O último episódio de Cavaleiro Da Lua adicionou outras coisas ao Universo Cinematográfico Marvel esta semana. A introdução dos deuses Khonshu e Ammit confirma a existência do panteão egípcio no MCU. Isso levanta a questão: quantas divindades realmente existem neste universo?
Entre os deuses nórdicos, os Eternos, os Celestiais e mais a caminho, todos esses seres poderosos parecem existir no mesmo espaço. Os teólogos podem debater as questões religiosas do nosso mundo, mas no MCU, todos eles teriam renunciado por confusão neste momento. Como todos eles se encaixam em uma cosmologia consistente? Vamos dividir grupo por grupo para descobrir quantos deuses o MCU realmente tem e se alguns deles devem ser considerados deuses.
Os deuses nórdicos podem não ser deuses
As divindades mais famosas do MCU são os deuses nórdicos de Asgard. Thor, Loki, Odin, Frigga, Heimdall, Sif, Tyr, Hela, Bor e outros são divindades proeminentes da mitologia nórdica do mundo real que têm homólogos no MCU. Esses personagens são tratados e autoidentificados como deuses, então qualquer tentativa de mapear os vários panteões do universo deve começar aqui. O status de Thor como divindade foi uma grande parte do que tornou a formação dos Vingadores tão extraordinária para o povo do MCU. Na primeira cena de Thor, o público vê os incríveis eventos de 1000 anos atrás que inspiraram os mitos nórdicos. Mas a pergunta deve ser feita: os Asgardianos são deuses reais no universo?
Claro, eles têm poderes inexplicáveis abrangentes. No entanto, o primeiro filme de Thor afirmou repetidamente que a magia asgardiana era considerada ciência em Asgard, pois eles eram mais parecidos com alienígenas do que divindades. Isso fazia sentido quando Thor era o único herói sobrenatural na Fase Um do MCU, mas nos perguntamos se essa explicação ainda é preferida na atual estrutura mística do MCU. No entanto, há outras evidências da mortalidade dos Asgardianos. Eles envelhecem de forma lenta mas envelhecem, isso com base em Thor e Loki sendo crianças pequenas quando visitaram a Terra pela primeira vez e Odin falecendo naturalmente de velhice. Pode-se perguntar como Thor e Loki inspiraram os antigos mitos nórdicos de sua idade adulta se fossem crianças durante a primeira visita, mas isso é uma questão para outra hora.
Além de sua expectativa de vida limitada, Loki estabeleceu que os Asgardianos têm variantes espalhadas pelo multiverso, outro exemplo deles sendo limitados por leis mortais. Também levanta a questão do que torna Thor e Heimdall deuses, mas não os Três Guerreiros, os Gigantes de Gelo ou as massas amontoadas de Asgardianos vistas em Thor: Ragnarok. Talvez o destino tenha algo a ver com isso. Por enquanto, limitaremos nossa contagem aos asgardianos identificados como deuses no mundo real e passaremos para outro panteão da vida real.
Os deuses egípcios podem ligar cavaleiro da Lua e Pantera Negra
Khonshu fez sua primeira aparição aterrorizante em Cavaleiro da Lua. Mas o deus egípcio da lua não é o único deus dessa mitologia introduzido na série. O culto de Ammit ainda está forte neste universo, e sua rivalidade pode envergonhar Thor e Loki. De acordo com as diferenças do mundo real entre a mitologia egípcia e nórdica, esses deuses são muito mais animalescos do que os asgardianos e podem até ser mais poderosos. No entanto, um projeto anterior do MCU introduziu outro Deus egípcio que está intimamente ligado a um Vingador.
A sequência de abertura do Pantera Negra revelou que a linha de heróis de Wakanda deve sua força à deusa da pantera Bast, levando-os à erva em forma de coração. Nos quadrinhos, Bast é confirmado como sendo a mesma deusa egípcia da vida real Bastet, que geralmente é retratada como um tipo de criatura parecida com um gato. Seus vínculos com Khonshu são fortes tanto na mitologia antiga quanto nos quadrinhos, então, presumivelmente, também seria verdade para seus colegas do MCU. Embora ninguém possa ter certeza se mais deuses egípcios serão introduzidos, há mais um panteão da vida real que está a caminho de se juntar ao MCU.
Thor: Love and Thunder vai introduzir os deuses gregos
Embora os deuses gregos tenham sido fundamentais para vários filmes do Universo Estendido da DC, incluindo Mulher Maravilha, Liga da Justiça e Shazam, eles estão visivelmente ausentes no MCU. Isso está muito longe dos quadrinhos, onde o panteão greco-romano apareceu frequentemente nas aventuras de Thor, e Hércules é até um Vingador proeminente. No entanto, Thor: Love And Thunder mudará isso, já que Russell Crowe foi anunciado como Zeus no filme.
