Depois de várias mudanças criativas, a Paramount anunciou oficialmente que está avançando com Star Trek 4. Matt Shakman foi definido como o diretor no ano passado, e o diretor de estúdio e franquia J.J. Abrams confirmou seu envolvimento na apresentação do ViacomCBS Investor Day. A Paramount também confirmou que começou as discussões com Chris Pine, Zachary Quinto e Zoe Saldaña (entre outros membros do elenco) para reprisar seus respectivos papéis, com produção prevista para começar ainda este ano.
O estúdio também está tentando trazer Karl Urban, John Cho e Simon Pegg para reprisar seus papéis como Dr. Bones, Sulu e Scotty, respectivamente. O público, é claro, reconhecerá Pine como o enigmático James T. Kirk ao lado do rápido Spock de Quinto. Saldaña retratou o papel da Tenente Uhura. Shakman está supervisionando um roteiro escrito por Josh Friedman (Snowpiercer) e Cameron Squires (WandaVision). Esses dois adaptaram um rascunho anterior que foi escrito por Lindsey Beer (Sierra Burgess é um Perdedor) e Geneva Robertson-Dworet (Capitã Marvel). Os detalhes da trama são escassos no momento, embora se espera que ele retome após os eventos do terceiro filme de Justin Lin, Star Trek Beyond.
Uma versão inicial de Star Trek 4 estava programada para reunir Pine com seu co-estrela de Star Trek de 2009 Chris Hemsworth, que interpretou seu pai. Isso, é claro, teria sido possível através de viagens no tempo, como George de Hemsworth sacrificou-se no início do filme para salvar seu filho. O próprio Hemsworth notou que ele achou esta edição do filme desanimadora, levando à sua eventual morte. Ninguém menos que Quentin Tarantino expressou interesse em desenvolver um filme de Star Trek, embora nunca tenha sido claro se teria continuado as aventuras deste elenco com Pine e Quinto. Noah Hawley (Legion) também manifestou potencial interesse em abordar este filme.
Um quarto filme de Star Trek era bastante inevitável, dada a recepção positiva de Star Trek Beyond. Os decepcionantes retornos de bilheteria são provavelmente o que fez essa sequência permanecer em desenvolvimento por tanto tempo, e os vários diretores em potencial certamente falam de alguns problemas criativos. No entanto, além de Missão: Impossível, Star Trek é uma das maiores franquias do estúdio, por isso não é surpresa que a Paramount nunca tenha desistido em sua busca pelo próximo filme.
Ainda não há data de lançamento para Star Trek 4.