Um filme de BioShock está em produção na Netflix. Os filmes de videogame há muito são vistos como um gênero amaldiçoado em Hollywood, já que muitos jogos de alto nível não conseguiram fornecer adaptações aceitáveis. No entanto, o número de histórias de sucesso significa que vários estúdios continuam tentando dar vida a alguns títulos populares de uma nova maneira. Nos últimos anos, Uncharted, Sonic the Hedgehog, Tomb Raider e Mortal Kombat receberam adaptações para o cinema, e há muitos outros filmes de videogame em vários estágios de desenvolvimento.
Há muito tempo há interesse em Hollywood em trazer BioShock para as telonas. A Universal começou a desenvolver um filme baseado no jogo de tiro em primeira pessoa de 2007 da 2K Games e Take-Two há mais de uma década. O filme BioShock rondou o diretor de Piratas do Caribe, Gore Verbinski, mas ele acabou deixando o projeto devido a vários obstáculos. A Universal mais tarde encontrou Juan Carlos Fresnadillo para assumir, mas ele também saiu do filme eventualmente. Isso levou a Universal e a 2K Games a descartar inteiramente os planos para a adaptação em live-action.
Agora, BioShock está tendo outra chance de se tornar uma grande franquia de filmes. A Netflix anunciou que fez uma parceria com a Take-Two Interactive e a 2K para desenvolver um novo filme do BioShock. A nova adaptação cinematográfica não tem nenhum roteirista, diretor ou membro do elenco anexado, nem tem uma data de lançamento. Também não está confirmado se o filme BioShock da Netflix será live-action ou animado.
A franquia de videogames BioShock acontece na década de 1960, com a cidade subaquática de Rapture servindo como o local principal para os jogos. O personagem principal é um homem chamado Jack, que cai perto de Rapture e descobre a utopia devastada pela guerra. Jack então luta para escapar da cidade, levando a batalhas com pessoas aprimoradas com superpoderes e os icônicos Big Daddies. Após o aclamado lançamento do primeiro jogo em 2007, a 2K transformou BioShock em uma franquia com BioShock 2 de 2010 e BioShock Infinite de 2013.
É compreensível por que a Netflix estaria interessada em trazer uma adaptação cinematográfica de BioShock para suas centenas de milhões de assinantes. A franquia de videogames é incrivelmente popular e uma grande peça de IP que pode atrair ainda mais pessoas para se inscreverem. É claro que BioShock não será uma propriedade barata para se adaptar, então espero que a Netflix não se limite em trazer o visual único da franquia e Big Daddies para a tela. Agora os fãs dos jogos terão que esperar que o projeto não deva muito tempo para se materializar.