ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS A FRENTE
Carregado com mais drama e ação de artes marciais do que nunca, leva a franquia ” Karate Kid” para o próximo nível. É claro que as expectativas sempre seriam altas depois que foi anunciado que Thomas Ian Griffith voltaria a reprisar o irreprimível sensei do Cobra KaiTerry Silver, e rapaz, Silver teve um belo papel nesta temporada!
Enquanto “Cobra Kai” 4ª temporada prometeu eventos como o Torneio de Karatê de All Valley determinando o futuro das guerras do dojo e a tão esperada revanche entre Robby Keene e Miguel Diaz, ninguém poderia prever as reviravoltas chocantes que a série entregou no final.
Terry Silver redescobre seus verdadeiros instintos
Depois do tormento que Terry Silver fez Daniel LaRusso passar em de “The Karate Kid Part III,” todos nós esperamos para ver o que o mestre manipulador traria em “Cobra Kai” 4ª Temporada. No entanto, no início, ele é um Terry diferente, como sua parceira, Cheyenne, se refere a ele. Ele parece lamentar profundamente seu comportamento passado enquanto tenta viver uma vida nova e saudável longe da toxicidade do Cobra Kai.
No entanto, quanto mais John Kreese o lembra de seu passado, mais ele começa a voltar aos seus velhos costumes. Enquanto seu chute circular na garrafa de vinho em sua adega é seu proverbial redespertar, Silver amarrando seu cabelo em um rabo de cavalo icônico é o simbolismo mais óbvio. É neste ponto que todos sabem que Terrence se foi e Terry está de volta. Aquele sorriso malicioso dele deveria ter vindo com um alerta de spoiler, já que sua perversidade não conhece limites na 4ª temporada.
Johnny Contra Daniel
Existem três certezas na vida: morte, impostos e Johnny e Daniel brigando por uma coisa ou outra. Enquanto os dois rivais concordaram em deixar de lado suas diferenças para derrubar o Cobra Kai, qualquer um podia ver que era apenas uma questão de tempo antes que sua trégua recém-conquistada começasse a mostrar rachaduras. Mesmo que eles tentem se dar bem e ensinar uns aos outros suas respectivas formas de karatê, eles eventualmente entram em conflito sobre quem deveria liderar este novo dojo combinado.
No típico estilo de Johnny e Daniel, eles decidem resolver sua disputa em um confronto de sensei e o vencedor leva tudo. Previsível, certo? O que é hilário sobre isso é que até mesmo seus alunos não conseguem acreditar como esses dois homens adultos estão se comportando por causa de uma questão tão idiota. No final das contas, tanto Johnny quanto Daniel conseguem o que merecem, pois eles erradamente nocautearam um ao outro por um empate em um momento memorável. Pode ter levado quatro temporadas, mas sua teimosia finalmente os alcança da melhor maneira possível aqui.
Miguel descobre a relação de Johnny e Carmen
Pobre Miguel. Tendo acabado de se recuperar de uma lesão com risco de vida, ele agora enfrenta sua próxima ameaça: a ideia de sua mãe e seu sensei praticando karatê no quarto. Carmen e Johnny planejavam contar a Miguel sobre seu relacionamento quando fosse a hora certa; no entanto, ele descobre sozinho quando vê uma das peças da roupa de Johnny na cama de sua mãe. Olha, Miguel é um garoto inteligente e deveria ter previsto; com certeza ele deve ter se perguntado por que Johnny foi convidado para jantar tantas vezes durante a semana?
A reação de Miguel à notícia do relacionamento deles é madura. Sim, ele tem perguntas e preocupações, mas não está atacando os dois por esconder isso dele. Por outro lado, Johnny está excessivamente preocupado, temendo que Miguel o veja como ele via os namorados e padrasto de sua própria mãe. Isso mostra o quanto Miguel significa para Johnny e como ele quer ter certeza de que fará o que é certo para ele o tempo todo. É realmente reconfortante ver a superfície lateral mais suave e carinhosa de Johnny aqui.
Robby e Tory se tornam um casal
Robby Keene e Tory Nichols foram unidos pelo desejo mútuo da raiva contra Sam e Miguel. Enquanto eles tinham outras intenções para começar, eles acabaram desenvolvendo sentimentos reais um pelo outro, culminando com eles deslumbrando a pista de dança no baile de formatura e compartilhando um beijo apaixonado. Este é um relacionamento que faz muito sentido, já que Robby e Tory são semelhantes em muitos aspectos. Eles entendem o que é ser um excluído, lutando pela sobrevivência e nunca se encaixando. Eles trazem o melhor um do outro e conseguem encontrar a felicidade que ambos merecem.
