Falha no WhatsApp Expõe Informações dos Usuários – Como se Proteger?
Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Geeklando.
As falhas no WhatsApp, muitas vezes, podem estar relacionadas a tentativas de roubo de dados e informações.
Afinal, os hackers não se cansam de procurar brechas no sistema, expondo vulnerabilidades do programa que podem colocar em risco os dados sensíveis dos usuários.
O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais utilizados no mundo, com cerca de 2 bilhões de usuários ativos. Com a troca de informações, incluindo fotos, documentos e áudios, a plataforma precisa investir constantemente em medidas de segurança para manter a privacidade das pessoas.
Neste artigo explicaremos um pouco melhor de como acontecem esses ataques, e como se proteger.
Como Acontece o Ataque ao WhatsApp?
Segundo um levantamento da Check Point Research (CPR), o aplicativo apresentou falhas diante de uma ameaça relacionada ao compartilhamento de imagens. O objetivo do ataque era interromper o funcionamento do aplicativo e roubar informações sigilosas.
Para ter acesso ao aplicativo, os cibercriminosos enviam anexos contendo uma imagem maliciosa para o usuário. Aplicam um filtro no arquivo e, ao enviá-lo de volta ao hacker, o programa apresenta problemas e falhas na segurança.
Dessa forma, os criminosos conseguem ter acesso a informações vinculadas ao software, como dados sensíveis.
Apesar do risco, a ameaça necessita que os usuários tenham interação entre si, através do compartilhamento de mensagens. Assim, fica mais fácil identificar o ataque antes que ele aconteça.
Ao modificar imagens, mais precisamente GIFs, e enviá-las a outros usuários, era possível travar o aplicativo.
Com isso, utilizando engenharia reversa, a empresa CPR constatou que a memória estava corrompida, uma vez que a imagem alterada poderia se passar pela original e, com isso, causar instabilidade no sistema.
A empresa já havia identificado outras vulnerabilidades do WhatsApp, como a falha encontrada em 2018, onde os cibercriminosos interceptavam mensagens, colocando em risco a segurança dos usuários.
Porém, nos dois casos, os criminosos não tiveram muito tempo para roubar informações das vítimas, já que o aplicativo resolveu rapidamente as brechas no sistema e impediu a ação dos hackers.
Por isso, a nova atualização do WhatsApp possui formas mais eficientes de verificação de imagens para evitar a exposição às ameaças online.
Como se Proteger e Evitar as Falhas no WhatsApp?
Com algumas medidas básicas você consegue proteger suas informações e manter seu dispositivo em segurança.
Portanto, coloque em prática as seguintes ações:
- Mantenha seu aplicativo e sistema atualizados
- Verifique a identidade do contato, principalmente ao receber anexos
- Confirme a veracidade de links e notícias antes de clicar
- Baixe programas e aplicativos somente nas lojas oficiais
- Instale um antivírus para Android
O antivírus é fundamental para identificar ameaças e evitar os temidos ataques online. Assim, os seus dados permanecem sigilosos e seguros, garantindo uma navegação rápida e anônima, com proteção eficaz contra vírus e malwares.
Portanto, é muito importante considerarmos todas as medidas de segurança para proteger nossos dados pessoais e informações. Afinal, com o avanço da tecnologia, é preciso também uma maior atenção com os famosos ataques virtuais.
E você, já recebeu alguma mensagem suspeita no WhatsApp? Como você mantém seu dispositivo seguro? Compartilhe com a gente!
Imagem: Unsplash (Christian Wiediger; Mikel Parera).
https://unsplash.com/photos/5BG-9id-A6I
https://unsplash.com/photos/VGmgsDsck58