Billy Batson está voltando para as telonas com Shazam! Fúria dos Deuses e a sequência da DC podem mergulhar ainda mais nos poderes do Shazam. Uma vez conhecido como Capitão Marvel e atualmente definido para ser conhecido como O Capitão nos quadrinhos, Shazam é um dos personagens mais exclusivos da DC. Depois de aparecer em live-action pela primeira vez em Shazam! Série de TV, Billy fez sua estreia teatral em Shazam! (2019), um filme inspirado principalmente na iteração New 52 do personagem. Um dos seres mais poderosos do Universo DC, Shazam ainda não mostrou toda a extensão de suas habilidades na tela grande.
Um aspecto fundamental da versão do Shazam do New 52 que foi incorporada ao filme DCEU foi a adição da Família Shazam, às vezes conhecida como Família Marvel. Embora o Shazam! foi uma história de origem contada pelo ponto de vista de Billy Batson, o filme introduziu e deu poderes à família Shazam imediatamente. A batalha final de Shazam! Aqui está uma análise dos poderes de Shazam no DCEU, todos derivados de uma entidade ou figura mitológica diferente.
Vamos ver os 6 poderes do Shazam
6 – Sabedoria de Salomão
O “S” de “Shazam” vem de Salomão, e de Salomão vem a sabedoria de Shazam. Como a sabedoria de Salomão é retratada no DCEU, no entanto, é um pouco diferente de outras iterações. Uma abordagem interessante para o Shazam do DCEU foi ter Billy Batson agindo como o garoto que ele realmente é apenas quando ele assume a forma Shazam. Billy carrega muitos fardos com ele, incluindo o que ele descobre sobre sua mãe biológica, e é apenas na forma Shazam que ele consegue aproveitar a vida. Como resultado, o Shazam do DCEU não é uma figura parecida com o Superman que tem as respostas para todos os problemas.
Outras adaptações de Capitão Marvel / Shazam, como a série Liga da Justiça Ilimitada do Universo Animado DC, se inclinaram fortemente para a sabedoria do aspecto de Salomão do personagem. Nessas iterações particulares, Shazam age muito como um adulto centrado e sábio. Dito isto, enquanto o Shazam do DCEU optou por uma abordagem diferente, o personagem ainda exibia seu intelecto quando em batalha. Billy percebeu que ele tinha que dividir seus poderes e criar novos campeões Shazam, além de ter uma estratégia para parar o Doutor Sivana.
5 – Força de Hércules
A sabedoria de Salomão significa que Shazam pode acompanhar Batman ou Mulher-Maravilha quando se trata de experiência de batalha e estratégias de combate, mas é a força de Hércules que coloca Billy Batson no mesmo nível que os heróis da Liga da Justiça quando é hora de lutar. Ao contrário do Super-Homem, cuja super-força pode ser explicada por diferenças entre a fisiologia humana e kryptoniana, a super-força de Shazam vem de Hércules. Curiosamente, Hércules é oficialmente parte do MCU e do DCEU. Quando se trata de pura força, Shazam pode rivalizar com ícones da Liga da Justiça como Superman e Mulher-Maravilha, algo que foi exibido durante Shazam! s batalha final contra Sivana.
Teria sido interessante ver como Shazam iria brilhar em uma luta contra Adão Negro ou mesmo Superman. Enquanto o Doutor Sivana poderia ter acabado sendo um campeão do Shazam e tinha um conjunto impressionante de superpoderes, Billy Batson ainda não conheceu um antagonista que realmente rivalize com sua força no DCEU. Dado que uma luta entre Shazam vs. Adão Negro no DCEU é praticamente impossível, dado o status atual da franquia, Billy não conseguirá testar sua força de Hércules contra seu arqui-inimigo. Dito isto, Shazam enfrentará as Filhas de Atlas e um dragão em Shazam! Fúria dos Deuses.
