Atenção: Contém spoilers para Ninguém Sai Vivo, disponível na Netflix
O filme de terror de 2021 da Netflix, Ninguém Sai Vivo, revela um monstro demoníaco da complexa civilização mesoamericana. As culturas indígenas que se desenvolveram em partes do México e da América Central tiveram sua parcela de segredos perdidos na história e no tempo.
Nos tempos modernos, muitos arqueólogos desenterram esses artefatos para estudar as civilizações que se foram. Durante uma dessas escavações arqueológicas, o Professor Arthur Welles encontrou uma caixa de pedra enterrada no México, em 1963. O espírito maligno trancado dentro da caixa torna-se a espinha dorsal do drama de Santiago Menghini.
Ambar Cruz (Cristina Rodlo), uma jovem mexicana de vinte anos, que veio ilegalmente para Cleveland após a morte de sua mãe. Ambar vem para a América em busca do sonho americano. Ainda assim, sem uma identidade adequada, ela acaba trabalhando na fábrica de roupas. Ambar fica em um motel barato por duas semanas, mas rapidamente se muda para uma pensão feminina, Schofield Heights.
Como Ambar ficou presa na pensão?
Dentro de um bar, Kinsi se ofereceu para ajudar Ambar a conseguir sua identidade antes de sexta-feira. Ambar aceitou a oferta e entregou todas as suas economias para Kinsi.
No dia seguinte, Kinsi desapareceu. Ela provavelmente fugiu com o dinheiro de Ambar. Ambar solicitou o endereço de Kinsi ao dono da fábrica, mas ele se recusou a compartilhar detalhes confidenciais. Quando Ambar insistiu, o proprietário a demitiu do emprego.
Ambar chegou à pensão onde Red prometeu devolver seu depósito antecipado em breve. No entanto, à noite, Ambar imaginou espíritos estranhos conversando e entrando na casa. Uma mulher barulhenta chamada Maria ameaçou e prendeu outro espírito que clamava por ajuda. Com medo, Ambar procurou Beto para lhe transferir algum dinheiro. Mas quando Beto se recusou a ajudar, Ambar saiu correndo da casa para salvar sua vida.
Ambar ouviu as gravações das ligações de sua mãe ao longo do filme e a visitou frequentemente em suas memórias. Provavelmente, Ambar não mudou com a perda, e essas memórias enterradas se tornaram seu único conforto no país estrangeiro. No entanto, quando tudo falhou, ela contatou Red novamente para pegar o dinheiro.
Red foi ver Ambar em uma lanchonete e prometeu devolver o dinheiro. Mas ele não tinha muito dinheiro com ele e, portanto, pediu a Ambar para ir a Schofield Heights com ele para receber o depósito de volta. Precisando urgentemente de dinheiro, Ambar aceitou, mas assim que ela entrou na pensão, Red e seu irmão maluco, Becker, trancaram Ambar em seu quarto.
O que estava acontecendo na mansão afinal?
Red e Becker herdaram Schofield Heights de seus pais, Arthur e Mary Welles. A sequência de abertura de Ninguém Sai Vivo estabeleceu que Arthur era um arqueólogo americano que encontrou uma caixa de pedra durante suas escavações no México em 1963. De acordo com Red, seu pai trouxe a caixa de pedra para Schofield Heights e foi possuído pelo monstro maligno trancado dentro dela .
Em muitas culturas antigas, alguns espíritos prosperaram em sacrifícios humanos. As civilizações antigas realizavam sacrifícios rituais por medo ou ganância para obter o poder do espírito (bênçãos). Ambar encontrou alguns livros, registros e fotografias na sala de estudo de Arthur que sugeriam que a caixa de pedra e o espírito dentro dela pertenciam à civilização mesoamericana primitiva.
