Em breve, o Google fará uma mudança nos requisitos de login para aqueles que acessam o YouTube Studio, o que significa que é hora dos criadores de canais se atualizarem sobre o que é a autenticação de dois fatores (2FA) e como configurá-la. O popular site de compartilhamento de vídeos do Google é o lar de centenas de milhares de criadores de vídeos profissionais, bem como de um grande número de usuários casuais que enviam upload periodicamente. Eventualmente, o Google quer exigir que todos usem logins mais seguros, portanto, aprender como configurar e usar esse recurso valerá a pena para todos.
Qualquer pessoa com uma conta do Google pode usar o YouTube em um navegador da web ou um aplicativo para fazer upload de vídeos pessoais e as ferramentas padrão para gerenciamento de conteúdo são tudo o que é necessário. Os vídeos podem ser listados publicamente ou privadamente, e o Google lida com todos os detalhes de conversão para diferentes resoluções e otimização para tempos de espera mínimos e melhor experiência de visualização. Os criadores de vídeo profissionais que enviam vários vídeos de formato longo diariamente geralmente optam por usar o YouTube Studio, pois ele fornece mais controle de seu conteúdo e permite acesso a informações extras que ajudam a analisar o que está funcionando melhor.
Em um tweet recente, a conta oficial do Twitter do YouTube anunciou que a verificação em duas etapas, um nome alternativo para 2FA, será exigida até 1º de novembro de 2021, para aqueles que usam o YouTube Studio. O YouTube Studio é o back-end do YouTube onde os criadores podem gerenciar seus vídeos, ver dados de receita e navegar por outras análises. O Google recomenda enfaticamente essa segurança de conta aprimorada para todos, usando ou não o YouTube Studio, e como muitas pessoas têm uma enorme biblioteca de vídeos, fotos e uma coleção de senhas vinculadas a suas contas do Google, vale a pena o esforço mantê-la o mais segura possível . A melhor maneira de configurar o 2FA é com prompts e, se esse método for escolhido, o Google enviará uma notificação a qualquer dispositivo Android que esteja conectado à conta do usuário e a qualquer iPhone que tenha Gmail ou Google app instalado. Depois de configurar isso, quando e onde a verificação de login for necessária, o usuário pode simplesmente verificar o telefone e tocar no alerta para confirmar que é sua identidade.
Atualização de segurança importante para criadores YPP:
A partir de 1º de novembro, você será * obrigado * a ativar a verificação em duas etapas para acessar o Studio.
Queremos ajudar a manter sua conta segura e a 2SV é um passo importante!
Já está protegido? 👀 Ative em sua conta do Google →
https://t.co/lSOxZhuFBu pic.twitter.com/rc1MrOibeS
— TeamYouTube (@TeamYouTube) August 23, 2021
Métodos Alternativos De Autenticação Do Google
Uma chave de segurança física pode ser adquirida para a mesma finalidade de um telefone para verificação. O Google Authenticator ou outros aplicativos que geram códigos de verificação única baseados em tempo não são tão seguros quanto o telefone ou a chave física, mas ainda são bastante robustos. O Google também pode ligar ou enviar uma mensagem de texto para um smartphone, embora este seja o método menos seguro. Finalmente, uma lista de códigos de backup pode ser impressa e armazenada com segurança para uso de emergência no caso de o telefone ou a chave se perder, danificar ou ficar sem energia e o acesso imediato à conta for necessário. Qualquer um deles pode ser escolhido ao configurar 2FA em uma conta do Google.
Após a conclusão da configuração, pode ser tão fácil quanto confirmar em um telefone com um toque, mas pode exigir a colagem de um código de um aplicativo ou mensagem de texto, o plug-in de uma chave física ou a digitação de um código de backup. Seja qual for o método escolhido, a segunda etapa significa que a conta do Google do usuário é muito mais segura e todo o conteúdo armazenado no Gmail, Fotos, Mapas, Docs, YouTube e muito mais ficará mais seguro, o que vale a pena o esforço extra.