Aviso: O artigo a seguir contém spoilers da 1ª temporada de Red Rose.
A identidade do Jardineiro em Red Rose pode não ser tudo o que parece. Red Rose da Netflix não tinha um único vilão, em vez disso, utilizando vários personagens vilões. No entanto, o Jardineiro estava por trás dos assassinatos de Roch e Alyssa, tornando-os um inimigo implacável e assustador para Wren e seus amigos. Com o conceito por trás de Red Rose envolvendo estranhos de todo o mundo, observando adolescentes sendo vítimas das maquinações do aplicativo ou ativamente empurrando-os para a beira do abismo, Red Rose incluiu muitos personagens corruptos e prejudiciais. No entanto, a figura desconhecida do Jardineiro ficou por trás das ações mais repreensíveis, destacando-as como o pior vilão.
Apesar do aplicativo Red Rose aparecer como o meio de manipular Alyssa, Roch e Wren – especialmente porque usou perfeitamente seus arredores conectados à Internet e dados pessoais para empurrá-los para a beira do abismo, os vilões também participaram pessoalmente de seu tormento. Jacob fazendo o aplicativo assassino Red Rose e descobrindo como supervisionar constantemente suas vítimas provou ser fundamental para o sucesso do aplicativo. No entanto, foi a adição do Jardineiro como administrador que efetivamente transformou Red Rose em um aplicativo assassino que atacava adolescentes, manipulava-os e, finalmente, os aproximava o suficiente de alguém cujo objetivo era matá-los. O anonimato do jardineiro era essencial para esse fim.
O jardineiro ajudou o elenco de Red Rose antes da revelação
O sequestro de Noah na primeira temporada de Red Rose, episódio 7, aparentemente revelou a identidade do Jardineiro. Enquanto a mulher que drogou Noah, amarrou-o e ameaçou incendiá-lo, concordou com a suposição de Noah de que ela era o jardineiro, ela nunca revelou seu nome. Ao libertar Noah em vez de matá-lo, como programas de TV de gênero de terror semelhantes teriam feito, ela ajudou Wren, já que Wren não poderia ter salvado seu pai se Noah não tivesse interferido com o sequestrador de seu pai. Apesar de aparecer como o salvador de Noah depois que ela ameaçou matá-lo, no entanto, isso poderia ter sido parte do plano do Jardineiro.
De fato, as mortes de Alyssa e Roch foram planejadas e executadas, mas a primeira temporada de Red Rose, episódios 7 e 8, nunca disse que o jardineiro queria Wren especificamente morto – apenas que um de seu grupo tinha que morrer. Wren poderia facilmente ter acabado como a vítima, já que o Jardineiro e os jogadores da Rosa Vermelha a levaram ao prédio e tentaram atacá-la, mas a revelação final do Jardineiro para Jaya também pode ter sido verdade. Afinal, todos os usuários e jogadores do aplicativo Red Rose queriam ver quais decisões as vítimas do aplicativo poderiam ter tomado, se isso significava os assassinatos das vítimas ou de outra pessoa.
Por que a segunda temporada de Red Rose pode mudar a revelação do jardineiro
Red Rose, da Netflix sempre brincou com o Jardineiro com as suposições de Noah e Jaya, desafiando a crença de Noah de que o Jardineiro não poderia ser uma mulher e o palpite de Jaya de que o homem que Wren matou era o Jardineiro. Ela nunca admitiu ser o Jardineiro, mas contradisse a suposição de Jaya de que o Jardineiro estava morto, dizendo que não. Isso abre muitas possibilidades para a segunda temporada de Red Rose, se acontecer.
O aplicativo Red Rose sempre foi supervisionado por um grupo de espectadores, apesar de ter sido implementado apenas por Jacob e o Jardineiro. No entanto, a popularização de Red Rose sempre significou um grupo de pessoas testemunhando ou participando ativamente do tormento dos adolescentes. Portanto, o Jardineiro realmente sendo vários indivíduos, em vez de apenas uma pessoa, seria consistente com a forma como a Rosa Vermelha sempre trabalhou. Uma possível revelação sobre um grupo ser “o Jardineiro” na 2ª temporada de Red Rose faria sentido.