todos os domingos na HBO.