Séries

Inventando Anna – Final da série explicado

Inventando Anna, a história de Anna Delvey e a linha entre ambição e fraude. Veja o final explicado da série da Netflix

Continua após a publicidade..

Atenção: contém spoilers para a série Inventando Anna, disponível na Netflix

Não faz muito tempo, a história de uma falsa herdeira alemã se tornou um meme que quebrou a internet. Inventando Anna é a série limitada da Netflix contando a história da mulher por trás do meme. A série produzida por Shondaland tem nove episódios e é estrelada por Julia Garner (Ozark) como Anna, Anna Chlumsky (Veep) como Vivian, Katie Lowes (Scandal) como Rachel, e Laverne Cox (Orange Is the New Black) como Kacy.

Inventando Anna pinta um retrato da ascensão e queda de Anna Delvey, como ela entrou e saiu de círculos sociais e locais para fazer Anna Delvey decolar. Ela consegue isso deixando sua vida para trás na Europa e começando de novo em Nova York. Ela tece caminhos de figuras do cenário da moda e das artes. Ela corta a conexão entre Chase (Saamer Usmani), seu namorado, e Nora (Kate Burton), sua mentora.

Continua após a publicidade..

Anna usa as conexões de Nora para colocá-la na sala com os advogados, arquitetos e banqueiros certos para tornar seus sonhos realidade. Ela mora em hotéis e compra acesso aos pontos mais exclusivos de Nova York. Ela engana as socialites ao seu redor com seu estilo discreto, mas sofisticado e atitude desdenhosa. Seu comportamento confiante permite que ela roube um avião e fique em um iate uma semana depois que os proprietários partiram. No entanto, depois de anos levando esse estilo de vida, o que sobe pode descer.

Compartilhando os Holofotes

Inventando Anna – Final da série explicado

O episódio final da série limitada é centrado no advogado de Anna, Todd Spodek (Arian Moayed), e seu julgamento. Tudo isso está levando à sua estratégia de defesa contra as acusações de roubo. Ele briga com Anna durante o julgamento, especialmente depois que ela se recusa a sair até que ela tenha roupas melhores para usar. Ela ataca Todd por arruinar sua reputação; por sua vez, ele a ataca, dizendo que seu próprio pai nem vai ao julgamento. Isso rompe a fachada da narrativa de seu pai rico. Todd é capaz de convencê-la de que ela é a estrela do julgamento, ele é apenas a co-estrela trabalhando para iluminar sua própria luz. Apesar disso, como visto em seu argumento final, Todd explica como ela nunca teve a chance de realmente obter os empréstimos bancários que solicitou. Ela era apenas uma garota com um sonho na cidade grande. Este argumento provou ser mais eficaz desde que Anna Sorokin foi considerada inocente de furto em primeiro grau contra o Citibank e Rachel Williams. Ela foi, no entanto, considerada culpada de furto de segundo grau, uma acusação de tentativa de furto de primeiro grau e roubo de serviços.

Este caso afeta o tempo de Todd e o casamento dele. Mesmo depois que o veredito vem do julgamento, ele opta por ficar em vez de sair de férias para o México com sua família. Todd não queria deixar Anna sozinha para sua sentença. Apesar de todos os telefonemas excessivos e dificuldades para lidar com sua cliente, ele precisava ir até o fim. Do ponto de vista da série, sugere que Todd e sua esposa podem ter se separado ou mesmo se divorciado depois disso. No entanto, é revelado no final da série que o Todd Spodek da vida real sofreu um problema de saúde e finalmente tirou férias com sua família.

A Rachel

Inventando Anna – Final da série explicado

Inventando Anna também explora as pessoas no círculo íntimo de Anna (ou o mais próximo que ela poderia chegar, considerando que ela mantém todos à distância). Seus três amigos revelam o grau pelo qual estiveram com Anna. Neff (Alexis Floyd) defende Anna durante todo o julgamento. Ela é a única amiga a visitar Anna enquanto ela está em Rikers. Do grupo de amigos, Neff também é a única que recebe algo de volta.Ela perdeu a viagem para Marrakech, onde Kacy tem intoxicação alimentar e Rachel cobre as despesas da viagem com seu cartão de crédito de trabalho.

Depois de três meses pedindo o dinheiro, Rachel vai à polícia e ao escritório do promotor público pedir ajuda. Quando Anna vai a julgamento, ela é uma das vítimas, ao lado dos bancos, com acusações contra ela. Rachel desmente onde ela conta sua história. Todd derruba seu testemunho uma vez que ele questiona o quão boa amiga ela poderia ser quando ela vendeu sua história para a Vanity Fair e garantiu um acordo de livro. Por causa disso, o júri considera Anna inocente na acusação contra Rachel. O dano não para por aí; o antigo grupo de amigos desmorona. Rachel perde Kacy depois que é revelado no tribunal seu envolvimento com a operação  para prender Anna fora da reabilitação.

