A popular plataforma de streaming Twitch foi atacada por um hacker anônimo que compartilhou uma variedade de informações confidenciais online.
Inicialmente descoberto pelo Video Games Chronicle, o hacker teria enviado uma pasta de 125GB para o 4chan, que inclui uma riqueza de informações sobre os assuntos do Twitch. Entre os detalhes estão análises abrangentes dos pagamentos do criador, análises de clientes móveis, de desktop e de console do Twitch e até mesmo a totalidade do código-fonte e infraestrutura da plataforma. VGC, por meio de uma fonte dentro da empresa, afirma que Twitch está ciente da violação, observando que a informação vazada foi potencialmente obtida já na segunda-feira. A fonte também observa que todos os dados parecem ser precisos.
O vazador afirmou que o motivo por trás do ataque foi “promover mais perturbação e competição no espaço de streaming de vídeo online”, já que a comunidade do Twitch é “uma fossa tóxica nojenta”. Eles também observam que este é apenas o primeiro lote de todos os dados obtidos, informando que mais serão divulgados no futuro, mas ainda não fizeram nenhuma solicitação.
Os usuários examinando os dados vazados também notaram uma loja de jogos online não lançada com o codinome Vapor, que foi desenvolvido pela Amazon Game Studios e parecia funcionar como um rival do Steam. O vapor teria supostamente desempenhado um papel semelhante à vitrine da Valve, mas teria se integrado com a variedade de serviços existentes do Twitch. Uma seleção de senhas criptografadas também está incluída na violação, levando muitos usuários a alterar suas configurações de conta ou habilitar a autenticação de dois fatores.
O hack de alto perfil vem na sequência de vários protestos contra o Twitch após uma onda de “ataques de ódio”, um esforço coletivo que leva os usuários a invadir pequenos canais para assediar e intimidar o streamer visado. Um protesto de “apagão” em massa foi realizado recentemente para aumentar a conscientização sobre o problema e encorajar o Twitch a implementar melhores recursos de segurança em toda a plataforma. Embora certas ferramentas tenham sido adicionadas para ajudar os streamers a lidar com visualizadores tóxicos, muitos consideram as opções disponíveis insuficientes e ineficazes.
O Twitch ainda não respondeu ao ataque hacker, mas muitos usuários que têm uma conta no serviço, sejam eles streamers ou apenas quem assiste, são aconselhados a tomar medidas de segurança ativas. Isso significa alterar as informações de login ou, conforme declarado acima, habilitar a autenticação de dois fatores para manter a conta segura.
1 comentário
Pingback: A espionagem móvel é justificada em algum cenário?