Já se passaram 10 anos desde que a rede Starz encerrou pela primeira vez sua popular série Spartacus, e agora o showrunner original Steven S. DeKnight está pronto para retornar para comandar um novo revival. Inspirado no conto histórico do gladiador trácio que liderou uma revolta de escravos, a primeira temporada da série, Spartacus: Blood and Sand, estrelou o falecido Andy Whitfield como o guerreiro titular. No entanto, após a 1ª temporada, Whitfield foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, então os produtores reformularam seus planos para a 2ª temporada em uma minissérie prequela intitulada Spartacus: Gods of the Arena. O papel de Spartacus acabou sendo reformulado com Liam McIntyre, que viria a liderar as próximas duas temporadas da série, Spartacus: Vengeance e Spartacus: War of the Damned.
Enquanto o final de 2013 de Spartacus: War of the Damned finalmente viu o personagem de McIntyre encontrar seu destino, parece que Starz ainda não terminou com a franquia.
True. https://t.co/xwCt6MLLzI
— Steven DeKnight (@stevendeknight) February 9, 2023
Em um anúncio recente da rede (via The Wrap), foi revelado que DeKnight estará retornando para liderar o renascimento de seu drama histórico de sucesso. O logline oficial da nova temporada sugere que ele vai pegar após a derrota de Espártaco e seu exército rebelde, e “retratar um novo conto de traição, engano e sangue se desdobrando sob a sombra de mau presságio de Roma”.
Como Espartacus pode continuar
Enquanto o Spartacus: Blood and Sand original mapeou a ascensão do personagem-título à fama como um gladiador sob a casa de Quintus Lentulus Batiatus, a trajetória da história de seu personagem era clara para qualquer pessoa familiarizada com a história da vida real. Depois de libertar os escravos e gladiadores da casa de Batiato, Espártaco começaria a reunir um exército sob sua bandeira e causar medo no coração da República Romana. Isso culminaria em uma batalha contra o general romano Marco Licínio Crasso durante os eventos da temporada final.
Embora a história diga que o corpo de Espártaco nunca foi recuperado após a derrota de suas forças, o episódio final de Espartacus: Guerra dos Condenados derramou água fria sobre as esperanças de que seu personagem pudesse sobreviver. Durante o confronto climático com Crassus, o Spartacus de McIntyre foi atacado por um soldado por trás. Com esse final em mente, isso sugeriria que o que quer que DeKnight tenha planejado, provavelmente não envolverá trazer Espártaco de volta dos mortos.
Dada a premissa do novo Spartacus, é provavelmente muito mais provável que ele apresente o retorno de alguns rostos familiares, como Julius Ceasar, de Todd Lasance. Uma temporada focada na conquista da Gália por Ceasar e eventual ascensão à sede do Imperador poderia potencialmente fornecer a DeKnight muita forragem de história madura. Os impactos duradouros da fracassada rebelião de escravos de Espártaco também poderiam aparecer fortemente em tal conto. Seja como for, será interessante ver o que Starz tem reservado para o retorno de Spartacus.