Bitcoin e outras criptomoedas tiveram uma semana difícil na semana passada no começo desta e 2022 até agora não tem sido muito gentil também. As criptomoedas estão atualmente enfrentando uma combinação de diferentes pressões de mercado que podem fazer com que seus preços caiam ainda mais. Ao mesmo tempo, estes são mercados mais novos e voláteis do que outros investimentos, o que poderia significar que o Bitcoin e quaisquer outras criptomoedas de repente veem um aumento no valor mais uma vez.
2021 foi um bom ano para as criptomoedas como um todo. Houve uma abundância de novas moedas lançadas, um maior grau de interesse por investidores novos e veteranos, e uma maior consciência pelo mercado mainstream em geral. Só de olhar para o valor do Bitcoin mostra o quanto houve crescimento no ano passado. Por exemplo, o Bitcoin começou 2021 em torno de US $ 30.000 e atingiu sua maior alta de todos os tempos de cerca de US $ 68.000 até novembro. Essencialmente, o preço mais do que dobrou em menos de um ano.
No entanto, quase imediatamente após a alta de novembro, os preços começaram a cair. Em 31 de dezembro, o Bitcoin estava pairando em torno do marcador de US $ 45.000 e ao longo de 2022 o preço continuou a cair, mesmo caindo abaixo de US $ 18.000 esta semana (até o momento desta matéria). Como a CNN apontou na época, não foi apenas o Bitcoin que foi duramente atingido na semana passada, com outras criptomoedas, incluindo Ether e Dogecoin também afetadas. Tudo isso pode ter muitos investidores preocupados com o que o resto deste ano agora reserva, e quão baixo o preço pode cair até o final do ano.
Um Ano De Incerteza, E Não Apenas Para Criptos
Como as criptomoedas se sairão em 2022 em geral é uma pergunta muito mais difícil de responder, considerando que uma das principais razões pelas quais as criptomoedas estão sofrendo agora é a instabilidade em geral. Embora as criptomoedas sejam frequentemente vistas como voláteis por natureza, mercados semelhantes têm encontrado pressões adicionais que também afetaram seu valor. As ações, por exemplo, também têm sido mais voláteis do que o habitual e enfrentam muitos dos mesmos problemas que as criptos, incluindo o impacto das tensões geopolíticas e do aumento das preocupações com a inflação. No entanto, as criptomoedas também estão enfrentando outros problemas mais específicos. As preocupações com o aumento da regulação têm impactado rotineiramente no preço com a repressão da China e a subsequente queda de preços no ano passado, um exemplo primordial. Ainda mais recentemente, o preço da stablecoin TerraUSD desmoronou, resultando na paralisação oficial da blockchain Terra e a desvalorização do UST do dólar americano. Um desenvolvimento que inevitavelmente coloca mais pressão sobre um mercado cripto que já estava sob pressão.
Claro, nada disso realmente significa que o resto do ano seguirá o mesmo padrão. Por um lado, os preços podem, a qualquer momento, se recuperar tão rapidamente quanto caíram. Também é altamente improvável que muitos discordem do valor de longo prazo de várias criptomoedas aumentando muito além não apenas do seu nível atual, mas até mesmo da alta de todos os tempos de novembro de 2021. A questão mais urgente agora para os investidores, é se o valor das criptomoedas atingiu seu ponto baixo e vai começar a se recuperar novamente, ou se eles continuarão a cair ainda mais? Infelizmente para o Bitcoin e outras criptomoedas, e assim como as várias escassez e as tensões geopolíticas atuais, só o tempo dirá.