Aviso: Este artigo contém spoilers para o episódio 5 de The Last of Us e para o jogo original.
O episódio 5 de The Last of Us terminou em um final explosivo com implicações significativas para a história geral do programa e Joel e Ellie, interpretados por Pedro Pascal e Bella Ramsey, respectivamente. O episódio 5 de The Last of Us continuou e posteriormente culminou com o enredo iniciado no episódio 4, com o conflito entre os Hunters e Henry, Sam, Joel e Ellie chegando ao auge. Após o suspense do episódio 4 de The Last of Us, mais se aprende sobre o passado de Henry e Sam enquanto os dois se unem a Joel e Ellie para escapar ilesos de Kansas City.
Ao fazer isso, muitos dos elementos do episódio 4 de The Last of Us foram pagos no episódio 5. Desde a revelação do que estava no subsolo no episódio 4 de The Last of Us no misterioso porão, até mais revelações em torno do rancor de Kathleen contra Lamar Johnson. Henry, o episódio 5 de The Last of Us concluiu satisfatoriamente este arco da história. Dito isto, aqui está tudo sobre o emocionante, mas comovente, final explicado do episódio 5 de The Last of Us.
The Last Of Us muda como Sam foi infectado
As cenas finais do episódio 5 de The Last of Us revelam que Sam (Keivonn Woodard) foi mordido por um infectado durante a sequência de ação climática do episódio. Isso segue a história do jogo original, no entanto, com algumas diferenças notáveis. No jogo Last of Us, Sam é mordido em uma sequência semelhante, logo após Joel tirar o atirador que prende Henry, Sam e Ellie. Como no episódio 5 de The Last of Us, o jogo mostra os Hunters – cuja líder Kathleen em The Last of Us, da HBO, é interpretada por Melanie Lynskey – alcançando suas presas, trazendo consigo a atenção de uma horda infectada que resulta em Sam sendo mordido.
Depois que isso acontece, o jogo retrata Sam como muito mais pessimista sobre a vida do que ele era, o que faz com que Ellie o deixe sozinho durante a noite. Na manhã seguinte, a infecção por Cordyceps tomou conta de Sam, e ele ataca Ellie, com Henry sendo forçado a atirar em seu próprio irmão. Embora muitos desses elementos sejam semelhantes, existem duas diferenças notáveis principais no retrato do episódio 5 de The Last of Us do trágico final de Sam. Uma delas é que Sam revela sua mordida para Ellie, algo que não está presente no jogo. A segunda é que Ellie, após a revelação de Sam, tenta curá-lo com seu sangue.
Por que Ellie escreveu “Sinto muito” sobre o túmulo de Sam no episódio 5 de The Last Of Us
A tentativa de cura de Sam por Ellie leva a uma cena comovente no final do episódio – que inverte a introdução de Sam e Henry no final do episódio 4 de The Last of Us através de sua saída da série – em que Ellie coloca a prancheta de Sam sobre seu túmulo lendo a mensagem “Sinto muito”. A razão para isso decorre do fato de que Ellie é imune em The Last of Us, e começa a mostrar a culpa do sobrevivente que Ellie sente com isso. No jogo original, Ellie não descobre sobre a mordida de Sam antes que ele se vire, o que significa que sua tentativa de curá-lo não está na história original.
Ellie tentando curar Sam na adaptação da HBO, em seguida, torna tudo ainda mais perturbador. Isso não apenas torna Ellie uma personagem muito mais simpática e mostra que ela realmente acredita que sua própria imunidade à infecção por Cordyceps de The Last of Us pode levar a uma cura, mas piora a eventual morte de Sam, já que a cura não funcionou. Isso torna o impacto emocional da morte de Sam no público muito maior, ao mesmo tempo em que promove o sentimento de culpa que Ellie sente como resultado de sua própria imunidade.
Baiacu explicado: qual é o novo tipo infectado do episódio 5 de The Last Of Us
A sequência em que Sam é inicialmente mordido faz uma das cenas mais emocionantes de The Last of Us, graças principalmente em parte à introdução de um novo tipo de infectado aterrorizante: um Baiacu. Baiacus são encontrados no jogo original, com The Last of Us da HBO tornando-os muito mais aterrorizantes, aumentando sua raridade. Tanto no programa quanto no jogo The Last of Us, os Baiacus são hospedeiros infectados que viveram com o fungo Cordyceps por entre 10 e 20 anos. Isso é conhecido como o quarto estágio da infecção depois que Runners, Stalkers e Clickers – do episódio 2 de The Last of Us – compõem os três anteriores.
