A classificação PG-13 é um aspecto tão comum em filmes de sucesso que é difícil acreditar que já houve um tempo em que ela não existiu. Quase todo grande filme o tem orgulhosamente exibido em seus pôsteres e trailers, e obter qualquer classificação mais alta ou mais baixa do que isso pode fazer com que certos espectadores decidam que o filme é muito adulto ou infantil mesmo antes de vê-lo. Embora essa generalização possa ser injusta, especialmente quando alguns dos melhores filmes se enquadram na categoria de PG ou R, ela mostra como uma classificação PG-13 pode ser vital para qualquer filme que pretenda alcançar um público mais amplo.
No entanto, antes de 1984, a classificação PG-13 não existia. Em vez disso, a Motion Picture Association of America (MPAA) tinha apenas quatro classificações para se basear. Essas classificações foram G, PG, R e X. Os dois centros foram onde a maioria dos filmes de Hollywood pousou. No entanto, a lacuna significativa entre o que torna um filme PG e o que o torna R muitas vezes trouxe consigo vários problemas. Devido ao código estrito da classificação PG, muitos cineastas atenuaram momentos importantes apenas para evitar que seu filme fosse rotulado como R. Isso foi até o lançamento de dois filmes em particular que a MPAA finalmente adicionou a agora predominante classificação PG-13: Indiana Jones e o Templo da Perdição e Gremlins.
Templo Da Perdição & Gremlins Eram Muito Intensos Para O Público Mais Jovem
Quando o segundo filme de Indiana Jones, Templo da Perdição, foi lançado em 1984, não recebeu muitas críticas favoráveis. Embora as opiniões variassem desde o filme ser muito bobo até ele ser muito estúpido, havia um ponto de vista que parecia comum entre praticamente todos os espectadores. As representações gráficas do filme, que incluíam crianças sendo abusadas e o coração de um homem sendo arrancado de seu peito, provaram ser demais para o público médio que ia ao cinema, especialmente para o público que costumava assistir a estes filmes. E no momento do lançamento do filme, não havia muitas maneiras de avisar os espectadores sobre a intensidade do filme sem dar ao filme uma classificação R.
O mesmo problema afetou outro grande filme menos de um mês depois. Embora Gremlins tenha sido mais calorosamente recebido do que Templo da Perdição, muitos críticos e espectadores foram rápidos em considerá-lo violento demais. Essa crítica era igualmente justificada, se não mais. A abundância de cenas de morte horríveis do filme, que envolvem gremlins e vítimas, excede em muito o que se espera de um filme com classificação PG.
Como Steven Spielberg Criou Um Novo Sistema De Classificação
Embora esses filmes não tenham sido os primeiros filmes PG a serem avaliados por sua violência, eles foram os primeiros a influenciar o sistema de classificação. A razão para isso tinha a ver com Steven Spielberg. O diretor já tinha uma longa história de lidar com a censura da MPAA. Em Os caçadores da Arca Perdida, por exemplo, ele teve que diminuir o tom de uma cena que envolvia a cabeça de um personagem explodindo em detalhes gráficos apenas para manter o filme censurado. No entanto, depois que a MPAA insistiu em dar a Templo da Perdição uma classificação R, Spielberg argumentou contra isso, acreditando que o filme não foi longe o suficiente para justificar a censura.
Eles finalmente cederam e deram a Templo da Perdição sua classificação PG, mas o debate PG versus R ressurgiu quando Gremlins, um filme do qual Spielberg atuou como produtor executivo, foi lançado algumas semanas depois. Isso fez com que Spielberg falasse com o chefe da MPAA na época sobre a possibilidade de criar uma nova classificação que fosse adequada para filmes como Templo da Perdição e Gremlins. Foi após essa reunião que a classificação PG-13 foi criada.
Não demorou muito para que a MPAA emitisse sua mais recente classificação. Amanhecer Violento, um filme dirigido por John Milius que retratava o que aconteceria se a União Soviética invadisse a América, se tornou o primeiro filme a receber a classificação PG-13. Foi lançado em 10 de agosto de 1984, poucos meses depois de Gremlins. Embora as críticas ao filme fossem mistas, sua classificação permitiu que fosse criticado por vários fatores além de seu conteúdo violento.
Desde então, a classificação PG-13 mudou o panorama dos filmes. O PG não é mais considerado a norma para grandes filmes de sucesso de Hollywood, e os cineastas podem incluir conteúdo mais maduro em seus filmes sem se preocupar muito se ele se qualifica para uma classificação específica. Como tal, não há como negar o impacto que a classificação PG-13 teve na indústria cinematográfica.