O recurso de multibusca do Google está reinventando a pesquisa tradicional usando IA para ajudar os usuários a encontrar o que estão procurando com uma combinação de imagens e texto. O Multisearch foi anunciado em abril de 2022, mas, na época, estava disponível apenas em versão beta. O recurso faz parte do esforço do Google para integrar fortemente a IA na pesquisa. Embora o Google já esteja desenvolvendo o Bard como um rival do ChatGPT, também está expandindo as possibilidades do Lens, que em breve permitirá que os usuários pesquisem sua tela e encontrem informações visualmente, em vez de ter que digitar uma consulta de pesquisa.
A multipesquisa também é um recurso do Google Lens que depende principalmente de imagens. É ideal para descobrir mais informações sobre algo que não pode ser descrito com precisão em uma pesquisa de texto. Por exemplo, os usuários poderão fazer o upload de uma imagem de uma caneca de café verde que viram na casa de um amigo e, em seguida, digitar “amarelo” para encontrar sites de compras que vendem canecas semelhantes, se não idênticas, em uma cor amarela. Como o Lens está envolvido, é muito mais provável que os usuários encontrem exatamente o mesmo produto ao fazer o upload de uma imagem.
Como usar o Multisearch do Google
O Google fornece outros exemplos de como a pesquisa múltipla pode ser usada, e é obrigado a tornar a pesquisa de produtos específicos muito mais fácil. Por exemplo, os usuários podem carregar uma foto de seu conjunto de refeições e, em seguida, digitar “mesa de centro” para encontrar um produto que tenha um design semelhante. O Multisearch pode até ser usado para pesquisas diárias. Os usuários podem fazer o upload de uma imagem de uma planta de manjericão e digitar “instruções de cuidados“, ou uma captura de tela de nail art com o texto “tutorial” para obter informações relevantes.
A pesquisa múltipla não funciona apenas quando os usuários tiram uma foto ou carregam uma imagem. Ele também é integrado em todas as imagens nos resultados de pesquisa do Google. Por exemplo, ao procurar imagens para “ideias minimalistas de decoração para casa“, os usuários podem se deparar com uma lâmpada de que gostam, mas querem ver se ela está disponível em uma forma diferente. Os usuários poderão tocar no ícone do Google Lens para destacar a lâmpada e, em seguida, digitar “redondo” para ver lâmpadas semelhantes em uma forma redonda. Esse recurso ainda não está disponível, mas será lançado nos próximos meses.
O Google também está trazendo a capacidade de pesquisar localmente para multisearch. Isso permite que os usuários façam compras em lojas de bairro e pequenas empresas. Os usuários poderão fazer o upload de uma foto de um produto e digitar “perto de mim” para ver se ele está disponível nas proximidades. Esse recurso está sendo lançado em inglês nos EUA e, de acordo com o Google, estará disponível globalmente nos próximos meses.
A pesquisa múltipla com o Lens agora está disponível em todos os países e idiomas onde o Google Lens pode ser acessado. Para experimentar o recurso, os usuários precisarão do aplicativo do Google para iOS ou Android, certificando-se de que ele esteja atualizado para a versão mais recente. Em seguida, abra o aplicativo e toque no ícone da câmera do Google Lens. Tire uma foto usando a câmera embutida do aplicativo ou carregue uma imagem ou captura de tela da galeria do telefone. Em seguida, deslize para cima e toque no botão “+ Adicionar à sua pesquisa” para adicionar texto. Ao adicionar elementos visuais aos prompts de texto, o Google está tornando a pesquisa mais intuitiva para usuários de smartphones em todo o mundo.