Embora a Nvidia e a AMD tenham lutado por muitos anos sobre quem é a empresa de placa de vídeo superior, geralmente é a primeira que é considerada o chefe do mundo das GPUs. No entanto, com a Intel anunciando sua gama de produtos Arc, com a primeira iteração prevista para o primeiro ou segundo trimestre do ano que vem, os outros dois gigantes da tecnologia têm um novo rival com que se preocupar. Com isso, a Nvidia tem procurado liberar uma série de hardwares, bem a tempo dos recém-chegados e suas chegadas inaugurais. No entanto, parece que alguns desses produtos tiveram suas datas de lançamento adiadas.
De acordo com um relatório recente, a Nvidia teve que atrasar o lançamento da próxima RTX 3070 Ti 16 GB, bem como do RTX 3080 12 GB. O anúncio de ambos pela empresa deveria ocorrer dentro de alguns dias, no dia 17 de dezembro, mas parece que não é mais o caso. Não parece haver qualquer indicação de quando essas duas GPUs serão eventualmente anunciadas e lançadas, mas é possível que a equipe que dá sinal verde esteja esperando para ver como a próxima placa “Alchemist” da Intel se sairá.
Especula-se que o motivo do atraso seja devido à escassez contínua, na qual os sócios do conselho estão encontrando dificuldades para adquirir componentes para realmente fazer o hardware. Isso é algo que vem assolando a indústria há cerca de um ano, e com o próprio CEO da Intel dizendo que a escassez pode continuar até 2023, não parece que haverá um fim para o déficit tão cedo. Embora isso seja frustrante para os fabricantes e os grandes conglomerados, é ainda mais irritante para os clientes que estão lutando para obter novos hardwares de jogo, a menos que eles estejam dispostos a pagar muito acima do valor de mercado.
Esta não é a primeira vez que placas gráficas da multinacional com sede na Califórnia são retiradas do lançamento. Foi anunciado recentemente que a Nvidia havia cancelado a ‘Founders Edition’ da RTX 2060. A história diz que a GPU foi listada por engano e foi rapidamente retirada. Embora a variante FE da placa não esteja chegando, as versões de parceiros da 2060 não foram canceladas, embora os varejistas tenham relatado estoques insuficientes.
No entanto, apesar do atraso, parece que a Nvidia ainda estará lançando o RTX 3090 Ti no prazo, de acordo com a fonte, e é esperado em 27 de janeiro. Apesar da 3070 Ti 16 GB e 3080 12 GB sendo adiadas, há ainda todas as chances de que a Nvidia será capaz de fazer muito barulho em 2022, mesmo que esteja com um pouco de medo da Intel agora.