Presumivelmente, ele ajudará os Asgardianos restantes a lutar contra Gorr, O Carniceiro dos Deuses, de Christian Bale, que presumivelmente esclarecerá as perguntas sobre quem conta como um deus no MCU. Espero que a introdução do Olimpiano no MCU não apenas esclareça essa questão, mas também suas semelhanças suspeitas com outro grupo de heróis da Marvel.
Os Deuses Eternos ou outra coisa?
Uma parte fundamental do conceito dos Eternos nos quadrinhos e no filme é que eles inspiraram a maioria dos mitos do mundo. Diz-se que Ajak, Sersi, Thena, Makkari, Gilgamesh, Kingo, Druig, Sprite, Phastos e Ikaris foram a inspiração para seres com nomes semelhantes como Gilgamesh, Mercúrio, o personagem de Peter Pan e Ícaro. Esse aspecto de sua tradição sempre foi um conceito complicado em qualquer versão do Universo Marvel que apresenta os Eternos existindo ao lado de panteões mitológicos reais, como os deuses nórdicos e gregos. Surpreendentemente, o Eterno, Zuras, que era um análogo óbvio de Zeus, foi excluído do filme. Talvez isso indique que o MCU pode evitar essa sobreposição.
No entanto, um adicional é que os Eternos do MCU são robôs intercambiáveis que são enviados ao redor do universo para cumprir as orderns dos Celestiais. Isso novamente levanta a questão de se eles devem ser considerados “deuses”. Certamente existem divindades suficientes no MCU sem analisar demais essa questão ou a existência de Eros, que se identifica como um Eterno e irmão de Thanos. Loki disse que o último tirano espacial nunca seria um deus em Vingadores: Guerra Infinita, então vamos desqualificá-lo e voltar nossos olhos para os criadores dos Eternos, que podem ser os verdadeiros deuses do MCU.
Os Celestiais são os deuses que governam o MCU
Em Guardiões da Galáxia Vol. 2, Ego afirma que ele e seus companheiros Celestiais são deuses com alguma humildade de sua parte. Revelações posteriores indicam que ele talvez estivesse sendo muito humilde. Eternos e outros materiais do MCU afirmam que existiam antes do início dos tempos e não apenas causaram o Big Bang, mas também criaram a maioria dos planetas com vida inteligente para eclodir novos Celestiais, incluindo a Terra. Isso cumpre as funções que a maioria das pessoas da vida real esperaria de divindades e sugere Ego e seus companheiros Celestiais, incluindo Arishem, o Juiz, Eson, o Perscrutador, Hargen, o Medidor, Jemiah, o Analisador, Nezarr, o Calculador, Tiamut, o Comunicador, detém o poder supremo no MCU como seus verdadeiros “deuses”. No entanto, existem outros seres que podem ser iguais a eles em poder interdimensional.
Pode haver mais deuses no MCU do que pode ser imaginado
Embora todos os seres do MCU que já foram tratados como deuses tenham sido listados, possivelmente há mais seres que podem rivalizar com eles no poder. Dormammu, o Habitante da Escuridão e Surtur demonstraram poderes maiores do que até mesmo o mais poderoso Asgardiano. O Colecionador e o Grão-Mestre às vezes são tratados como deuses nos quadrinhos, mas isso não parece ser verdade para seus colegas cinematográficos. Se alguém olhar para os shows do Disney + em sua busca por deuses, pode-se perguntar se o poder de Kang sobre a linha do tempo é abrangente o suficiente para ele ter alcançado o posto de divindade. E se Agents of Shield e outros programas da Marvel Television forem confirmados como canônicos para o MCU principal, o culto Hydra que foi dedicado ao primeiro Inumano, Hive, seria suficiente para adicioná-lo à lista também. A existência do Motoqueiro Fantasma nesse programa sugere a existência de outro demônio no MCU, que pode ser o mesmo que o satânico Marduk.
Se alguém adicionar esses cinco seres questionáveis aos 31 seres explicitamente identificados como deuses, o MCU terá 36 supostas divindades. Esse número provavelmente aumentará à medida que a Fase Quatro se desenvolve e mais personagens com laços sobrenaturais são formalmente confirmados para existir no MCU. Pode-se esperar que um dia saberemos qual nível de poder realmente qualifica um personagem para a divindade. Talvez todos esses personagens sejam verdadeiros deuses, ou talvez o Capitão América estivesse certo em supor que “há apenas um deus” no MCU que não se veste como esses personagens malucos. Independentemente disso, todos eles devem ficar de olho em Gorr, o Carniceiro dos Deuses, apenas por segurança.