A franquia Jogos Mortais retorna com outra história focada em John Kramer, e Jogos Mortais 10 tem uma cena pós-créditos provocando mais. O décimo filme da franquia de terror chega dois anos após a última entrada, que marcou a primeira a não incluir Jigsaw, de Tobin Bell. Jogos Mortais X traz John Kramer de volta para seu maior papel até agora, já que o filme volta quase ao início da série para tornar o personagem de Bell o herói da história. Ao fazer isso, quando Saw X se passa na linha do tempo, coloca a franquia em uma posição bastante única ao considerar o futuro. O filme prequel se passa antes da morte definitiva de Kramer.
Embora Jogos Mortais possa vir antes da maioria dos filmes de Jogos Mortais cronologicamente, o filme ainda tem a capacidade de configurar e se conectar com o futuro da franquia, seja em relação a filmes que já são feitos ou um potencial Jogos Mortais 11. A franquia tem o dom de deixar a porta aberta para que mais parcelas sejam feitas de alguma forma, mas os filmes nunca usaram uma cena pós-créditos para isso. A prática se tornou muito mais popular em Hollywood ao longo dos anos, fazendo parecer provável que era apenas uma questão de tempo até que os filmes de Jogos Mortais incluíssem uma cena pós-créditos.
Jogos Mortais 10 tem uma cena pós-créditos
É oficialmente confirmado que Jogos Mortais 10 (Saw X ) tem uma cena pós-créditos, e isso ocorre durante o meio dos créditos. Isso o torna o primeiro filme de Jogos Mortais com uma cena de créditos finais que o público pode escolher esperar. Sem entrar em spoilers sobre o que a cena contém, a tag bônus começa no meio dos créditos e se conecta à franquia como um todo. Esperar pela cena do meio dos créditos também dá ao público a chance de ver os nomes dos roteiristas, atores e outros membros da equipe que trabalharam duro para tornar o filme possível.
É seguro dizer que os fãs da franquia Jogos Mortais não querem perder a cena dos créditos finais de Jogos Mortais X. A tag se baseia no final do filme e continua a história para os personagens principais. Ele também inclui conexões massivas com o universo geral de Jogos Mortais. Considerando que o filme traz de volta John Kramer e Amanda (Shawnee Smith) após suas mortes em Jogos Mortais III para a história prequela, a possibilidade de definir onde a franquia vai seguir sempre foi alta. A cena pós-créditos se conecta a histórias que o público já conhece e deixa a porta aberta para novas aventuras também.
Cena do meio dos créditos de Saw X traz de volta Mark Hoffman para um novo jogo
Após o final de Jogos Mortais 10, a cena do meio dos créditos do filme traz de volta o detetive Mark Hoffman (Costas Mandylor) para o início de um novo jogo. A cena começa quando John Kramer pega Henry Kessler (Michael Beach) e o acorrenta na sala original de Jogos Mortais. Henry tem sido apontado como o próximo jogador nos jogos de Jigsaw devido ao seu papel em mentir para John como parte do golpe de Cecilia Pederson. Depois de trabalhar principalmente com Amanda em Jogos Mortais X, a cena pós-créditos traz Hoffman de volta à cena. Ele é mostrado trabalhando com John enquanto eles ligam o dispositivo amarrado ao peito de Henry, marcando o início de um novo jogo.
O retorno de Hoffman em Jogos Mortais X é definido ao longo do filme. John é ouvido no início do filme falando com um detetive ao telefone, o que alude à participação de Hoffman no plano. O filme então permite que o público ouça a voz de Mandylor durante uma segunda conversa com o personagem de Tobin Bell. Depois de provocar Hoffman dessa maneira durante o tempo de execução principal do filme, incluí-lo na cena do meio dos créditos é uma recompensa natural. Isso é possível graças ao filme atuar como uma prequela e trazer o eventual substituto de Jigsaw de volta a um ponto em que ele era simplesmente o aprendiz em treinamento.
Como os pós-créditos de Jogos Mortais 10 configuram Jogos Mortais 11
A cena pós-créditos de Jogos Mortais X funciona como uma provocação potencial para o que a história de Jogos Mortais 11 poderia seguir. A linha do tempo da franquia Jogos Mortais pode ser um pouco confusa, mas a implicação é que a próxima entrada será outra prequel. Jogos Mortais 11 poderia seguir John Kramer continuando a caçar qualquer um que possa ter desempenhado um papel nos contras de Cecilia, que o filme menciona ter durado oito anos. Isso dá a John e Hoffman muitas pessoas para encontrar que possivelmente precisam pagar por seus pecados. Esta seria uma boa extensão da história pessoal que Jogos Mortais X dá a John e uma maneira de manter Amanda e Hoffman por perto.
Embora Amanda não esteja presente na cena de Saw X no meio dos créditos, ela ainda deve considerar o futuro da franquia se mais prequelas forem feitas. Isso pode significar que Jogos Mortais 11 explora mais a rivalidade que Amanda e Hoffman naturalmente tinham como cúmplices de John. Isso foi explorado um pouco em Jogos Mortais III antes da morte de Amanda, que Hoffman teve um papel na criação. Ao manter a história de Jogos Mortais 11 antes de qualquer uma das sequências originais, a franquia pode aproveitar a cena do meio dos créditos em Jogos Mortais X para explorar ainda mais Amanda e Hoffman individualmente, sua rivalidade e história com John.