Star Trek: Strange New Worlds é agora a série de cinema ou televisão de maior audiência na história da longa franquia de ficção científica, de acordo com o site agregador de críticas Rotten Tomatoes. Anunciado em 2020 como um spinoff de Star Trek: Discovery, o novo show centra-se no Capitão Christopher Pike (Anson Mount) e na tripulação da USS Enterprise cinco anos antes de Star Trek: The Original Series onde James T. Kirk comandaria a famosa nave. Strange New Worlds é a sexta e mais nova série após o rebranding da franquia Star Trek, de Alex Kurtzman, que começou em 2017 com a estreia de Star Trek: Discovery.
Originalmente criada em 1965 por Gene Roddenberry, a Série Original gerou oito programas de televisão live-action, três programas de televisão animados, treze filmes e muita discussão de outras mídias, como livros e videogames. Os projetos contam uma história contínua de que todos existem dentro do mesmo universo, incluindo os filmes produzidos por J.J. Abrams que geraram uma linha do tempo separada baseada na destruição do USS Kelvin e na morte do pai de Kirk. A franquia viu seus altos e baixos, mas com Strange New Worlds marcando a maior classificação do Rotten Tomatoes até agora, os fãs de Star Trek podem estar em uma das melhores entradas de Star Trek desde The Next Generation.
De acordo com as classificações mais recentes do site de críticas Rotten Tomatoes, Strange New Worlds conquistou uma pontuação máxima de 98% da franquia. Embora apenas um episódio da série tenha sido lançado até agora, os críticos basearam suas críticas nos cinco primeiros episódios da temporada. A classificação do programa é maior do que qualquer filme ou série de televisão em toda a franquia. A nova série fica logo acima do filme do reboot de Star Trek de 2009 de Abrams e da Star Trek: The Animated Series, que possuem uma classificação de 94% e selo Fresh. Star Trek V: The Final Frontier detém a classificação mais baixa de todos os tempos da franquia em 22%, enquanto Star Trek: Enterprise detém uma pontuação mais baixa de todos os tempos para a série de televisão com 55%.
Embora o novo esforço de Kurtzman para introduzir novos fãs em uma nova franquia star trek resultou em audiências relativamente altas por parte dos críticos, os fãs mais velhos não ficaram tão satisfeitos com os novos projetos. A outra série live-action atual de Star Trek, Discovery e Picard, ambos têm avaliações favoráveis dos críticos do Rotten Tomatoes de 86%, enquanto a audiência do programa é de 36% e 41%, respectivamente. A nova série tem sido fortemente criticada por se desviar da estrutura episódica de séries passadas, injetar um tom muito mais sombrio, e favorecer a ação e o melodrama sobre a consideração e debate que os programas pré-Kurtzman eram conhecidos. Strange New Worlds pretende trazer um clima mais leve para a franquia, juntamente com uma estrutura episódica, com cada episódio apresentando uma história independente. Após o primeiro episódio, a nova série tem uma audiência de 86%, um número que provavelmente irá flutuar para o restante da temporada.
Apesar dos fãs mais velhos se afastarem do novo sentimento de Star Trek, a CBS manteve sua fé com o produtor. A empresa renovou recentemente seu contrato com Kurtzman por mais cinco anos. Junto com o acordo, várias novas séries estão planejadas. Se Strange New Worlds episódio 1 é qualquer indicação do resto da temporada, o show está se configurando para ser uma dos melhores da franquia.