Atenção: Este artigo contém spoilers para Locke & Key 3ª temporada.
A terceira temporada de Locke & Key introduziu quatro novas chaves poderosas, e cada uma delas é singularmente intrigante e perigosa. Inspirada nas histórias em quadrinhos de Joe Hill e Gabriel Rodriguez, Locke & Key provou ser uma das melhores adaptações de quadrinhos da Netflix. A série conta a história de uma família que retorna à sua casa ancestral, apenas para saber que herdaram a posição de Guardiões das Chaves.
Essas chaves mágicas são na verdade os espíritos de seres demoníacos de outra dimensão, presos em ferro demoníaco que pode ser forjado em chaves. Aquele que forja a chave pode imbuí-la de qualquer poder que desejar, tornando-a tremendamente poderosa. Infelizmente, a magia contida nessas chaves é perigosa e complexa, derivada de um reino de puro mal, o que significa que os Guardiões das Chaves lutam para impedir que sejam usadas para o mal.
A terceira temporada de Locke & Key encerra a história das chaves. Desta vez, os Lockes só descobrem quatro novas chaves, cada uma delas possui habilidades notáveis. Alguns deles se mostram úteis, enquanto outros se tornam obstáculos difíceis. Aqui está um resumo de cada nova chave na 3ª temporada de Locke & Key.
A Chave do Globo de Neve
A chave do globo de neve é introduzido em Locke & Key no episódio 1 da terceira temporada. Ele sincroniza o Keyhouse com uma réplica contida dentro de um globo de neve, permitindo que as pessoas entrem no globo e se divirtam lá. No início, esta parece ser uma das chaves mais benignas, boa para um pouco de diversão na neve e nada mais; na realidade, porém, é uma armadilha perigosa. É possível ficar preso no globo de neve, e de fato Bodie quase congela até a morte lá. Como todas as chaves da Locke & Key, um único erro com a magia pode ser fatal. Pior ainda, os Guardiões das Chaves originais parecem ter usado a Chave do Globo de Neve como uma prisão para dois seres (provavelmente demônios), as irmãs Ada e Dorothy, que saem e tentam causar estragos no Keyhouse. Nina consegue prendê-los novamente usando a chave do espelho.
A Chave arlequim
A próxima nova chave a ser descoberta é a Chave Arlequim. Isso pode ser usado para transformar um tronco mágico em um recipiente impenetrável, e os Lockes sabiamente decidem que a Caixa arlequim é o melhor lugar para armazenar todas as outras chaves. Infelizmente, Locke & Key 3ª temporada vê Gideon descobrir como usar a Chave Arlequim para sua própria vantagem, trancando as chaves lá e embolsando-a. O fim da 3ª temporada de Locke & Key vê Bodie e Nina desesperadamente tentar abrir a Caixa arlequim, imaginando que foi criada antes de muita tecnologia moderna. A magia se mostra mais forte que a ciência, no entanto, e mesmo o melhor equipamento que os dois podem encontrar é incapaz de quebrá-lo e abrir. A única resposta à magia, ao que parece, é mais mágica.
A chave do tempo
A Chave do tempo é uma das mais complexas, pois só pode ser usada ao lado de um relógio de pêndulo que contém mecanismos mágicos. Usando a chave do tempo, uma pessoa pode viajar no tempo de volta ao passado; eles podem até definir quanto tempo vão passar lá. Os poderes desta chave são uma tentação para as estrelas de Locke & Key, particularmente Bodie, que sente falta de seu pai. Mais uma vez, verifica-se que há um truque nessa magia, porque qualquer pessoa que toque um viajante do tempo no momento em que o tempo se esgota é transportada para a frente com eles. Bodie acidentalmente traz de volta Dodge, o maior inimigo dos Locke, que foi derrotado na segunda temporada de Locke & Key, e ela possui seu corpo.
A Chave do tempo tem uma proteção contra falhas integrada para essa eventualidade, um cronômetro que significa que qualquer coisa trazida do passado só pode existir por um certo tempo antes de desaparecer. Para horror dos Lockes, quando o tempo se esgota, o corpo de Bodie desaparece. O espírito de Bodie é capaz de descobrir outra solução, felizmente.
A mecânica temporal é complicada de lidar (mesmo a viagem no tempo do MCU não faz sentido). No caso de Locke & Key, o uso da chavey parece criar uma realidade ramificada que só pode ser mantida por um tempo antes de ser destruída. Isso significa que a chave do tempo não pode ser usada para criar paradoxos mudando o passado, nem pode trazer permanentemente uma pessoa ao presente para enganar a morte. Seu poder está nas experiências dos viajantes do tempo, e é uma ironia cruel que, sem a Chave de Memória, essas experiências também seriam esquecidas.
A Chave da Criação
A terceira temporada de Locke & Key guarda a melhor chave para o final. A Chave da Criação é a mais poderosa de todas, pois é limitada apenas pela imaginação de seu portador. É mais como uma caneta do que uma chave, e qualquer coisa desenhada por alguém que possua a Chave da Criação se tornará real. A Chave da Criação é o MacGuffin (objeto, evento ou pessoa) da terceira e última temporada de Locke & Key, procurada por Gideon simplesmente para completar o conjunto, mas na realidade exatamente o que os Lockes precisam para derrotá-lo. Os Lockes estão a um passo de banir Gideon através da Well House usando a Chave da Criação, mas eles subestimam sua força, e ele é capaz de se libertar e destruir a Well House.
O final dramático da 3ª temporada de Locke & Key vê os Lockes descobrirem o verdadeiro poder da Chave da Criação. Pode ser usado para contornar a magia das outras chaves, com Kinsey desenhando uma nova abertura na Caixa arlequim para que a Chave Alfa possa ser recuperada para matar Gideon. É uma pena que a 3ª temporada de Locke & Key encerre a história porque seria fascinante ver como a Chave da Criação poderia ser usada ao interagir com a magia de algumas das outras chaves.