Semelhante aos Clickers, cujo status de infecção prolongada vê o crescimento de fungos começando do lado de fora de sua cabeça, os Baiacus começam a cultivar placas fúngicas em todo o corpo. Isso os torna cada vez mais difíceis de matar, com as placas fúngicas agindo como uma forma de armadura, imunes a balas e outras armas. Os Baiacus também aumentaram a força, com ambos os atributos sendo destacados pela luta do Baiacu com Perry no episódio 5 de The Last of Us, depois que as balas deste último não afetaram a criatura antes de arrancar sua cabeça de seu corpo.
O significado por trás da morte de Kathleen no Episódio 5 de Last Of Us
Outro ponto da trama que The Last of Us episódio 5 concluiu foi o de Kathleen depois que ela alcançou Henry. Depois de fazer isso, Kathleen revela que sabe por que Henry transformou seu irmão em FEDRA. Apesar de saber que ele fez isso para salvar Sam da leucemia – uma mudança nos personagens de Henry e Sam do jogo The Last of Us – Kathleen se recusa a perdoar Henry. Ela afirma que talvez Sam devesse ter morrido, e o mundo não gira em torno dele simplesmente porque ele é uma criança. Ela também afirma que as crianças morrem o tempo todo neste mundo, antes de tentar matar Henry.
A horda infectada então a interrompe, o que resulta em caos até que ela e Henry se cruzam novamente enquanto o último tenta escapar com Sam, Ellie e Joel. Antes que Kathleen possa matar Henry, no entanto, ela é atacada por uma jovem que foi infectada e morta no processo. Isso fornece uma espécie de justiça poética para o final de Kathleen, com ela sendo morta por uma criança depois de afirmar que as crianças morrem regularmente e mostrando uma falta de empatia pela condição de Sam.
A morte de Henry reflete a história dele e de Joel
Assim como o episódio 3 de The Last of Us prenunciou a jornada de Joel através da carta de Bill, a morte de Henry por suicídio faz o mesmo. Depois que Henry atira no infectado Sam, o primeiro tira a própria vida, fazendo com que Joel e Ellie enterrem os irmãos. Esta morte reflete a história de Henry de duas maneiras principais. No início do episódio 5 de The Last of Us, Henry conversa com Joel sobre ser o cara mau, já que ele fez “coisas de cara mau”. Isso o afeta no final do episódio, quando ele pergunta repetidamente “O que eu fiz?” depois de atirar em Sam, refletindo como ele se considera o “cara mau”, apesar de fazer o que precisava para sobreviver.
Em segundo lugar, a morte de Henry por suicídio prova que os comentários anteriores de Kathleen estão certos, exemplificando que o mundo de Henry gira em torno de Sam. Além das maneiras pelas quais esse final reflete a história de Henry, ele também reflete Joel através de Ellie e Sarah. Eventualmente, Joel se tornará como Henry, pois seu mundo gira em torno de Ellie, como aconteceu com Sarah. Ele então fará o que for preciso para salvá-la, pois prefere morrer do que ficar sem ela.
Maiores mudanças nos videogames no Episódio 5 de The Last Of Us
Enquanto algumas grandes mudanças no enredo do jogo ocorreram no episódio 4 de The Last of Us, o episódio 5 também confirma algumas diferenças importantes. Uma delas é que Sam é surdo e foi previamente diagnosticado com leucemia. Outra diferença para a história de Henry e Sam é que eles viveram entre os Hunters no QZ de Kansas City em um ponto, em vez de simplesmente serem viajantes invasores como no jogo. Embora existam algumas pequenas diferenças, as outras grandes diferenças vêm nas sequências finais do episódio 5 de The Last of Us.
Assim como Bill de The Last of Us episódio 3 muda, The Last of Us episódio 5 emprega suas diferenças de jogo para melhor. Outro envolve a aparência do Bloater, que no jogo acontece nos túneis abaixo da cidade, em oposição ao bairro suburbano do show. As últimas grandes diferenças decorrem dos destinos de Sam e Henry. Sam contando a Ellie sobre sua mordida e Ellie tentando salvá-lo usando seu sangue são duas grandes diferenças que melhoram a sequência, assim como Ellie e Joel enterrando os dois irmãos. O jogo simplesmente corta para a próxima seção, o que significa que o episódio 5 de The Last of Us continua fazendo mudanças para melhor.
Novos episódios de The Last of Us são lançados todos os domingos na HBO.