2021 viu sua cota de grandes lançamentos de filmes. O público foi apresentado a todos os tipos de gêneros nas telonas e no streaming. Os serviços de streaming continuaram a fornecer acesso a novos lançamentos, seja no dia do lançamento ou pouco depois, e as produções e cronogramas de lançamento começaram a voltar aos trilhos. Infelizmente nem tudo são flores, houve uma gama de filmes decepcionando o público com suas performances e enredos mal construídos.
Olhando para os lançamentos de 2021, havia muitos novos produtos de ficção científica lançados para manter o público entretido. Enquanto alguns filmes fantásticos ofereciam novas e divertidas revoltas de robôs, carnificina anti-herói e outros segmentos do gênero, muitos ficaram aquém do que poderia oferecer. Esta lista relembra os 5 piores lançamentos de ficção científica do ano, de acordo com o Rotten Tomatoes, com possessões demoníacas sem brilho, Bruce Willis entediado e romances inventados.
Bliss: Em Busca da Felicidade (28%)
Dirigido por Mike Cahill e estrelado por Owen Wilson como Greg e Salma Hayek como Isabel, Bliss segue o recém-divorciado Greg, que conhece a estranha e enigmática Isabel em um bar. Isabel parece conhecer Greg e acredita que o mundo em que habitam é uma simulação. O que se segue é uma mistura confusa de tentativas erradas quando Greg e Isabel começam a perder de vista o que é real e o que é fantasia. Bliss erra o alvo com seus elementos de ficção científica e romance, deixando os espectadores desejando uma fuga de volta à realidade.
A pontuação do Tomatometer para Bliss é atualmente de 28%, enquanto a pontuação do público é de 45%. O consenso dos críticos sobre o filme era que “Quando se trata de construir um drama de ficção científica divertido em torno de algumas ideias interessantes, este Bliss é amplamente ignorante.” Um elenco de lista A infelizmente não conseguiu salvar esta história derivada e artificial.
Mundo Em Caos (21%)
Mundo Em Caos foi lançado em fevereiro e estrelado por Tom Holland e Daisy Ridley. Dirigido por Doug Limon, o filme estava em um limbo de desenvolvimento desde 2011. Tom Holland interpreta Todd, um homem que vive em um futuro diatópico onde não há mulheres e todos em seu planeta são afetados com uma condição chamada Noise (Ruído). A condição deixa todos capazes de ver e ouvir os pensamentos uns dos outros. Quando Viola (Daisy Ridley) cai no planeta, torna-se uma corrida contra o tempo para salvá-la e descobrir a verdade sobre o que aconteceu com todas as mulheres. Os críticos criticaram o filme por ritmos irregulares, desenvolvimento de caráter pobre e falta de potencial.
A pontuação do Tomatometer para Mundo Em Caos é de 21%, enquanto a pontuação de audiência é maior, em 71%, com muitos fãs citando o elenco como uma graça salvadora. O consenso dos críticos dizia: “Mundo Em Cãos parte em um caminho potencialmente interessante, mas esta aventura distópica estraga sua premissa e marcha em direção ao fim.”
Infinito (16%)
Mark Wahlberg interpreta Evan McCauley, um esquizofrênico atormentado por alucinações de lugares que ele nunca esteve e coisas que ele não deveria saber. A história pega elementos do Código Davinci e da série Assassin’s Creed e os esmaga para criar uma bagunça de um filme sobre reencarnação e uma batalha de séculos de diferentes facções para obter ‘o Ovo’, um dispositivo que pode parar o ciclo de reencarnação e o mundo. Insensivelmente retratando a doença mental como sendo uma porta de entrada de fantasia para vidas passadas, o filme não foi nada bem visto pelos críticos e o público.
A pontuação do Tomatometer é de 16% com a pontuação de audiência em 34%. O consenso dos críticos sobre o filme era que “Um thriller de ficção científica inicialmente intrigante que rapidamente se transforma em incoerência, Infinito é tão vazio quanto inconsequente”.
Demonic – Na Mente Do Demônio (15%)
Dirigido por Neill Blomkamp e estrelado por Carly Pope como Carly, Demonic conta a história de uma mulher cuja mãe esteve na prisão nos últimos 20 anos depois de uma onda de assassinatos. Depois de não ver sua mãe por muito tempo, Carly descobre que sua mãe entrou em coma e agora faz parte de um estudo médico. As instalações em que sua mãe está pode colocar alguém na mente de uma pessoa presa para tentar reunir informações e Carly relutantemente entra na mente de sua mãe. O que se segue é uma batalha contra um demônio que possui sua mãe há 20 anos e agora quer habitar Carly. O que parece uma história promissora é decepcionante por performances monótonas, desenvolvimento deficiente do personagem e uma história com ritmo ruim.
A pontuação do Tomatometer para Demonic é de 15%, enquanto a pontuação do público é de 18%. O consenso dos críticos sobre Demonic foi que “o retorno de Neill Blomkamp ao cinema de baixo orçamento e alto conceito atrapalha algumas ideias interessantes, somando-se a outros desperdícios do talento de promissores roteiristas e diretores.”
Invasão Cósmica (3%)
No ano de 2524, quatro séculos depois que os humanos começaram a colonizar os planetas exteriores, o general aposentado James Ford é chamado de volta ao serviço depois que uma frota alienígena hostil ataca soldados em um planeta remoto. O filme é estrelado por Bruce Willis e Frank Grillo como soldados espaciais que têm que liderar o ataque em uma batalha contra invasores alienígenas, os Sigea, que podem infectar e controlar as pessoas. Para impedir a invasão, eles precisam derrubar um portal entre o espaço Sigea e o seu. O que se segue é uma recauchutagem cansada e redundante de muitos filmes anteriores. O filme foi amplamente considerado o pior filme de 2021, com muitos marcando o desempenho sonolento de Bruce Willis como um grande contribuidor.
A pontuação do Tomatometer para Invasão Cósmica é de 3%, enquanto a pontuação do público é de 57%. O consenso dos críticos sobre o filme foi “Que aquele que não tem Pecado Cósmico atire a primeira pedra – e possivelmente use-a para despertar Bruce Willis do sono em que parece estar durante todo esse terrível erro de ficção científica.”
Lembrando que os filmes citados não refletem nossa opinião, são dados retirados do site especializado que deu as devidas notas.