Um novo relatório sugere que a Netflix está tentando entrar na indústria de videogames, algo que muitas empresas não conseguiram fazer no passado recente.
Uma divisão de jogos completa pode estar se formando na Netflix depois que surgiram relatos da reunião do serviço de streaming com executivos da indústria de jogos. Serviços de streaming como Netflix e HBO Max viram um grande salto graças à pandemia em curso. No entanto, vale a pena notar que o Google Stadia deveria ser o Netflix dos jogos com sua infraestrutura de jogos baseada em nuvem, mas o Google deu um grande passo longe da plataforma de streaming de jogos quando fechou todos os seus estúdios de desenvolvimento interno.
Onde o Google está falhando, a Microsoft e a Amazon esperam ter sucesso, já que cada empresa tem seu próprio serviço de jogos em nuvem. O xCloud da Microsoft permite que os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate transmitam mais de 100 jogos em dispositivos para PC e dispositivos móveis. Enquanto isso, o Stadia equivalente da Amazon, Luna, tem um sistema de assinatura de canal que permite que os jogadores assinem um desenvolvedor específico. A assinatura dá acesso a todos os jogos lançados ou publicados pelo desenvolvedor e quaisquer novos lançamentos no primeiro dia. No entanto, a Amazon teve má sorte comparável à do Google na frente de desenvolvimento, tendo cancelado seu MMO e Crucible do Senhor dos Anéis desde a formação da Amazon Game Studios.
Como afirmado pelo The Information (paywall) e resumido pelo Game World Observer, a Netflix está supostamente no processo de criação de uma divisão de jogos dedicada. Fontes disseram ao The Information que a Netflix se reuniu com executivos veteranos de jogos sobre se juntar à empresa nas últimas semanas. Embora essa notícia ainda não esteja confirmada, muitos não estão surpresos que a empresa esteja procurando entrar no mercado de jogos. Aparentemente, a Netflix está pensando em lançar um “pacote de jogos semelhante à oferta de assinatura online da Apple, Apple Arcade“, e a gigante do streaming também está decidindo se os jogos em seu serviço serão ou não livres de anúncios.
Esta não é a primeira vez que a Netflix interage com a indústria de jogos, o que dá um pouco mais de credibilidade à ideia. A empresa anteriormente licenciou Stranger Things: The Game e produziu vários programas de TV interativos e gamificados em seu serviço, bem como o arriscado, mas fascinante filme interativo Black Mirror: Bandersnatch.
Se a Netflix está querendo entrar na cena dos jogos, então uma situação do Stadia pode muito bem acontecer novamente. A Amazon está aprendendo sua lição de jogo agora com a Amazon Game Studios. A Amazon já cancelou um jogo, estomou outro depois de colocá-lo de volta no beta, mas ainda espera encontrar sucesso com seu MMO novo mundo. A Netflix deve aprender com seus concorrentes e descobrir por que algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo falharam até agora, enquanto a Microsoft – com seu braço de jogos maciço e dedicado – continua a prosperar no mesmo espaço.
1 comentário
Pingback: Ragnarok: O que esperar da terceira temporada da série | Geeklando