Cassandra Webb fará sua estreia live-action na Marvel em Madame Teia, de 2024, que adaptará seu mito dos quadrinhos e o de outros quatro personagens do Homem-Aranha. Madame Web será ambientada no Universo do Homem-Aranha da Sony, que atualmente conta com Venom e Morbius. Baseando seus filmes em vilões e personagens coadjuvantes dos quadrinhos do Homem-Aranha (embora ainda não apresentando o próprio Homem-Aranha), a SSU apresentará sua própria reimaginação de Madame Web, uma poderosa heroína da Marvel com uma história histórica nos quadrinhos.
Estrelado por Dakota Johnson no papel titular, Madame Teia explorará a origem de Cassandra Webb, bem como outros três heróis aranha do folclore da Marvel. Isso inclui Sydney Sweeney como Julia Cornwall, Celeste O’Connor como Mattie Franklin e Isabela Merced como Anya Corazon. O moralmente cinza Ezekial Sims também fará sua estreia em live-action em Madame Web, com o filme lhe dando uma variante sinistra do icônico traje do Homem-Aranha. Quanto à própria Madame Web, seus poderes e lore dos quadrinhos serão adaptados e reimaginados para a SSU.
A história dos quadrinhos de Madame Teia explicada
Criada por Dennis O’Neil e John Romita Jr., Madame Teia estreou na edição 210 de O Espetacular Homem-Aranha. Embora tecnicamente uma mutante, Madame Web não ganhou seus poderes do X-Gene como os personagens dos quadrinhos dos X-Men. Em vez disso, Madame Webb está conectada à Teia da Vida e do Destino, uma construção que conecta o próprio multiverso. Sua conexão lhe concede uma série de superpoderes, incluindo precognição, o que eventualmente a leva a se tornar uma aliada de Peter Parker. Embora inicialmente cético em relação aos poderes de Madame Web, o Homem-Aranha aprendeu a confiar em suas habilidades, o que lhe permitiu ajudá-lo a salvar vidas.
No arco de história em quadrinhos “Gathering of the Five” de 1998, Madame Web participou do ritual titular, aparentemente ganhando imortalidade, enquanto outro participante, Mattie Franklin, foi dotado de “poder”, ganhando habilidades sobre-humanas comparáveis às do Homem-Aranha. No ano seguinte, Madame Web se juntaria a Mattie e às duas encarnações anteriores da Mulher-Aranha – Jessica Drew e Julia Carpenter – para capturar sua neta, Charlotte Witter. Witter herdou algumas das habilidades de sua avó, levando-a a ser alvo do Doutor Octopus, que a sequestrou, deu a ela superpoderes através de experimentos torturantes e fez uma lavagem cerebral para que ela se tornasse a vilã terceira Mulher-Aranha.
Apesar de ter sido presenteada com a imortalidade durante o ritual da Reunião dos Cinco, Madame Web é assassinada por Sasha Kravinoff, a filha de Kraven, o Caçador. Antes de sua morte, no entanto, Web deu suas habilidades (e o título Madame Web) para Julia Carpenter. Madame Web voltaria brevemente dos mortos no arco de história de “Dead No More”, graças a Ben Reilley, o segundo Chacal e o ex-Aranha Escarlate.
Os poderes de Madame Teia explicados
Devido à sua ligação com a Teia da Vida e do Destino, Madame Teia possui um conjunto de habilidades psíquicas poderosas. Isso inclui a telepatia, que lhe permitiu descobrir a identidade secreta do Homem-Aranha. Madame Teia também é capaz de realizar uma “cirurgia psíquica”, que ela utiliza em sua neta para remover seu conhecimento sobre a identidade secreta do Homem-Aranha. Seu conjunto de poderes também concede a Madame Teia habilidades de projeção astral, clarividência e até mesmo precognição. O “dom da imortalidade” de Madame Teia após o ritual da Reunião dos Cinco também a envelheceu um pouco, mas esse efeito foi temporário. Além disso, a morte de Madame Teia em “Grim Hunt” contradiz seu dom.
No entanto, os benefícios da Reunião dos Cinco nem sempre são tão claros como parecem. O enredo revela que os presentes concedidos aos participantes podem se transformar ao longo do tempo. Por exemplo, a instabilidade mental, originalmente concedida a Norman Osborn, pode se transformar em conhecimento. Isso poderia explicar por que a nova aparência de Madame Teia foi temporária, uma vez que seu dom de imortalidade provavelmente diminuiu com o tempo. No entanto, a natureza exata dessa transformação permanece uma incógnita. Além disso, não está claro se algum efeito do ritual da Reunião dos Cinco foi transferido para Julia Carpenter quando Cassandra Webb passou seus poderes para ela.
Como Madame Teia está conectada ao universo do Homem-Aranha da Sony
Madame Teia tem a intenção de existir no mesmo universo cinematográfico do Homem-Aranha da Sony, que inclui os filmes Venom e Morbius. Embora os trailers do filme não tenham mencionado diretamente esse universo compartilhado da Sony (SSU), pode haver uma conexão ou referência à tradição estabelecida da SSU. É improvável que qualquer uma das versões do Homem-Aranha faça uma aparição, mas uma participação especial surpresa poderia esclarecer o lugar do filme dentro desse universo compartilhado.
Antes de concordar em compartilhar os direitos cinematográficos do Homem-Aranha com a Marvel Studios, a Sony tinha planos de produzir filmes derivados do Homem-Aranha centrados em seus antagonistas e personagens coadjuvantes, com os filmes ocorrendo na mesma continuidade dos filmes do Espetacular Homem-Aranha estrelados por Andrew Garfield. A atual franquia do Homem-Aranha da Sony, mesmo sem apresentar nenhuma iteração do próprio Homem-Aranha, está seguindo esses planos. Embora o cenário de Madame Web de 2003 se situe antes do restante do Universo do Homem-Aranha da Sony, é possível esperar easter eggs e referências relacionadas.