Sobreviventes ou Outlast é uma série de sobrevivência em grupo; ele pega 16 pessoas comuns, as divide em equipes e diz que a última equipe sobrevivente vence. Mas ele pega esse formato e itera nele, dando-lhe um toque único. A única regra é que não há regras (bem, algumas regras mínimas).
Isso libera os competidores para tentar ganhar por qualquer meio necessário, e é claro, eles fazem. Isso parece ter criado uma reação nas mídias sociais, com as pessoas chamando as táticas antiéticas e, infelizmente, lançando hate em alguns dos concorrentes. As pessoas também alegaram que a série é falsa, dizendo que a coisa toda foi roteirizada. Mas será que isso é verdade?
Quais são as regras de Sobreviventes na Netflix?
À primeira vista, Sobreviventes parece muito semelhante a muitos outros jogos de sobrevivência, abrindo de forma semelhante a Survivor, dividindo as pessoas em equipes nas quais elas trabalham juntas. Mas Sobreviventes faz uma mudança maciça na fórmula de outra forma obsoleta, e faz isso através de uma subtração engenhosa.
Existem apenas algumas regras limitadas em Sobreviventes. Para ganhar o prêmio de um milhão de dólares, um jogador deve fazer parte de uma equipe. A única maneira de sair do jogo para os jogadores é desistir. Os jogadores devem fazer parte de uma equipe em todos os momentos, e eles podem mudar de equipe a qualquer momento que quiserem, desde que a equipe para a qual eles estão mudando os aceite. Também não há limite de tempo para quanto tempo o jogo pode durar, mas os produtores fizeram os competidores subirem para a recompensa no final para evitar que o jogo continuasse por anos. Ainda é um programa de TV, afinal.
Mas é isso. Nenhuma regra está dizendo o que um jogador pode ou não fazer com outra equipe, uma reviravolta que inevitavelmente resulta em um pesadelo do Senhor das Moscas. Os jogadores recorrem a táticas dissimuladas, como roubar, queimar seu acampamento para impedir que outros o usem e tratar outros competidores como sujeira para vencer.
Sobreviventes na Netflix é real ou falso?
Sobreviventes gerou muita indignação nas mídias sociais, com pessoas criticando as táticas imorais mostradas. Algumas pessoas chegaram ao ponto de acusar a série de falsa e de ter um roteiro. Isso provavelmente é improvável, pois enquanto as pessoas enviadas para o deserto não têm habilidades de sobrevivência, ainda é possível que as constantes sobrevivam com bastante desenvoltura e estejam preparadas. E foi exatamente isso que o produtor executivo Grant Kahler explicou em entrevista à Netflix Tudum.
“Sempre que faço um reconhecimento, encontro-me com especialistas locais, caçadores locais e sobreviventes.” Kahler diz. “Muitas vezes, levo especialistas em sobrevivência que passaram pelo treinamento militar SERE (Sobrevivência, Evasão, Resistência e Fuga). Saímos e avaliamos a área; tipo, tem mexilhão aqui, tem salmão nesses meses, tem esse tipo de veado, peixe ou caranguejo. [Perguntamos] que tipo de madeira existe? Há madeira morta suficiente para queimar? Se você não escolher o lugar certo, os competidores vão acabar ficando sem nada.”
Um programa como esse seria um desafio para o roteiro, pois o ambiente em que os competidores estão é altamente imprevisível. Duas pessoas tiveram que sair por causa de emergências médicas, o que é improvável que tenha sido planejado.
Sobreviventes é roteirizado?
Alguns fãs apontaram as várias maneiras que eles acham que Sobreviventes foi encenado. No Reddit, os usuários expressaram seus motivos para isso, dizendo que o programa era “Definitivamente roteirizado. Quando eles estão procurando o cara que roubou os sacos de dormir, há toda uma equipe de filmagem com ele e eles passam direto. Desapontamento. Poderia ter sido tão bom quanto Alone”, disse um usuário. Outro usuário disse: “O cara nada em um rio gelado de cueca e nem treme quando sai. Olhe para a lenha deles. Cortes retos feitos por uma serra elétrica. A madeira naquela área seria muito molhada para queimar. Tudo o que conseguiam era muita fumaça.”
Uma das concorrentes, Jill Ashlock, parece sugerir que o programa foi roteirizado. Em postagens do Instagram respondendo à reação extrema que suas táticas usaram no programa, Ashlock sugere que o programa era falso.
“Todos vocês tiveram a oportunidade de ver algo que foi completamente construído e se elevar. Deu a você apenas o suficiente para que, se seu coração estivesse no lugar certo, não houvesse como você errar ”,
disse Ashlock em um post, sugerindo que a Netflix poderia ter feito uma edição ruim a ela. Em um post anterior, ela acusou a Netflix de contar a quantidade de peixes que o Team Alpha pescou errado. O programa diz que eles pegaram três, mas um post no Instagram de Ashlock afirma que eles pegaram oito.