O último relatório fiscal da Sony estava cheio de pontos brilhantes, mas havia uma área gritante onde o PlayStation ficou não ficou nada feliz. De acordo com os novos dados, a PS Plus está perdendo muitos assinantes, perdendo mais de um milhão entre o quarto trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.
A contagem de assinantes do PS Plus não é o único número em declínio, com a PlayStation Network como um todo experimentando uma queda de usuários ativos em quase cinco milhões. Especificamente, caiu para 104 milhões de usuários ativos mensais de 109 milhões antes – para o PS Plus, os números agora são de 46,3 milhões, contra 47,6 milhões no quarto trimestre de 2020.
Por enquanto, a Sony não está muito preocupada com a queda nos números.
“No ano passado, a demanda de permanência em casa foi uma demanda tão significativa em retrospectiva”, anunciou a Sony, transcrita pela Gamasutra. “Em comparação com o FY19 há um aumento, então vamos monitorar a situação com cuidado […] e fazer esforços para melhorar e atualizar a plataforma para apoiar este negócio.”
Ainda assim, a empresa está consciente dos números decaindo e entende que precisará prestar muita atenção em como eles oscilam nos próximos meses.
“[104 milhões] não é uma figura forte”, disse Hiroki Totoki, CFO da Sony. “Claro, não é um número forte, mas estamos olhando para uma tendência de declínio? Nós achamos que não. É o primeiro trimestre, e estamos tentando analisar diferentes elementos, mas não havia nenhuma tendência visível que pudéssemos capturar. [Talvez isso vai ocorrer] este mês ou no próximo mês – vamos ter que continuar assistindo e fazer uma análise .”
Diminuindo os números de PSN e PS Plus à parte, a Sony teve um julho incrível – quase superou todos os outros consoles combinados no Reino Unido. A empresa também afirma que tem a largura de banda para vender 22 milhões de unidades PS5 até março do próximo ano.
Também houve rumores de um serviço de assinatura para rivalizar com o Xbox Game Pass, embora detalhes ainda não tenham sido anunciados.