O diretor de Resident Evil: Welcome To Raccoon City, Johannes Roberts, promete que o reboot captura a essência dos personagens do jogo adequadamente. O novo filme de Resident Evil, anunciado como uma história de origem para os jogos da Capcom nos quais se baseia, apresenta os personagens favoritos dos fãs Clair Redfield (Kaya Scodelario), Chris Redfield (Robbie Amell), Jill Valentine (Hannah John-Kamen), Albert Wesker (Tom Hopper), Leon S. Kennedy (Avan Jogia) e William Birkin (Neal McDonough).
Resident Evil: Welcome to Raccoon City retratará a queda da Raccoon City, uma comunidade outrora próspera que se tornou o marco zero para o surto do mortal T-Virus. Embora compartilhe o mesmo material de origem, Welcome to Raccoon City não está conectado aos filmes anteriores de Resident Evil estrelados por Milla Jovovich. Os filmes de Jovovich de Resident Evil geralmente não eram bem recebidos pelos críticos e focavam quase que inteiramente em Alice; um novo personagem criado apenas para os filmes. Muitos fãs criticaram os filmes por se distanciarem muito do material original.
Em uma nova entrevista para a IGN, Roberts discutiu seu próximo filme, particularmente sua abordagem para escalar e fazer justiça aos personagens favoritos dos fãs. Ele sugere que seu filme retratará personagens clássicos de Resident Evil de forma diferente dos filmes anteriores e expressa seu desejo de criar personagens mais completos e verossímeis que impactem significativamente a história.
“A diferença com este filme em oposição aos filmes anteriores é que é um conjunto onde cada um dos personagens principais carrega enorme importância para a narrativa. Eles não são apenas personagens cosplay que têm o cabelo exato e o figurino dos personagens. Foi extremamente importante com todo o processo de casting encontrar pessoas que incorporassem o espírito e a energia dos personagens que eu queria retratar.”
Os filmes originais de Resident Evil tendem a priorizar a ação sobre o personagem, algo que Roberts parece ansioso para mudar para Resident Evil: Welcome to Raccoon City. Embora o visual dos personagens ainda seja crítico, é evidente que Roberts deu maior ênfase à construção de personagens complexos e emocionalmente ressonantes com sua visão sobre a franquia (além de torná-la mais assustadora). Ele continuou dizendo:
Eu acho que muitas vezes nas adaptações de jogos uma das grandes falhas pode ser apenas lançar alguém para se parecer visualmente com os personagens… mas não realmente tentando dar ao público a coisa que um filme faz melhor do que um jogo – que é criar um personagem tridimensional com o qual você possa realmente se conectar e acreditar.
O fenômeno que Roberts menciona, onde personagens em filmes de videogame se sentem mais como cosplays do que personagens tridimensionais totalmente desenvolvidos, tem atormentado inúmeras adaptações de filmes de videogame no passado, não apenas os filmes de Milla Jovovich em Resident Evil. Filmes mal recebidos como Prince Of Persia: Sands Of Time, Hitman, Hitman: Agent 47, Doom, Warcraft, Max Payne, Mortal Kombat (1995), e muitos outros também têm lutado para criar personagens genuinamente interessantes que ambos fazem justiça ao material fonte, enquanto ainda oferecem ao público que vai ao cinema mais profundidade e complexidade.
Personagens mal escritos, desenvolvidos e lançados podem pelo menos em parte, explicar por que adaptações de filmes de videogame parecem ter dificuldade em ganhar aclamação da crítica com tanta frequência. Embora muitas adaptações de jogos consideradas “pobres” pelos críticos possam ser apreciadas pelos fãs, como mortal Kombat deste ano, muitos fãs provavelmente concordariam que o público ainda não experimentou uma excelente adaptação de jogo que satisfaz tanto os fãs quanto o público geral do cinema. Suponha Resident Evil: Welcome to Raccoon City pode realmente presentear o público com um elenco de personagens fascinantes e complexos. Nesse caso, ele já tem uma vantagem sobre adaptações passadas de videogame e pode ter a chance de elevar o nível para adaptações de filmes de videogame em todo o quadro quando estreia nos cinemas em novembro deste ano.
1 comentário
Pingback: Cada personagem do reboot de Resident Evil (e como eles se parecem nos jogos) | Geeklando