Enquanto muitos fãs esperavam que o romance entre Rob e Samantha voltasse na quarta temporada de “Cobra Kai”, não há dúvida de que Rob e Tory pode ser o casal mais quente a chegar na série até o momento.
O retorno de Aisha
Muitos fãs ficaram desapontados quando a favorita dos fãs, Aisha Robinson, não retornou na terceira temporada. No entanto, como os criadores prometeram, ela retornaria se eles encontrassem uma razão para isso. “Às vezes as pessoas precisam sair para fazer sua [reentrada] um pouco diferente e maior”, declarou o produtor executivo Josh Heald em uma entrevista à TVLine.
Embora Aisha não tenha tido um papel importante na 4ª temporada de “Cobra Kai”, ela retorna para uma participação especial no episódio 6. Ela dá um bom conselho para Sam, que está lutando com o fato de Tory estar de volta à escola. Aisha revela que seus pais afastou-a do caratê, mas ela ainda aplica as lições que aprendeu em sua vida, como atacar primeiro. Ela diz a Sam que isso não significa atacar alguém; trata-se de definir seus próprios termos sobre como você será tratado, mas é um ponto de viragem no arco da história de Sam. Isso a inspira a se aproximar de Tory e aprender mais com as lições de Johnny.
Kenny se torna o valentão
Sem dúvida, o personagem que experimenta a maior reviravolta na 4ª temporada de “Cobra Kai” é Kenny, interpretado por Dallas Dupree Young. Apresentado como um garoto tímido e manso, ele acaba sendo intimidado por Anthony LaRusso e seus amigos. Kenny se junta a Cobra Kai e aprende como se defender; no entanto, ele também aprendeu o mantra de não mostrar misericórdia. Quando Anthony finalmente se desculpa por seu comportamento, Kenny não aceita. Em vez disso, ele desfere uma surra brutal, sendo impedido por Robby de infligir mais danos ao mais jovem LaRusso.
Em uma entrevista ao Deadline, William Zabka disse: “Há um ditado que diz que todo agressor já foi vítima. Todo mundo tem uma história de fundo e todo mundo tem seu ponto de vista dependendo de como a história é contada.” Suas palavras são verdadeiras para Kenny aqui. Anthony o humilhou por muito tempo, envergonhando-o na frente de toda a escola a cada chance que tinha. Agora, o ciclo continua, mas na direção oposta, já que Kenny está inflexível sobre puni-lo. Mas eles serão capazes de encontrar um terreno comum novamente ou é tarde demais para Kenny perdoar Anthony?
Falcão vence o torneio!
Considerando como “Cobra Kai” sempre girou em torno de Robby e Miguel, é surpreendente como um novo vencedor surgiu no All Valley Karate Tournament: Eli “Falcão” Moskowitz. No entanto, faz sentido no grande esquema das coisas. Embora a revanche de Robby e Miguel não tenha acontecido, o resultado é o certo, já que os termos do acordo entre os dojos no final nao valeu muita coisa
A vitória de Falcão, no entanto, é particularmente importante aqui. A quarta temporada de “Cobra Kai” é seu arco de redenção depois que ele se voltou para o lado negro nas temporadas anteriores. Ele perde a confiança (e o moicano) e questiona tudo sobre a identidade que construiu para si mesmo. No final, ele descobre que Falcão sempre existiu dentro de Eli, mas ele não precisa mudar quem ele é para se adequar a uma narrativa. Ele vence Robby porque encontra equilíbrio – outro dos temas centrais da série. Dito isso, esperamos que seu lendário moicano retorne na 5ª temporada porque é simplesmente de tirar o fôlego.
John Kreese encontra sua humanidade
Apenas “Cobra Kai” poderia nos fazer encontrar simpatia pelo diabo. Quantas vezes Kreese nos desviou no passado, apenas quando estamos prontos para acreditar que pode haver um cara legal por baixo daquele exterior serpentino? Pela primeira vez no All Valley Karate Tournament, ele vê o poder que exerce sobre a vida dos jovens e como arruinou Johnny no passado. Ele finalmente entende que pode ajudar ou destruir essas crianças por meio de seus ensinamentos.
