Mary Elizabeth Winstead estrela Kate como uma assassina moribunda, e é assim que termina o filme de ação da Netflix. O filme da Netflix finalmente coloca Winstead em um papel principal de ação após anos interpretando papéis coadjuvantes em filmes como Aves De Rapina (e a fantástica emancipação de uma Harley Quinn). A mais recente adição à crescente biblioteca do serviço de streaming de filmes de ação liderados por mulheres, como The Old Guard e Gunpowder Milkshake, mas aqui Kate corre contra o tempo e a Yakuza.
O enredo principal de Kate segue a personagem assassina titular de Mary Elizabeth Winstead e as consequências de uma missão com a qual ela não concordava totalmente. Kate mata um membro da Yakuza no início do que deveria ser outra missão de rotina. No entanto, a presença da filha do alvo, Ani (Miku Martineau), a faz hesitar em puxar o gatilho. Ela imediatamente se arrepende de ter matado o homem e diz a seu mentor Varrick (Woody Harrelson) que ela só fará mais uma missão para finalizar com o trabalho atual da Yakuza e então se aposentar. Na noite de sua missão final, porém, Kate não se sente bem e perde sua chance. Isso a leva a descobrir que foi envenenada por um homem que conheceu em um bar por radiação aguda e morrerá em 24 horas.
Depois de reunir uma coleção de estimulantes e drogas para ajudá-la a mantê-la viva, Kate vai em uma busca para descobrir quem é o responsável por seu estado atual e se vingar. Isso inevitavelmente a leva a deixar um rastro de corpos onde quer que vá, pois ela não consegue as respostas que precisa ou quer. Kate permite que seu assassino titular faça progressos e descubra a verdade por trás de seu envenenamento, e aqui está uma explicação do que acontece no final do filme.
Quem Envenenou Kate (E Por Quê)
A busca de Kate para descobrir quem a envenenou é uma missão longa e tortuosa que a faz acreditar que muitas pessoas diferentes estiveram por trás disso. Ela inicialmente suspeita que o homem com quem ela ficou na noite anterior foi o responsável, mas ele revela que foi apenas contratado para lhe dar o que pensava ser uma droga não letal. Isso leva Kate a caçar outros membros da Yakuza e fica repetidamente desapontada com as respostas que recebe. Kate começa a suspeitar que o líder do sindicato do crime, Kijima (Jun Kunimura), é quem está realmente por trás de seu envenenamento. O final de Kate confirma que este não foi o caso.
O filme revela que o envenenamento de Kate resulta de Varrick trabalhando secretamente com Renji (Tadanobu Asano, que recentemente interpretou o Raiden de Mortal Kombat), que queria assumir o sindicato do crime e trazer Varrick para o grupo. Renji estava com medo de deixar Kate se aposentar devido ao seu conhecimento sobre as missões anteriores, e Varrick disse a ele que ela poderia ser morta após assassinar Kijima. Varrick achava que conseguiria convencer Kate a não se aposentar, evitando totalmente essa situação, mas Renji não queria arriscar. Ele orquestrou o envenenamento por radiação de Kate para não deixar pontas soltas. Depois que Kate descobre que Varrick a traiu, ela usa suas horas finais para se juntar a Kijima para ir atrás deles e resgatar Ani.
Kate Morre?
A missão final de Kate traz o tiroteio culminante de Kate, que exige que ela use as doses restantes de adrenalina. O exército de Kate e Kijima invade o esconderijo de Renji e sobe para os andares superiores, onde ele e Varrick estão escondidos. Enquanto o tempo avança com o envenenamento de Kate, ela consegue matar Varrick para se vingar, no estilo The Handmaid’s Tale, e salvar Ani de potencialmente seguir o mesmo caminho de vida dela. É uma grande vitória para Kate nesse aspecto, mas isso não significa que o filme pode poupá-la do destino que a aguardava. Assim que ela conseguiu tudo o que se propôs a fazer, Ani segurou uma exausta, espancada e muito ferida Kate em seus braços quando Kate chegou ao fim. O filme terminou com os olhos de Kate se fechando e o leve ruído do batimento cardíaco passando sobre o filme desaparecendo. Este é um forte indicador de que o final de Kate mata o personagem de Mary Elizabeth Winstead.
Há algum espaço de manobra para uma reversão do destino de Kate no futuro, no entanto, dependendo se a Netflix quer transformar o filme de Cedric Nicolas-Troyan em uma franquia. Uma possível sequência pode revelar que Kijima ou outra pessoa encontrou uma maneira de reverter os efeitos de seu envenenamento e salvar a vida de Kate. Não é uma opção provável, já que uma sequência de Kate nem mesmo foi discutida neste ponto, mas o velho ditado que diz que alguém não está morto em um filme a menos que você veja o corpo, ainda pode se aplicar aqui.
O Que Aconteceu Com Os Pais Da Kate?
Uma das perguntas que Kate nunca aborda totalmente é o que aconteceu com os pais de Kate. O filme explica que ela ficou órfã quando criança, o que levou Varrick a se tornar seu mentor. Kate deixa de fora uma explicação de como ficou órfã, permitindo que os espectadores criassem seu próprio raciocínio. Uma possível resposta é que Varrick foi responsável pela morte de seus pais, já que Palpatine matou os pais de Rey em Star Wars: A Ascensão de Skywalker. Pode ser por isso que ele a adotou de certa forma e a treinou para se tornar uma assassina usando a morte de seus pais como motivação. Isso também apoiaria a crença de Kate de que Varrick criaria Ani para ser um novo assassino para cumprir suas ordens. Uma vez que Kate não responde a esta pergunta, no entanto, os espectadores serão deixados para decidir por si mesmos o que aconteceu a menos que outro filme aconteça e que mergulhe mais fundo em sua história.
O Que Acontecerá Com Ani?
O final de Kate mata a maioria dos membros do elenco, mas Ani permanece viva. Isso levanta uma grande questão sobre o que seu futuro reservará. O pai de Ani morreu logo no início do filme, e há poucas informações sobre sua mãe. Kate provavelmente teria cuidado dela, mas isso não seria possível se ela morresse. Se a mãe de Ani não estiver por perto, seu tio Kijima pode intervir para cuidar dela. Essa seria uma opção intrigante para Ani, pois poderia colocá-la entre nas fileiras da Yakuza. Ela lidou bem com Kate e, mesmo que não quisesse se tornar uma assassina, ocupar um lugar na organização criminosa familiar poderia ser atraente para ela. Então, novamente, agora que todos os envolvidos com a morte de seu pai se foram, Ani poderia retornar à sua vida adolescente normal e evitar o estilo de vida criminoso que Kate tinha.