O universo do entretenimento conta com diversos segmentos que transportam o público para mundos fantásticos e oferecem horas de diversão garantidas. Nesse território os jogos eletrônicos, o cinema e as séries são especialistas em encantar os seus entusiastas, e essa qualidade especial é potencializada pela troca de referências entre as indústrias.
Todos esses segmentos são sustentados por grandes histórias. Não existe série, filme ou game que se sustente sem ter um fio condutor que vai envolvendo o espectador ou jogador na trama, com reviravoltas alucinantes, ação para tirar o fôlego e emoções que marcam a experiência do consumidor.
A troca de referências no segmento audiovisual e dos jogos eletrônicos é bastante comum. Diversas séries foram transportadas para o mundo dos videogames, e títulos de sucesso também se transformaram em seriados e filmes que conquistaram a crítica. O mais recente fruto dessa simbiose é The Last of Us, um jogo lendário para PlayStation que virou um êxito total da HBO.
A seguir, navegaremos por diversos produtos culturais que nasceram dessa fusão de cinema, séries e jogos eletrônicos. Confira:
Num passe de mágica
A saga Harry Potter (2001–2011), escrita por J.K. Rowling, conquistou o mundo com suas histórias mágicas sobre um jovem bruxo e seus amigos. A série acompanha a jornada de Harry em Hogwarts, a Escola de Magia e Bruxaria, enquanto ele aprende sobre magia, enfrenta o Lorde das Trevas Voldemort e desvenda os mistérios de seu passado.
O jogo de videogame Hogwarts Legacy, ambientado 100 anos antes da época de Harry Potter, permite que os jogadores vivam sua própria aventura mágica como alunos de Hogwarts. O jogo oferece um mundo aberto para explorar, desde os corredores do castelo até as paisagens da região, além de uma variedade de atividades, como aprender magias, preparar poções, duelar com outros bruxos e desvendar segredos ancestrais.
Hogwarts Legacy é uma oportunidade única para os fãs da saga Harry Potter mergulharem nesse universo e viverem suas próprias histórias de bruxaria. O jogo é uma experiência emocionante e imersiva, com gráficos impressionantes, jogabilidade envolvente e uma narrativa rica em detalhes.
Um catálogo giratório
O iGaming é um gênero que tem crescido rápido e conquistado uma legião de fãs. Nessa categoria estão todos os jogos nascidos e popularizados nos cassinos. Dentro da lista de modalidades, uma que se destaca pela constante relação com outros segmentos do entretenimento são os caça-níqueis online, também conhecidos como slots.
O jogo ganhou nova vida com a transformação digital e com as ferramentas que facilitam a vida dos desenvolvedores. Nas plataformas especializadas é possível encontrar uma infinidade de títulos e temas para as slots e, dentro desse vasta oferta, estão uma série de jogos que evocam seriados e filmes de sucesso.
Rick and Morty (2013) é um exemplo que ganhou jogos de slot. São dois títulos dedicados às viagens pelo tempo e espaço do avô e cientista Rick Sánchez e seu neto Morty. Ao explorar planetas e galáxias distantes, o desenho é um prato cheio para os desenvolvedores apostarem pela temática espacial e conquistarem os jogadores.
Corra que os zumbis estão chegando
Os zumbis dominam o mundo das produções audiovisuais e dos videogames, e uma série que uniu esses dois universos com maestria foi The Walking Dead (2010). Inspirada em uma história em quadrinhos, a saga da AMC conquistou as telas e durou 11 temporadas, consagrando-se um sucesso estrondoso.
O game The Walking Dead: The Telltale Definitive Series, homônimo à série, apresenta uma história inédita, independente dos personagens da televisão. A trama inovadora acompanha a jornada de uma menina chamada Clementine. O sucesso foi tanto que resultou no lançamento de quatro jogos que seguem essa história, todos recebidos com grande entusiasmo pelo público, especialmente a sua versão definitiva.
Esses exemplos ilustram perfeitamente a fusão entre os universos do audiovisual e dos videogames. Ambos os setores estão sempre em busca de boas histórias, e essa troca constante entre eles é natural e enriquecedora. Quem ganha com isso são os fãs, que podem explorar suas tramas favoritas em diferentes plataformas, desfrutando de experiências ainda mais completas e imersivas.