4 – Resistência de Atlas
Uma qualidade de super-herói muitas vezes negligenciada é como eles são capazes de se envolver em várias batalhas sem fazer uma pausa. Apesar de não ter experiência como super-herói, Billy consegue suportar qualquer situação que enfrente graças à resistência de Atlas. Na mitologia grega, Atlas é responsável por sustentar o céu, daí o aspecto de resistência dos poderes de Shazam. Enquanto o Flash tem que comer uma imensa quantidade de comida devido à rapidez com que ele queima calorias, a forma de super-herói de Billy Batson funciona muito mais simples graças à resistência do Atlas. É também por isso que Shazam consegue compartilhar seus poderes com sua família sem ficar mais fraco.
É irônico que a sequência de Shazam, Fúria dos Deuses, coloque Billy contra as Filhas de Atlas, já que a capacidade de Shazam de continuar lutando, não importa as circunstâncias, deriva de Atlas. Os vilões de Shazam! Fúria dos Deuses, são interpretados por Helen Mirren, Lucy Liu e Rachel Zegler, consideram Billy e sua família indignos do poder dos deuses, e eles querem recuperá-lo. Tanto a Mulher-Maravilha quanto a Liga da Justiça estabeleceram que os deuses do DCEU interferem no mundo dos homens, como quando Zeus e Ares se juntaram a amazonas, atlantes e humanos contra Darkseid.
3 – Poder de Zeus
Sem suas habilidades relâmpago, Shazam poderia ter saído como nada além de outro Superman. Felizmente, o poder de Zeus faz com que a forma de super-herói de Billy Batson se destaque de outros personagens pesados da DC, como o Superman. A referência do raio no símbolo de Shazam também é responsável por inflamar a poderosa transformação de Billy Batson em Shazam sempre que o garoto diz “Shazam”. No cânone do DCEU, a Mulher-Maravilha é filha de Zeus, o que a liga a Shazam nessa continuidade. Na verdade, a Mulher-Maravilha tem poderes de relâmpago que são semelhantes aos de Shazam. O Zeus do DCEU apareceu pela primeira vez no capítulo “History Lesson” da Liga da Justiça de Zack Snyder lutando contra a armada Apokolips de Darkseid.
Outro personagem do DCEU que tem poderes de relâmpago é Adão Negro, algo que deveria ter trazido os personagens mais perto. Esperava-se que o filme de Adão Negro tivesse laços significativos com Shazam! e seu personagem titular, principalmente porque seus poderes derivam da mesma magia. Embora essas fortes conexões entre Shazam e Adão Negro não fizessem parte do filme liderado por Dwayne Johnson, afinal, Adão Negro fez referência a Shazam.
2 – Coragem de Aquiles
É preciso coragem para alguém aceitar seu papel como um campeão de um mago todo-poderoso e, em seguida, se tornar um super-herói. Embora Billy Batson fosse naturalmente corajoso, o que é uma das razões pelas quais ele foi escolhido pelo mago Shazam em primeiro lugar, a forma de super-herói de Shazam vem com a coragem de Aquiles. É por isso que, apesar de ter bastante medo do Doutor Sivana, Shazam nunca fugiu de sua missão. Para ser justo, Billy tentou fugir do Doutor Sivana durante seu primeiro encontro, inclusive jogando um brinquedo do Batman no vilão. Ainda assim, Shazam logo aceitou seu papel como um super-herói e, eventualmente, parou Sivana.
1 – Velocidade de Mercúrio
Shazam! O herói DCU de Fúria dos Deuses é tão forte quanto o Superman e pode conjurar relâmpagos como a Mulher-Maravilha, mas ele também é um velocista parecido com o Flash. A super-velocidade do Shazam é mais limitada em comparação com a do Flash, mas ainda assim, é um superpoder útil. Por exemplo, Shazam conseguiu evitar que um ônibus caísse de uma ponte apenas porque ele era rápido o suficiente para alcançar o veículo antes que fosse tarde demais. Billy também salvou Mary de um acidente graças à sua super-velocidade. Os poderes velocistas de Shazam vêm de Mercúrio, o mensageiro mitológico que também é referenciado no capacete de Jay Garrick, o Flash original da DC.