ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS PARA O FINAL DE SHAZAM! FÚRIA DOS DEUSES
O filme original do Shazam foi lançado em abril de 2019. Recebeu críticas positivas por seu tom alegre e senso de diversão e foi um sucesso de bilheteria com US $ 366 milhões em todo o mundo contra um orçamento de US $ 100 milhões. A sequência segue Billy e seus irmãos, coletivamente conhecidos como a família Shazam, em sua próxima aventura enquanto enfrentam as Filhas de Atlas, que querem roubar os poderes de Billy e seus irmãos e ameaçar o mundo inteiro enquanto isso.
Qual é a história de Shazam! Fúria dos Deuses?
O filme começa com duas filhas de Atlas, Hespera e Kalypso, que roubam o bastão do Mago que deu a Billy Batson e seu irmão os poderes de Shazam antes de Billy quebrar o cajado para que o Dr. Sivana, o vilão do filme original, não possa usá-lo para roubar o poder dele. Os motivos de Hespera e Kalypso residem no fato de que eles querem tomar poderes de Billy e dos outros e reconstruir o mundo dos deuses plantando uma árvore com maçãs douradas do Jardim das Hespérides.
Enquanto isso, a família Shazam ainda está tentando fazer o seu melhor para proteger sua cidade, enquanto as notícias os chamam de “o Fiasco da Filadélfia”. Billy está tentando impor a regra “todos ou ninguém” para garantir que toda a família trabalhe junta, enquanto Freddy gosta de sair e fazer seu super-herói sozinho. Um dia, na escola, Freddy conhece uma nova colega de classe Anne, a quem ele tenta impressionar dizendo-lhe que conhece o super-herói local. Uma vez que Freddy aparece na frente de Anne em sua forma de super-herói, descobrirá que Anne é na verdade Anthea, a terceira filha de Atlas.
Hespera e Kalypso chegam e usam o cajado, que foi reparado pelo Mago Shazam, que está trancado em suas masmorras, para tirar os poderes de Freddy. Como Billy e o resto da família estão vindo para seu resgate, as filhas sequestram Freddy e o levam para a mesma masmorra com o Mago, enquanto Hespera cria uma cúpula mágica para garantir que ninguém possa deixar a cidade, agora até mesmo Billy em sua forma Shazam.
Kalypso usa seus poderes em Freddy para descobrir quem são os outros campeões que podem se transformar em super-heróis, e Hespera joga ele e o Mago em um poço com um dragão chamado Ladon. Anthea salva Freddy e o Mago do dragão e os ajuda a escapar. Enquanto isso, Billy liga para Hespera para negociar o retorno seguro de Freddy. A família monta a emboscada, e eles conseguem pegar Hespera e levá-la para a Rocha da Eternidade, mas apenas porque ela os deixou. Hespera escapa, mas agora antes de pegar a maçã dourada que pode ser usada para plantar uma nova árvore.
Hespera e Anthea querem plantar a árvore para reconstruir o reino dos deuses, mas Kalypso quer fazê-lo no reino dos homens, o que destruiria o mundo inteiro. A família Shazam chega usando uma das portas da Rocha da Eternidade; eles pegam a maçã dourada e correm pelas portas de volta para sua casa, onde sua mãe e pai adotivos aprendem sobre a vida de super-heróis de seus filhos adotivos. Kalypso voa em Ladon para o mundo dos homens, destruindo o telhado da casa, e usa o bastão para roubar poderes de todos, exceto Billy.
Kalypso pega de volta a maçã dourada e a planta no meio do estádio. As raízes da árvore se espalharam por toda a cidade, e muitas criaturas mitológicas sombrias estão começando a sair das raízes, ameaçando as pessoas. Vendo que Kalypso só quer destruir a humanidade, Hespera e Anthea tentam detê-la, por Kalypso ordena Ladon para esfaquear Hespera com sua cauda, e ela usa o bastão para roubar poderes de Anthea, transformando-a em uma mulher comum.
Enquanto Kalypso está atacando a cidade, Billy chega a Hespera morrendo e pede ajuda. Billy ataca Kalypso e consegue retomar o cajado, após o que Hespera encolhe a cúpula ao redor da cidade tão pequena que apenas Billy, Kalypso e a árvore são deixados dentro. Billy usa seus poderes para absorvê-los no cajado, e depois de esfaquear o dragão com o cajado, ele grita Shazam uma última vez, erradicando tudo o que está dentro da cúpula, e Hespera morre, chamando Billy de um verdadeiro deus enquanto assiste ao seu ato heroico.
Shazam! Fúria dos Deuses Final Explicado
A família encontra Billy, que se sacrificou, e eles o enterram no lugar dos deuses. Wizard diz que o poder do cajado só pode ser restaurado pelo deus, e não há mais deuses. Nesse momento, Diana Prince/Mulher-Maravilha aparece e usa a equipe para trazer Billy de volta à vida e restaurar os poderes de Anthea. A equipe é usada novamente para que todos os irmãos de Billy possam recuperar seus poderes, e Anthea decide dizer no mundo dos homens, tornando-se namorada de Freddy.
O filme termina com a família de volta à sua casa, que agora está em reconstrução. Enquanto eles estão se preparando para uma refeição, uma campainha toca. Billy abre uma porta, e eles vêem um Mago Shazam raspado vestindo roupas casuais enquanto ele está pronto para viajar pelo mundo e conhecer o nosso mundo. Antes de sair, Billy pergunta qual é o nome de seu super-herói, e Wizard diz que é “Shazam”, o que era óbvio o tempo todo. Mas ainda assim, Freddy diz brincando que eles ainda podem encontrar um nome melhor do que esse. E é aí que o filme termina.
Este filme certamente levou a história de Shazam a um nível totalmente novo, que é o que a sequência sempre deve fazer. Enquanto a história deste filme está devidamente terminada, o final ainda está nos dizendo que poderia haver outra sequência. Em circunstâncias normais, diríamos que o terceiro filme seria uma coisa certa, especialmente devido às cenas pós-crédito. No entanto, com o DCEU em seu final e o DCU assumindo o novo universo cinematográfico dos personagens da DC, não se sabe quais planos os atuais CEOs da DC Studios, James Gunn e Peter Safran.
Gunn anunciou recentemente os primeiros projetos que serão ambientados no DCU, e enquanto alguns atores do DCEU continuarão a desempenhar seus papéis no DCU, alguns papéis importantes, como Batman e Superman, serão reformulados. Não se sabe se Gunn tem planos para Shazam em seu DCEU, mas se Fury of the Gods alcançar um resultado satisfatório de bilheteria, podemos não dizer adeus a Shazam ainda.
Este filme também contou com uma participação especial da Mulher-Maravilha, interpretada por Gal Gadot. Gadot também é um dos atores que esteve nas boas graças do DCEU, mas seu futuro como Mulher-Maravilha também permanece desconhecido. Seu terceiro filme solo foi cancelado, mas isso não significa que ela realmente terminou de interpretar o papel (como vimos neste filme também).
Shazam! Fúria dos Deuses continua a história de Billy Batson e sua família de uma forma muito satisfatória e depois deste filme, não podemos fazer nada além de querer mais do Shazam de Zachary Levi e Asher Angel. Nós realmente esperamos que a família Shazam encontre o caminho para o DCEU de Gunn. Afinal, a esposa de Gunn, Jennifer Holland, reprisou o papel de Emilia Harcourt na cena do meio dos créditos, então vamos esperar que Gunn queira manter Shazam na lista da DCU.