Aviso: Grandes spoilers de John Wick: Capítulo 4!
John Wick: Capítulo 4 traz a franquia de ação liderada por Keanu Reeves a uma conclusão apropriadamente sangrenta, mas John consegue entrar no pôr do sol? No John Wick original, o personagem titular foi aposentado de sua vida passada como um assassino quase imparável, até que uma invasão de casa viu seu amado filhote morto e o colocou em uma missão de vingança sanguinária. Há um universo alternativo em que o filme foi direto para DVD, mas se tornou um sucesso boca-a-boca. Reeves logo retornou para duas sequências, com cada entrada sucessiva superando a última. Para uma nova geração, é John Wick – não Neo de Matrix – que se tornou o papel definidor de Reeves.
No final de John Wick: Capítulo 3, as consequências das ações de Johnny viram a Mesa Alta buscando sua cabeça. O mentor de John/treinador do New York Continental, Winston (Ian McShane), também pediu ajuda a ele para combater uma tentativa de aquisição pela mesa. Nos momentos finais chocantes, Winston se virou contra John, atirando-o do telhado do hotel para provar sua lealdade. John Wick 4 começa meses depois, com John planejando acabar com a Mesa Alta ou morrer tentando; o que vier primeiro. No entanto, Winston propõe a John que há uma maneira mais limpa de sair de debaixo da mesa.
O que acontece no final de John Wick 4
Apesar de seus esforços espirituosos, a Mesa Alta tem pouca sorte tentando parar Wick. Depois que John mata o Ancião da Mesa na cena de abertura, o novo vilão de John Wick, o Marquês de Gramont (Bill Skarsgård), pune Winston por seu fracasso em parar Wick, destruindo o Continental e assassinando o fiel concierge Charon (o falecido e grande Lance Riddick). Eles então enviam um talentoso e ambicioso rastreador apelidado de Mr. Nobody (Shamier Anderson) em homenagem a John, e chantageiam o ex-amigo de Wick, Caine (Donnie Yen), para se juntar à perseguição também; se Caim se recusar, sua filha será assassinada.
John Wick 4 é posto em movimento quando Winston propõe que John desafie o Marquês para um bom e antiquado duelo, que este último deve aceitar de acordo com os costumes da Mesa Alta. Depois de uma desventura em Berlim, onde John renova seus laços com a Ruska Roma e derruba a Killa sênior da High Table de Scott Adkins, ele se senta com o Marquês para discutir os termos do duelo. Um duelo de pistolas ao nascer do sol no Sacré-Cœur de Paris é decidido, mas o Marquês nomeia Caine para lutar em seu lugar. Se John ganhar, ele estará livre e o hotel de Winston será reconstruído; se ele falhar, tanto ele quanto Winston morrem.
O Marquês também não tem intenção de jogar limpo, e o final do Capítulo 4 é uma enxurrada ininterrupta de perseguições de carros, tiroteios e brigas, já que cada assassino em Paris é chamado para coletar a recompensa de US $ 40 milhões de Wick antes que ele possa chegar ao Sacré-Cœur. Com alguma ajuda surpresa do Sr. Ninguém e do Caine de Donnie Yen, John quase chega à igreja a tempo. Ele e Caine duelam em três rounds usando pistolas de tiro único, e ambos se ferem gravemente. Aparentemente à beira da morte, o Marquês entra para dar o tiro em John, assumindo que a arma deste último está vazia.
No entanto, John não disparou na rodada anterior e matou o Marquês. John Wick: Capítulo 4 termina com The Harbinger de Clancy Brown declarando John e Caine livres. Este último se despede de John, enquanto o gravemente ferido Wick pede que Winston o traga para casa. João então se senta nos degraus da igreja, pensa na falecida esposa Helena e morre. A cena final mostra Winston, o cachorro de John e o Bowery King de Laurence Fishburne no túmulo de Wick, onde ele está enterrado ao lado de Helen. Em uma sequência pós-crédito, Caine se reúne com sua filha, sem saber que Akira de Rina Sawayama está se aproximando com uma faca, buscando vingança por Caine ter matado seu pai Koji no início da história.
John Wick morre no final do filme?
