Quando um novo filme quebra recordes de bilheteria, é quando os fãs sabem que estão em um deleite com algo especial. Esse certamente foi o caso de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. O filme recebeu elogios da maioria dos fãs e críticos, e tem gerado muito dinheiro também.
Mas muitos cinéfilos provavelmente não estão tão familiarizados com os primeiros dias de Shang-Chi na Marvel Comics e o quanto ele mudou desde que estreou em 1973. O Mestre do Kung Fu ainda é um dos melhores lutadores de qualquer universo de quadrinhos, mas ele definitivamente não é o mesmo como nos velhos tempos.
10 – Seu Visual Mudou Muito
A coisa mais óbvia que mudou em Shang-Chi ao longo dos anos é sua aparência. Quando ele começou, ele definitivamente tinha uma aparência que as pessoas considerariam estereotipado na indústria do entretenimento daquela época.
De seu cabelo às roupas e ao fato de que ele frequentemente não usava uma camisa, Shang-Chi parecia um personagem saído de um filme B. Hoje em dia, sua aparência e estilo são mais próprios e mais representativos do calibre de herói que ele realmente é.
9 – Fu Manchu Desapareceu.
Bem como no filme, Shang-Chi foi treinado por seu poderoso pai para ser uma máquina de matar implacável. E em sua primeira missão, Shang-Chi fugiu e fez suas próprias coisas. Mas nos quadrinhos, ele se opôs diretamente ao pai desde o primeiro dia e se tornou seu maior inimigo.
Nos quadrinhos, o pai de Shang-Chi era Fu Manchu, um personagem polêmico de livros e filmes anteriores a sua aparição na Marvel Comics. Felizmente, ele ficou em segundo plano ao longo dos anos, pois não seria aceitável nos dias de hoje, nem deveria ser.
8 – Ele Não É Mais Um Espião.
Depois de deixar a influência de seu pai para trás, Shang-Chi se tornou um mestre da espionagem e também do kung fu. Na maioria dos casos, ele praticava esse ofício como parte de várias tentativas de derrubar seu pai maligno. Mas também o colocou em contato com outros heróis como o Punho de Ferro.
Hoje em dia, Shang-Chi é um herói puro e simples e deixou para trás a vida de ser um homem misterioso internacional. Na verdade, foi uma grande mudança, que acabou levando-o à vanguarda da lista da Marvel.
7 – Ele Começou A Treinar Outros Heróis
O nível de habilidade que Shang-Chi possui é incrível. Ele tem treinado quase desde o dia em que nasceu para ser uma das pessoas mais perigosas da Terra. As habilidades de Shang-Chi em combate corpo a corpo são virtualmente incomparáveis.
Ele chegou a um ponto em que está treinando outros heróis para serem melhores lutadores. Quando o Homem-Aranha perdeu seu sentido aranha, uma parte essencial de seu estilo de luta, Shang-Chi o treinou para lutar sem ele. Isso tornou o Homem-Aranha ainda mais perigoso a longo prazo.
6 – Ele Foi A Fênix Por Um Minuto
Houve muito tempo em que a Força Fênix era associada apenas a Jean Grey. Esta entidade cósmica foi atraída por ela, abençoando a poderosa Mutante com habilidades além de sua imaginação.
Mas hoje em dia, a Força Fênix muda de parceiro com bastante frequência. Ver Shang-Chi com aquele nível de poder foi chocante, para dizer o mínimo, mas ele o usou bem.
5 – Ele Se Juntou Aos Vingadores
Quando Shang-Chi começou, ele estava praticamente sozinho em sua batalha contra seu pai. Ele teve o apoio doa MI6, que se revelou fundamental naquela época. Mas as interações com o resto dos heróis da Marvel foram poucas e raras.
As coisas mudaram drasticamente. Shang-Chi é agora um membro regular da lista dos Vingadores, o que o torna parte de algumas missões recentes. Fazer parte da equipe de alto nível da Marvel é exatamente o lugar onde um herói da habilidade de Shang-Chi pertence.
4 – Ele Frequentemente Se Juntava Ao Capitão América
Chegou um momento em que Shang-Chi finalmente começou a interagir com o resto dos heróis da Marvel. Naqueles primeiros dias, ele se juntou ao já mencionado Punho de Ferro, bem como a outros heróis semelhantes, como o Demolidor.
Mas um dos laços modernos mais interessantes que ele formou foi com o Capitão América. A conexão que eles formaram provou ser importante para ambos. Tudo se resume a ambos serem homens de honra e ter um forte respeito mútuo um pelo outro.
3 – Ele Se Tornou Parte Das Batalhas Galácticas
As primeiras guerras de Shang-Chi foram principalmente contra seu pai e seu império criminoso. Com o passar do tempo, ele foi atraído para outros aspectos da Marvel Comics. Em certo momento, Demolidor realmente o trouxe como parte de uma equipe para ajudar a caçar o Justiceiro. Juntar-se aos Vingadores colocou Shang-Chi em alguns confrontos maciços com implicações galácticas.
2 – Ele Superou Suas Origens Racistas
Muito dos primeiros dias de Shang-Chi foram abertamente racistas. Na época de sua estreia, isso não era visto como o caso. A forma como ele foi retratado não era anormal na mídia, pois muitos personagens de ascendência asiática eram retratados de forma mínima e estereotipadas naquela época.
Foi por isso que tantos aspectos das origens de Shang-Chi, como seu pai, foram alterados para o filme. Esses mesmos aspectos foram deixados no passado e raramente aparecem em suas aparições modernas em quadrinhos.
1 – Shang-Chi É Agora Um Personagem Da Lista A
Depois de fazer sua estreia na década de 1970, Shang-Chi foi, na melhor das hipóteses, um personagem B na Marvel Comics. Enquanto ele tinha seus fãs, ele certamente não estava no alto escalão dos quadrinhos. As coisas pioraram à medida que ele foi ficando cada vez mais distante e raramente era usado por muito tempo.
O moderno Shang-Chi é definitivamente um herói da Marvel. Ele tem muitos fãs e tem sido uma grande parte de algumas histórias incríveis. Seu crescimento nos últimos 10 a 15 anos tem sido absolutamente fenomenal e merecido, a prova disso é o sucesso que o atual filme está fazendo em todo o mundo.