Red explicou a Ambar que ele e Becker ficaram longe devido à doença mental de Beck e se mudaram para casa quando não podiam pagar as contas médicas. Quando os irmãos voltaram para Schofield Heights, descobriram que Arthur trazia mulheres para a casa e as sacrificava. Sua esposa, Mary, ajudou-o com isso, mas mais tarde, Arthur a sacrificou também.
Red confessou que se livrou de seu pai para impedir o derramamento de sangue e queria deixar o local, mas Becker acreditava que poderia consertar tudo. Mais tarde, Becker também ficou possuído e começou a passar um tempo com a maldita caixa no porão. Red pensou em interromper a corrente, mas a condição mental de Becker melhorou. Becker pediu a Red para realizar alguns rituais, e então eles parariam. Para ajudar seu irmão, Red atraiu mulheres imigrantes que não puderam ser localizadas ou relatadas como desaparecidas. A sequência do prólogo estabeleceu um desses imigrantes portugueses. Seguindo o padrão, Red prendeu Ambar, Freja, Maria, Petra e muitas outras.
Como o Espírito Maligno foi derrotado por Ambar?
Enquanto Red e Becker preparavam Ambar, Maria e Petra para o sacrifício ritual, o tio de Ambar, Beto, chegou à porta procurando por ela. Beto tentou salvar Ambar, mas Becker o atacou brutalmente. Depois de sacrificar Maria, Becker acorrentou Ambar dentro do porão e abriu a caixa de pedra.
O monstro maligno rastejou para fora da caixa, e Ambar subconscientemente teve uma visão de sua mãe no hospital. A lembrança particular foi o último momento de Ambar com sua mãe e, portanto, ela o visitava com frequência. Os espíritos malignos atacam nossa fraqueza mental e emocional e nos prendem dentro dela. Mas Ambar reagiu. Quando sua mãe agarrou o pescoço de Ambar em seus sonhos, Ambar retaliou e sufocou sua mãe com um pano.
Ambar matou sua mãe em seus sonhos, ou seja, simbolicamente ela se livrou de sua tragédia. O espírito maligno não conseguiu atrair Ambar ou matá-la na vida real e, portanto, rastejou de volta para sua caixa com medo. Quando Ambar abriu a caixa de pedra, ela encontrou um esqueleto e uma borboleta voando ao redor dela. Provavelmente, porque Ambar não caiu na armadilha do espírito, o demônio morreu ou se transformou em ossos.
Ninguém sai vivo Final explicado
Ambar escapou do porão e tirou a espada antiga pendurada na sala de estudos de Arthur. Ela usou a espada para lutar contra Red e Becker enquanto eles preparavam Petra para o sacrifício. Furioso, Becker quebrou o tornozelo de Ambar e matou Petra tentando fugir. Finalmente, Ambar confrontou Becker e acertou a espada em seu pescoço.
Durante o final de Ninguém Sai Vivo, Ambar acorrentou Red no porão e abriu a caixa de pedra. Ela testemunhou o espírito maligno arrancando a cabeça de Red enquanto ele se lembrava de Becker em seu sonho. Como mencionado anteriormente, o espírito maligno se alimentava de memórias e, provavelmente, em seu subconsciente, Red viu Becker o matando.
Após o sacrifício, Ambar saiu do porão e trancou-o. Ela decidiu deixar a maldita casa, mas enquanto se afastava, seu tornozelo foi curado magicamente. Provavelmente, foi uma bênção do espírito maligno em troca do sacrifício ritual realizado por Ambar. A borboleta que insinuou a presença de espíritos malignos voou ao seu redor. Um sorriso gratificante no rosto de Ambar sugeria que ela provavelmente continuaria com o legado de sacrifício e sedução em homens e mulheres para ganhar o favor do espírito. Afinal, nada mais foi deixado para ela no país estrangeiro, e foi o espírito maligno que a abraçou.
Ninguém Sai Vivo é dirigido por Santiago Menghini. O filme esta sendo transmitido pela Netflix.