John Wick: Capítulo 4 apresenta a batalha mais cansativa do assassino titular até agora, tornando sua morte nos momentos finais ainda mais surpreendente. Sua morte parece um tanto abrupta, já que seus ferimentos a bala no duelo não parecem ter atingido nenhum órgão vital, mas considerando a enorme quantidade de punição física que ele sofre em sua corrida para a igreja – incluindo ser atropelado por vários carros e cair em inúmeros degraus – não é um choque. O capítulo 4 faz parecer que John Wick: Capítulo 5 não acontecerá, o que já havia sido anunciado ao lado da quarta entrada.
A quarta entrada encerra o arco de Wick de uma maneira satisfatória e oferece indiscutivelmente os cenários mais impressionantes de toda a franquia de filmes de John Wick. Dito isto, parece que oferece espaço de manobra para trazer o personagem de volta. É perfeitamente possível que Wick tenha desmaiado de seus muitos ferimentos durante sua última cena, e decidiu que seria melhor se o mundo pensasse que ele estava morto do que arriscar mais represálias pela Mesa Alta ou outros assassinos. Por enquanto, o público pode assumir que John realmente está morto – mas há ambiguidade suficiente para que uma quinta saída não esteja totalmente fora de questão.
Winston é o pai de John Wick? Sua tatuagem explicada
Um detalhe intrigante é que no final de John Wick: 4 mostra Winston se despedindo de seu velho amigo tocando seu túmulo. Ele diz “Adeus, meu filho” enquanto fala russo, e o símbolo do sindicato do crime Ruska Roma é visto tatuado em seu pulso. Embora essa cena possa ser lida como uma reviravolta revelando que Winston realmente é o pai de Wick, a explicação mais provável é que o próprio gerente tenha laços passados com a Ruska Roma, o que pode explicar o vínculo extraordinariamente estreito entre eles. O próximo filme da Ballerina pode expandir esses links em potencial, mas “meu filho” provavelmente não deve ser lido em um sentido literal.
Por que o Sr. Nobody Não Matou John Wick
Mr. Nobody de Shamier Anderson é uma nova adição divertida à saga, e passa o Capítulo 4 perseguindo Wick – mas sem nunca tentar matá-lo. Isso porque ele está esperando até que a recompensa cada vez maior de Wick atinja um certo limite, e usa seu dom sobrenatural limítrofe para rastrear o assassino para intermediar um doce acordo com o Marquês. O assassino de Anderson não acaba lucrando com isso, no entanto, já que durante o ato final Wick salva o cão leal do Sr. Ninguém da morte certa. Quando chega a hora de matar Wick, o rastreador não pode tirar o tiro e, em vez disso, senta-se para ver como o duelo Caine / Wick se desenrola.
John Wick 5, Spinoffs & Futuro Explicado
Apesar de ter sido anunciado ao lado do quarto filme, parece que John Wick: Capítulo 5 também está morto. A última sequência termina com a morte do assassino, e enquanto um personagem que está sendo falecido nunca ficou no caminho de Hollywood exigindo sequências, parece que tanto Keanu Reeves quanto o diretor do Capítulo 4, Chad Stahelski, estão prontos para seguir em frente; pelo menos por enquanto. A franquia em si está longe de terminar, com dois próximos spinoffs no horizonte. O primeiro é The Continental, uma minissérie prequela ambientada na década de 1970 detalhando como o jovem Winston (Colin Woodell) se tornou o gerente do moderno hotel de Nova York frequentado por assassinos.
Apesar de ter sido originalmente produzida pela Starz, a rede mais tarde vendeu a prequela para Peacock, e está programada para estrear em algum momento de 2023. A segunda ramificação é Ballerina, que segue a dançarina/assassina de Ana de Armas, que apareceu brevemente em John Wick: Capítulo 3, interpretado por Unity Phelan. Este thriller de ação dirigido por Len Wiseman (Underworld) se passa entre a terceira e a quarta entradas, com Rooney, de Armas, buscando vingança pelo assassinato de sua família. Os luminares da série preencherão o elenco de apoio, incluindo McShane, Reddick e o próprio Reeves como Wick, com o último e Rooney confirmados para ter uma grande cena de luta durante a história.