Os podcasts estão entre os tipos de mídia que mais observaram crescimento e adoção do público na última década: parecidos com os programas de rádio, o universo dos podcasts é repleto com todo o tipo de criação, é possível encontrar programas sobre finanças pessoais, amigos discutindo videogames, resultados esportivos, sessões de RPG, e até mesmo grandes reportagens ou conteúdo sobre o true crime – como mostra a ExpressVPN. Esse cenário vibrante combinado com a praticidade dos programas de áudio, que podem ser escutados durante o trânsito ao trabalho, academia, ao lavar as louças ou antes de dormir, tornaram os podcasts extremamente populares no Brasil.
No entanto, para organizar os programas que te interessam, descobrir novos conteúdos, receber as notificações de novos episódios e – claro – escutar aos programas, um bom app de podcasts é obrigatório. É por isso que a notícia do encerramento do Google Podcasts, plataforma mais utilizada para esse propósito em aparelhos Android, chocou seus usuários. Mas se você é cliente do Google Podcasts ou procura um app com mais recursos, não se preocupe, separamos as melhores opções para quem quer aprimorar a experiência com os podcasts e não deseja perder a biblioteca acumulada no Google Podcasts. Confira.
Fim do Google Podcasts
A notícia do fim do aplicativo Google Podcasts pode ter surpreendido seus usuários, mas não é algo anormal dentro dos hábitos da empresa. Sites como o Killed by Google mostram que diversos outros serviços da Google, muitos amados pelos usuários, também já foram cancelados ou abandonados. Um exemplo conhecido para os brasileiros é o Orkut, uma das primeiras grandes redes sociais no país. O anúncio do fim do Google Podcasts foi feito quatro meses atrás, e embora ainda seja possível abrir o aplicativo e usar seus recursos, ao longo do tempo o app deixará de receber atualizações, não será listado nas lojas de aplicativos, o catálogo de programas não será atualizado, e usuários podem receber notificações impedindo seu uso.
O fim do Google Podcasts, apesar de muito posterior, é resultante do mesmo fator que motivou o término de outro popular serviço da empresa: o Google Play Music. Lançado em 2011, ele permitia que os usuários transmitissem uma vasta biblioteca de músicas, além de oferecer a opção de enviar suas próprias faixas na nuvem para acessar de qualquer lugar. Entre seus principais recursos estavam a criação de playlists personalizadas, a recomendação de músicas com base nas preferências do usuário e a integração com o Google Assistant para facilitar a busca e reprodução de músicas. O serviço também oferecia estações de rádio personalizadas e um modo offline para ouvir músicas sem conexão com a internet. Apesar de seu grande sucesso, o Google Play Music foi descontinuado em 2020 e substituído pelo YouTube Music, em uma nova estratégia de negócios que busca consolidar os serviços de mídia da empresa dentro da plataforma – embora muitos dos recursos encontrados no Google Play Music nunca tenham chegado ao YouTube Music.
Agora, os podcasts da plataforma também serão migrados para o YouTube Music e coexistirão com as músicas, com uma aba de seleção na biblioteca para que usuários possam encontrar os programas rapidamente. Usuários do Google Podcasts podem optar por transferir suas inscrições automaticamente para o novo aplicativo, embora muitos reclamem da aparente falta de otimização do YouTube Music para podcasts: a interface pode ser confusa e difícil de navegar rapidamente, em especial, o app mistura músicas e episódios em sua tela inicial. Além disso, a mistura de podcasts verdadeiros com vídeos no YouTube prejudica a busca e pode aumentar o consumo de dados móveis. De todo modo, o YouTube Music agora é a única solução da Google para os podcasts.
Os melhores apps para podcasts
A boa notícia é que uma grande variedade de aplicativos para ouvir podcasts estão disponíveis nas lojas de aplicativos para iPhone e Android, com diversos recursos e estratégias de monetização:
AntennaPod:
O AntennaPod é uma excelente solução para escutar podcasts no Android. O aplicativo é de código aberto e gratuito para sempre, sem anúncios ou outros tipos de incômodos, e com acesso a um vasto acervo de programas. O aplicativo possui bons recursos para monitorar novos episódios e organizar a biblioteca, mas não apresenta nenhuma inovação excepcional – é apenas um bom app gratuito para podcasts.
Pocket Casts:
Oferecendo uma interface elegante e fácil de usar, o app se destaca pela sua personalização detalhada e controle sobre a reprodução. Os usuários podem ajustar a velocidade de reprodução, utilizar um modo de visualização compacta e criar listas de reprodução personalizadas. A funcionalidade de sincronização entre dispositivos permite que você continue ouvindo de onde parou, independentemente de qual dispositivo esteja usando. Além disso, o Pocket Casts disponibiliza um sistema robusto de recomendações e uma maneira eficiente de gerenciar e organizar seus podcasts favoritos.
Spotify:
O Spotify não é apenas uma plataforma de streaming musical, mas também um gigante no universo dos podcasts. Sua principal característica é a presença de programas pagos, exclusivos à plataforma, financiados com anúncios ou pela assinatura mensal já cobrada pelos recursos premium do app. Embora o Spotify possa levantar algumas questões quanto à privacidade, graças à coleta de dados pessoais utilizados para alimentar seus anúncios, além dos debates quanto à ética de contratos de exclusividade dentro do ambiente dos podcasts, o app continua sendo uma excelente opção e com catálogo maior que seus concorrentes, com programas exclusivos atraentes e, para quem já assina a plataforma, uma boa integração com seus dispositivos.
Agora você já conhece três boas alternativas ao Google Podcasts, e pode migrar entre as plataformas sem preocupações. Os podcasts continuam a evoluir e se tornar cada vez mais populares e importantes no cotidiano de diversas pessoas.