O Asa Noturna é o membro mais amado da Bat-Family. Na verdade, ele é um dos personagens mais amados da DC Comics. Uma e outra vez, a família e os amigos mostraram que levariam um tiro por ele. Quando ele mesmo levou um tiro, eles aparentemente fizeram sua missão ao longo da vida para fazer o atirador pagar, e mais. O personagem sempre foi popular entre os fãs, com a atual série Asa Noturna de Tom Taylor e Bruno Redondo sendo um dos maiores sucessos da DC atualmente. No entanto, Dick Grayson não é o membro mais importante da Bat-Family.
Apesar de ser considerado o coração da Família Morcego, a importância do Asa Noturna é superestimada. Enquanto isso, os membros realmente importantes são subestimados. As Batgirls – Barbara Gordon, Stephanie Brown e Cassandra Cain – são o verdadeiro coração da Bat-Family. Poderia sobreviver sem o Asa Noturna, mas se as Batgirls não estivessem por perto? Eles realmente estariam em apuros.
É melhor começar do início, com a Batgirl original – Barbara Gordon. Como Dick, ela é um dos primeiros membros da Bat-family. Se Dick é o irmão mais velho, então Lilica é a irmã mais velha, e se Asa Noturna não existisse, Lilica com certeza poderia tomar seu lugar. Na verdade, ela já faz, mais do que Asa Noturna jamais faria. Ela viu Robins e Batgirls irem e virem e orientou cada uma delas, até certo ponto. Enquanto Dick estava liderando os Titãs, Babs liderava a Bat-Família (e toda uma série de outros heróis também) como Batgirl e Oráculo.
O tempo de Barbara como Oráculo é o que realmente mostra sua importância. Ser forçada a desistir de Batgirl depois de The Killing Joke não a tornou menos integrante da Bat-Family como um todo, fez exatamente o oposto. Ao se tornar Oráculo, ela se tornou essencial para as operações da Bat-Family. Isso é tanto em termos de fornecer informações e suporte essenciais quanto em cuidar deles. Um dos maiores argumentos sobre o porquê de Dick ser tão importante é por causa de sua conexão com quase todos no DCU, dos Titãs ao Superman. No entanto, o trabalho de Barbara como Oráculo chega mais longe do que a rede de Dick jamais poderia.
Claro, a prioridade atual de Babs, agora e provavelmente para sempre, são as Batgirls. Elas são seu legado e sua família, tudo em um, e elas são tão parte disso quanto ela. Em primeiro lugar, há Cassandra Cain. Ela é uma das lutadoras mais talentosas de todo o DCU. Ela é ainda mais habilidosa do que Batman, e ela o derrotou em uma luta mais de uma vez. Apesar desse fato, ela também tem o maior coração de qualquer um na Bat-Famíly – até mesmo que Dick. Asa Noturna recebe os holofotes, mas Cass está sempre se esgueirando nas sombras, tanto para bater em bandidos quanto para fazer inúmeras coisas gentis pelos outros. Como um todo, esta Batgirl é criminalmente subestimada.
Depois, há Stephanie Brown. Se o manto de Robin é essencial para ser considerado a parte mais importante da Bat-Family, então ela tem isso coberto. Durante o New w52, seu tempo como Robin foi apagado, mas mesmo assim, sempre foi esquecida. Steph também reflete uma série de outras qualidades que muitos considerariam exclusivas de Dick. Seu humor e raciocínio rápido, e sua determinação também. Ela teve que provar a si mesma mais do que qualquer um dos aliados de Batman. Provar que ela é digna de usar o símbolo do Morcego a torna mais parecida com o Batman do que qualquer outro membro da Família Morcego.
Talvez o ponto mais importante quando se compara o Asa Noturna e as Batgirls, e a importância para a Família Morcego como um todo. Asa Noturna opera fora de Blüdhaven, mas as Batgirls operam em Gotham. Parte de Dick se tornar Asa Noturna era tudo sobre ele ganhar independência do Batman. Ele se mudou e juntou-se aos Titãs, então, quando se tornou um ato solo, mudou-se para Blüdhaven. Ele se tornou seu herói e ficou o mais longe possível da sombra do Batman. As Batgirls, no entanto, nunca fizeram isso. Eles abraçaram a Família Morcego de todo coração e defenderam sua cidade natal, Gotham, com tanto coração quanto o próprio Cavaleiro das Trevas. Isso é o que realmente as coloca acima do Asa Noturna.