Quanto aos colegas da vida real, Neff eventualmente deixa seu emprego no hotel, se muda para Los Angeles, e está seguindo sua carreira na indústria cinematográfica. Kacy ainda é uma life coach e treinadora de fitness, mas desde então tem cortado clientes difíceis de sua vida por causa de seu envolvimento com Anna. Quanto a Rachel, seu livro de memórias foi um dos 100 Melhores Livros de 2019 da Time.

Ao longo da série limitada, fica uma questão para se saber se Rachel Williams é ou não uma vítima. Com base na maneira como ela é retratada por Katie Lowes, ela segue a linha de empatia pela situação em que ela se meteu, mas coloca a responsabilidade em suas mãos. Por todo o trauma que sofreu no Marrocos, ela se sentiu pressionada a vender sua história para várias fontes para recuperar seu dinheiro. Ela colocou sua história como uma forma de escrever sua própria narrativa, reivindicando-se como sua própria protagonista. Rachel nunca recebeu o dinheiro de volta da própria Anna, mas seu envolvimento com Anna financiou seu futuro.

Como deixar ir e seguir em frente

Inventando Anna – Final da série explicado

Através dos olhos de Vivian Kent, experimentamos a história de Anna Sorokin. Vivian é a versão fictícia de Jessica Pressler, a jornalista da New York Magazine que escreveu sobre a história de Anna, e inventando Anna em si é inspirado por sua reportagem. Desde o momento em que ela lança a história até o momento em que ela se despede de Anna, Vivian mergulha na vida e mentiras da falsa herdeira. Depois de seguir a história por anos, incluindo uma viagem à cidade natal de Anna, ela finalmente chega ao fim. O julgamento acabou e Anna é sentenciada. Vivian faz uma última viagem a Rikers para ver Anna antes de ser transferida para a prisão de Bedford Hills. Ela veio pela primeira vez para Rikers com apenas alguns meses de gravidez, encontrando Anna na sala de visitação padrão e ignorando a formalidade de uma entrevista adequada. Ao longo dos encontros de Vivian com Anna, Anna insulta a moda, o cabelo e até mesmo suas habilidades como jornalista. Ela a corta em todas as oportunidades para se sustentar. Em seu último encontro em Rikers, em um raro momento de vulnerabilidade, Anna implora para que Vivian prometa que ela a visitará. Ao sair da sala, Anna diz a Vivian que ela parece bem e que ela não é mais gorda. Anna e Vivian nunca se tornaram amigas, mas precisaram um do outro para conseguir o que queriam e foram mudadas para sempre pelo encontro.

O que mais assombra Vivian no episódio final é a pergunta que atormenta os escritores depois de terminarem uma história que consumiu tanto do seu tempo: O que vem a seguir? Seu apego à história tomou pelo menos dois anos de sua vida, durante o qual ela estava grávida e deu à luz. Quando uma pessoa dá tanto tempo e energia para uma história, é difícil entrar na próxima história, nem você quer ficar na mesma história para sempre.

Quem é Anna Sorokin?

Inventando Anna – Final da série explicado

“Há um pouco de Anna em todos nós.” Todd diz isso durante seu argumento inicial do julgamento. Ao longo desta série limitada, a verdade nessa afirmação é revelada. Há algo sedutor em se perder no estilo de vida: a moda, a arte, a riqueza, o jogo que Anna está jogando contra a elite nos negócios. Na melhor das hipóteses, você está transfixado na forma como Anna Sorokin é capaz de convencer as pessoas da história de Anna Delvey que ela está contando ao mundo. Você se diverte com as vitórias dela, da maneira como ela foi capaz de roubar um jato para usar um aplicativo de troca de voz para se passar por advogado de sua família. No entanto, do outro lado, há arrogância e tragédia em seus esforços. Ela roubou milhares de dólares de pessoas como Nora e Rachel. Ela cometeu fraude eletrônica para se dar ao luxo de ficar em hotéis de classe. O pêndulo balança para frente e para trás entre torcer pelos esquemas de Anna e lembrar que tudo nela é uma fraude.

Continua após a publicidade..

Cada episódio começa com alguma variação de “Toda a história é completamente verdadeira, exceto por todas as partes que são totalmente inventadas.” Por tudo que foi inventado, há muito mais verdade escondida nos detalhes. Através da performance de Julia Garner, o público pode ver a fragilidade por trás de sua ferocidade.

No final, Anna Sorokin conseguiu tudo o que sempre quis: ela se tornou famosa. Na verdade, a razão pela qual esta série limitada existe é devido à verdadeira Anna Sorokin vendendo seus direitos de vida para a Netflix, usando o dinheiro para pagar restituição aos bancos e taxas estatais. Anna foi condenada a até doze anos de prisão; ela foi libertada depois de cumprir apenas dois desses anos. Apenas um mês fora da prisão, ela foi detida pelo ICE por ultrapassar o prazo de seu visto. Anna Sorokin atualmente permanece atrás das grades. Talvez nunca conheçamos a verdadeira Anna Sorokin porque esse é o ponto.

 

 

Acelino Silva

Sou um amante de séries, filmes, games, doramas, k-pop, animes e tudo relacionado a cultura pop, nerd e geek.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo