Com o mais recente capítulo da franquia provocando seu futuro, o diretor Michael Chaves oferece uma atualização sobre Invocação do Mal 4 após a cena pós-créditos de A Freira 2. Chaves, que já comandou os vagamente conectados A Maldição da Chorona e Invocação do Mal: A Ordem do Demônio, retorna à franquia produzida por James Wan com a sequência do spin-off de sucesso de 2018. A Freira 2 também vê os retornos de Taissa Farmiga como Irmã Irene e Bonnie Aarons como o demônio homônimo Valak, que embarca em uma série de assassinatos de padres e freiras em toda a Europa em busca de um poderoso artefato.
Em homenagem ao lançamento do filme, a SlashFilm conversou com Michael Chaves para quebrar A Freira II. Quando questionado sobre a cena pós-créditos do filme e como ele configura o desenvolvimento de Invocação do Mal: The Last Rites, o diretor da franquia observou que a escrita ainda está em andamento para o quarto filme principal e reconheceu que “poderia ir de alguns caminhos diferentes“, mas expressou sua empolgação por isso e brincou que há “um grande final” planejado para ele. Veja o que Chaves compartilhou abaixo:
Acho que eles ainda estão escrevendo. Eles ainda estão trabalhando nisso. Definitivamente, “Invocação do Mal: Últimos Ritos” está chegando. E em termos de exorcismo de Maurice, isso sempre foi um centro, um marcador fundamental na linha do tempo e acho que depende de interpretação. É também, acho que há muitas coisas que precisam se alinhar, então pode ir de algumas maneiras diferentes. Como membro do público, eu veria 100% [um crossover de todos os demônios de Invocação do Mal]. Eu não poderia dar o que sei sobre o que está sendo desenvolvido, mas sei que eles vão acabar com um estrondo. Sei que há um grande final sendo planejado para “Last Rites” e sobre o que ou quem está nele… Não quero dar spoilers.
Como os pós-créditos de A Freira 2 configuram Invocação do Mal 4
A cena pós-créditos de A Freira 2, que chega no meio dos créditos assombrosos compostos por imagens de arquivo e cenas da sequência, mostra Patrick Wilson e Vera Farmiga retornando como Ed e Lorraine Warren em sua casa de família enquanto recebem um telefonema do Pai Gordon de Steve Coulter. Sua filha, Judy, atende o telefone e diz que Gordon está ligando sobre uma emergência, embora a natureza exata não seja especificada.
À primeira vista, o público é deixado para assumir que este é um flashback configurando o eventual exorcismo dos Warren da Frenchie de Jonas Bloquet que introduziria a dupla de investigadores paranormais à terrível ameaça de Valak. No entanto, os espectadores notarão que a Judy vista na sequência é aparentemente interpretada por Sterling Jerins, confirmando ser a encarnação adolescente da filha dos Warren, ocorrendo assim muito depois do exorcismo visto perto do meio do original Invocação do Mal.
Assim como no final da franquia de 2013, a cena pós-créditos de The Nun II parece ser uma configuração muito solta para Invocação do Mal 4, deixando a porta aberta para o caso que os Warren encontrarão em seguida, enquanto tranquiliza o público de que sua dupla favorita estaria de volta. Ao contrário das provocações anteriores, no entanto, a cena sugere uma natureza mais urgente para a chamada, sugerindo uma história de maior risco para o próximo capítulo. Dado que Invocação do Mal: Os Últimos Ritos foi sugerido para ser o último filme principal da franquia, será interessante ver o que vem a seguir para os Warren.