Godzilla mudou muitas vezes ao longo das décadas, evoluindo de uma metáfora aterrorizante para destruição atômica a um protetor heroico da Terra, e mais recentemente tem sido o rosto da franquia do Monsterverse, mas a versão mais drasticamente diferente – e aterrorizante – do clássico kaiju foi Shin Godzilla. Lançado em 2016, Shin Godzilla apresentou ao público uma nova versão do Rei dos Monstros que parecia e agiu completamente afastado do que eles esperavam de Godzilla, e inaugurou uma nova era de histórias experimentais para o monstro clássico, como o recente Godzilla Singular Point na Netflix.
Enquanto os reboots anteriores de Godzilla no Japão sempre mantiveram o clássico Gojira de 1954 como um ponto, Shin Godzilla foi o primeiro reboot de Toho a começar do zero e apresentar ao público um mundo que nunca havia sido visto em Godzilla antes. Neste filme, Godzilla é um rolo compressor irracional, causando destruição total por onde passa, e é um organismo em constante evolução que passa por várias mudanças ao longo do filme – cada uma mais refinada e assustadora do que a anterior.
O Design de Shin Godzilla Assusta
Quando o kaiju titular é introduzido pela primeira vez em Shin Godzilla, é quase irreconhecível pelo público de Godzilla que passou a conhecer e amar, com olhos gigantescos e pequenos braços, agitando-os sobre seu estômago enquanto rasteja para fora da Baía de Tóquio. Este primeiro olhar chocante dá o tom para o resto do filme, dizendo ao público que este Godzilla será como nenhuma versão anterior. Mais tarde, ele evolui para uma ameaça mais vertical e maior e, finalmente, para a forma gigantesca que mais se assemelha ao design clássico de Godzilla, exceto com grandes dentes em forma de agulha, músculos expostos, uma cauda alongada e um preto e vermelho infernal carbonizado em sua coloração. Os olhos de Shin Godzilla são sua característica mais inquietante, que vão desde olhos grandes como insetos até olhos pequenos, redondos e vazios.
No final do filme, Shin Godzilla é interrompido pelos personagens humanos, que usam um agente coagulante para congelá-lo, mas a cena final tem implicações aterrorizantes. Monstros humanóides congelados são mostrados emergindo da cauda de Shin Godzilla, sugerindo que a criatura estava se reproduzindo assexuadamente ou se dividindo em versões menores de si mesma como parte de sua próxima evolução.
A Destruição De Shin Godzilla É Devastadora
Ao contrário de outras iterações de Godzilla, Shin Godzilla parece não ter personalidade externa e simplesmente destrói tudo em seu caminho. Não só nivela grandes áreas de Tóquio, mas também mata vários dos principais funcionários do governo japonês enquanto tentam fugir da cidade em chamas. Shin Godzilla tem a assinatura da respiração atômica que passou a ser associada com o monstro, mas é muito mais poderoso e devastador do que nos filmes anteriores e faz com que a maior parte da cidade ao redor de Godzilla seja atingida por um incêndio nuclear.
As capacidades destrutivas de Shin Godzilla são comparadas apenas por sua quase invulnerabilidade, já que leva mais de 16.000 cartuchos de munição, tanques e explosões de mísseis, bem como bombas, todas elas não têm efeito sobre ele. A única vez que o monstro se machuca por um ataque é quando os EUA lançam bombas MOP II sobre ele, mas então Shin Godzilla se recupera rapidamente e desenvolve a capacidade de explodir usando feixes de energia devastadores através de suas placas dorsais. Este novo mecanismo de defesa não apenas evita que Godzilla seja atacado de cima, mas também causa ainda mais destruição à cidade, pois elimina os bombardeiros que o atacam.
Embora Shin Godzilla seja definitivamente a versão mais assustadora e destrutiva do kaiju até agora, o que é ainda mais assustador é o subtexto do mundo real do filme. Enquanto o Gojira original era sobre ataques nucleares, Shin Godzilla é uma metáfora para o desastre nuclear de Fukushima Daiichi de 2011 e o terremoto de Tohoku e o subsequente tsunami. Isso mostra como o governo japonês estava despreparado para essas tragédias que mataram mais de 19.000 pessoas. As cenas de morte e destruição em Shin Godzilla são justapostas a cenas de políticos em salas de diretorias lidando com a burocracia em vez de resolver o problema. No final do filme, Godzilla é interrompido por um grupo de pessoas agindo e trabalhando juntas em meio a uma crise, embora a assombrosa cena final indique que um dia Shin Godzilla poderia retornar de uma forma ainda mais assustadora.
ASSISTA AO TRAILER DE SHIN GODZILA
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=iUaoMe7QPVg[/embedyt]
2 Comentários
Pingback: V/H/S94: Equipe da SWAT descobre culto sinistro em novo trailer | Geeklando
Pingback: Todos os filmes do Godzilla, classificados do pior ao melhor | Geeklando