Mayday Parker herdou os poderes fantásticos de seu pai, Peter Parker (mais conhecido como Homem-Aranha), e os usa como Spider-Girl, mas isso tecnicamente faz dela uma mutante? No universo da Marvel Comics, mutantes nascem com superpoderes, então pode-se pensar que Mayday se qualifica, tendo nascido com as mesmas habilidades semelhantes a aranhas que Peter Parker recebeu quando adolescente após uma picada de aranha radioativa. Fascinantemente, uma edição do Incrível Homem-Aranha aborda essa questão diretamente.
No universo marvel, a filha de Peter Parker e Mary Jane Watson foi morta pelo Duende Verde, em um dos ataques psicológicos mais perturbadores contra seu inimigo. Na continuidade alternativa do MC2 Marvel (Terra-982), Mayday sobrevive e eventualmente desenvolve superpoderes na adolescência. Como Spider-Girl, Mayday toma o lugar de Peter Parker após sua aposentadoria de sua carreira de super-herói (após uma grave lesão), mas o fato de que ela nasceu com suas habilidades, compreensivelmente, faria uma pergunta se ela é uma mutante ou um tipo de mutação como seu pai.
O universo marvel principal responde a esta pergunta na edição 415 de The Amazing Spider-Man, de Tom DeFalco e Mark Bagley. Enquanto Ben Reilly e Peter Parker lutam contra um gigantesco robô sentinela caçador de mutantes, ele detecta uma anomalia em Mary Jane Watson, que está grávida de Mayday. Enquanto o Sentinela nota que o embrião não é o de um humano normal, ele não o declara um mutante e, portanto, não ataca Mary Jane.
Inúmeros seres do universo Marvel Comics nascem com superpoderes, e, sem surpresa, nem todos compartilham a mesma origem para suas habilidades. O que separa mutantes de outros seres humanos que nascem com habilidades sobre-humanas é um gene específico chamado “X-gene”. Embora os poderes mutantes variem muito de pessoa para pessoa, o gene X é um dos poucos traços consistentes, e é provável o que o Sentinela em The Amazing Spider-Man estava escaneando para detectar a anomalia em Mary Jane.
Então, Spider-Girl nasce com seus superpoderes, mas ela não tem o gene X, colocando-a em uma área cinzenta onde ela não é uma humana, mas não uma mutante típica também. O editor da Marvel, Tom Brevoort, também abordou essa pergunta de um fã nas redes sociais, confirmando ainda que, embora não seja um humano comum, Mayday também não é um mutante. A melhor maneira de descrever a Spider-Girl é que ela é uma mutação, cujos poderes vêm de seu pai, o Homem-Aranha, em vez do gene mutante, o X-gene.