ATENÇÃO: O artigo a seguir contém spoilers de Superman: Son of Kal-El #14, à venda agora da DC Comics.
Superman e seu namorado, Jay Nakamura, têm feito tudo ao seu alcance para enfrentar o Presidente Bendix da maneira certa. No entanto, Superman: Son of Kal-El #14 (por Tom Taylor, Cian Tormey, Federico Blee, Dave Sharpe) termina com Jay ficando cara a cara com o que Bendix tinha feito com sua mãe. A questão agora é se Jay será forte o suficiente para superar a dor e a fúria que Bendix lhe causou.
Seria compreensível se Jay piorasse. A vida de sua mãe foi a única coisa que ele segurou durante esta luta. O que Bendix fez com ela quebra qualquer esperança que Jay possa ter tido sobre uma reunião feliz ou até mesmo um final feliz para sua história. Há também muitas pistas da questão para sugerir que Jay pode se dar mal e tentar assassinar Bendix pelo que ele fez.
O Presidente Bendix é um homem que deseja o controle absoluto. Quando isso é tirado dele, ele se torna menos tático e mais cruel. Quando a identidade de Jay como líder da Verdade (uma sociedade secreta de jornalistas) foi exposta, Bendix decide realizar um experimento desconhecido na mãe de Jay. Não havia nenhuma razão por trás disso além de rancor. Bendix até disse à Sra. Nakamura que a única razão pela qual ele estava experimentando com ela era que Jay o estava atrapalhando todo esse tempo.
Embora Jay não saiba as razões exatas pelas quais Bendix transformou sua mãe em um monstro, isso realmente não importa a longo prazo. Sua maior esperança e motivação agora é um monstro retorcido que, sem dúvida, quer matá-lo. Adicionando insulto à injúria, o pouco que resta da aparência original de sua mãe foi claramente deixado intencionalmente – para que Jay pudesse reconhecer que esse monstro é sua mãe.
Depois de tudo que Jay passou, sendo experimentado, forçado a se exilar de seu próprio país, e agora vendo o que aconteceu com sua mãe, ninguém pode realmente culpá-lo se ele se irritar. Esta edição dedica uma boa parte de si mesma a tentar convencer os revolucionários a combater o caminho de Bendix. Parecia um ponto de encontro para as forças do Superman, mas e se fosse realmente um prenúncio? A coisa toda poderia ter sido uma armação esperançosa para tornar a queda de Jay ainda mais trágica.
Agora, parece quase impossível que Jay possa se dar mal. Ele tem sido o mais fervoroso defensor do Superman e tem defendido fazer as coisas da maneira certa todo esse tempo. Para ele, voltar atrás agora soa um pouco forçado e incrivelmente fora do personagem. A única evidência de sua queda seria a reação de Dreamer ao encontrar sua mãe. O horror e o medo em seu rosto eram óbvios, e ela sentiu a necessidade de afastar o Superman da luta para ajudar Jay.
O que quer que ele esteja enfrentando e sentindo pode ser o ponto focal do cerco. Se Jay ficar sombrio, isso pode inviabilizar qualquer legitimidade que o Superman e suas forças possam ter. Mais do que isso, quebraria o coração de ambos se eles acabassem tendo padrões morais drasticamente diferentes quando se trata de derrotar seus inimigos.