O anúncio da Microsoft de que eles estariam adquirindo a indústria titã Activision-Blizzard há menos de duas semanas enviou ondas de choque pelo mundo dos jogos, ondas que serão sentidas por muito tempo. Para não ficar para trás, a Sony tem feito seus movimentos para adquirir um estúdio, mas não qualquer estúdio, um estúdio que muitos fãs verão como sinônimo de Xbox. A Sony anunciou que está comprando a série Destiny e a desenvolvedora original de Halo, Bungie por US$ 3,6 bilhões.
O novo relatório vem de Jason Schreier da Bloomberg. Primeiro a contar a história no Twitter, Schreier aponta como tanto a Sony quanto a Bungie mantiveram a compra iminente em segredo. A Bungie também fez o anúncio em um post no blog em seu site oficial. O presidente e CEO da Bungie, Pete Parsons, diz que a empresa está encarregada de seu próprio destino (algum jogo de palavras atrevido) e acrescenta que hoje marca o início da “jornada da Bungie para se tornar uma empresa global de entretenimento multi-mídia”:
Desde que decolou em 1991, a Bungie sempre traçou o futuro com nosso próprio mapa estelar – um caminho que é conduzido por nosso pessoal e por nossa comunidade. Continuamos essa jornada com novos mundos em desenvolvimento e mal podemos esperar para compartilhá-los com você… Com a SIE, o potencial de nossos universos é ilimitado. Nossos futuros jogos darão passos ousados em espaços inexplorados para a Bungie, continuarão a ultrapassar os limites do que é possível e sempre serão construídos com base na criação de amizades e memórias significativas e duradouras.
Gamesindusty.biz também está relatando que a Sony está permitindo que a Bungie continue sendo um “estúdio multiplataforma” que pode “auto-publicar e alcançar os jogadores onde eles escolherem jogar”. Após a compra, a Bungie será “uma subsidiária independente” da Sony Interactive Entertainment com um conselho de diretores composto por Parsons e o resto da equipe de gerenciamento atualmente no estúdio. Em uma declaração do presidente e CEO da SIE, Jim Ryan, também fornecida pela Gameindustry:
Este é um passo importante em nossa estratégia para expandir o alcance do PlayStation para um público muito maior. Entendemos o quão vital a comunidade de Bungie é para o estúdio e esperamos apoiá-los à medida que permanecem independentes e continuam a crescer. Como bungie, nossa comunidade é essencial para o DNA do PlayStation, e nossa paixão compartilhada pelo jogador e construir o melhor lugar para jogar agora evoluirá ainda mais.
A Bungie atualmente trabalha na franquia de serviço ao vivo Destiny, que foi feita durante o acordo com a Activision. O estúdio se separou da Activision e se tornou independente em janeiro de 2019, pela segunda vez depois de deixar a Microsoft em 2007. Embora o estúdio não trabalhe mais na franquia, a Bungie também está por trás da franquia Halo, tendo criado a trilogia original bem como Halo: Reach e Halo 3: ODST. Agora, eles são de propriedade do maior rival do Xbox. No entanto, é justo, já que a aquisição da Activision-Blizzard colocou os ícones do PlayStation Crash Bandicoot e Spyro the Dragon sob o guarda-chuva do Xbox. Que linha do tempo para estar.