Quando a batalha entre Sam e Tory chega ao ponto crítico, Silver incentiva Tory a trapacear para vencer. No entanto, Kreese intervém, dizendo-lhe que ela chegou até aqui sozinha e que deve fazer o que achar que é certo. Tory ouve Kreese e bate em Sam de maneira justa. A mudança no comportamento de Kreese é notável, pois mostra que ele não está preparado para arriscar destruir o futuro de Tory como fez com Johnny. É uma grande mudança para o sensei que tinha a mentalidade de ganhar a todo custo, significando uma mudança sísmica em seu arco de personagem. A questão é: foi um momento de fraqueza ou Kreese realmente descobriu sua humanidade aqui?
Robby e Johnny se reconciliam
A animosidade entre Johnny Lawrence e seu filho parecia algo que eles jamais superariam. Apesar dos melhores esforços de Johnny para se tornar um pai melhor, Robby não conseguia esquecer seus problemas de abandono. Tudo isso muda na 4ª temporada de “Cobra Kai”, que é facilmente uma das melhores cenas de toda a série. Após o Torneio de Karate All Valley, Robby encontra Johnny de volta ao antigo dojo Cobra Kai. Não há culpa ou ataque desta vez, já que Robby admite como sua raiva lhe causou tanta dor e ele não sabe se poderá deixá-la ir. Em vez de ficarem muito tempo conversando, os dois apenas choram e se abraçam, provando que ainda há uma chance de consertar o relacionamento rompido.
Este é o momento poderoso que Robby e Johnny merecem há muito tempo. Ambos são figuras trágicas que deixaram sua raiva tomar conta deles. Eles não podem mudar as más decisões que tomaram no passado, mas podem criar um novo futuro juntos. Este pode ser o novo começo pelo qual ambos ansiavam.
Traição de Terry Silver
A queda de Terry Silver na vilania é quase shakespeariana aqui. Enquanto ele enganou todo mundo, parecendo que havia perdido seu instinto assassino, ele mais uma vez prova que é o mestre dos jogos mentais. Ele não apenas garantiu a sobrevivência de Cobra Kai subornando o árbitro de All Valley, mas também lutou para controlar o dojo bem debaixo do nariz de seu velho amigo.
Como John Kreese acredita que uma nova era de Cobra Kai está prestes a começar, Silver revela que conhece as fraquezas de seu amigo – e as dele mesmo. Nesta conversa expositiva, Silver declara que é hora de eliminar Kreese de sua vida de uma vez por todas. A polícia chega à casa de Silver quando descobrimos como ele incriminou Kreese pelo ataque a Stingray, que também forneceu uma declaração falsa aos policiais. É um golpe de mestre absoluto de Silver tirar o outro sensei do caminho. Enquanto Kreese estava obcecado em provar que era o macho alfa, Silver permitiu que ele acreditasse no que queria, ganhando tempo para atacar. Como ele disse em “Karate Kid Parte III”: “Agora começa a verdadeira dor.”
O retorno de Chozen
Alguém realmente achou que os dojos iriam honrar o acordo que o vencedor leva tudo e o perdedor sairia de cena após o torneio de All Valley? Se o fizessem, seria o fim da série, obvio. A cena final da 4ª temporada de “Cobra Kai” mostra algumas situações interessantes. Com Chozen Toguchi concordando em se juntar a Daniel para derrubar Cobra Kai, o dojo de Silver enfrentará um adversário com o qual eles não estão familiarizados, e o elemento surpresa pode dar ao Miyagi-Do uma ligeira vantagem aqui.
Ao mesmo tempo, a chegada do Okinawa tem o potencial de despertar ainda mais tensão dentro de Miyagi-Do. Enquanto Daniel e Chozen resolveram suas diferenças, a terceira temporada deu a entender que eles ainda poderiam entrar em conflito nas menores coisas. Pode haver uma crise por ai, especialmente porque ambos têm tendências esquentadas e são muito determinados em seus caminhos. Além disso, como Johnny reagirá a Chozen? Eles nunca se conheceram e será fascinante ver como será sua dinâmica. Talvez eles possam até mesmo seguir em frente juntos devido aos seus problemas anteriores com Daniel. Seja como for, as apostas de “Cobra Kai” na 5ª temporada são maiores do que qualquer um de nós poderia esperar.