A recente série de anime da Netflix, Yasuke, é notável por apresentar um personagem negro como um ninja no Japão do século XVI. Enquanto o show lida com elementos de ficção científica e fantasia, o protagonista titular também lida com questões em torno da raça enquanto esculpiu uma identidade própria.
Anime como Haikyu!!, Bleach, e My Hero Academia têm apresentado notáveis personagens coadjuvantes black. Caso contrário, personagens negros são limitados em séries convencionais de anime e muitas vezes envolvem representações estereotipadas que não envelhecem bem. Ao mesmo tempo, alguns clássicos modernos apresentam notáveis protagonistas negros, incluindo nomes como Michiko & Hatchin, Afro-Samurai e Neo Yokio.
10 – Afro Samurai (2007)
Baseado no mangá de mesmo nome, Afro Samurai amalgama influências da cultura samurai e hip-hop em um conto hiperviolento de vingança. A dublagem inglesa ganhou popularidade devido a Samuel L. Jackson dar voz ao personagem principal. Outro ponto de venda da minissérie de anime é a trilha sonora, orquestrada por Wu-Tang Clan-ex-aluno RZA. Afro-Samurai ganhou um Emmy e gerou uma sequência de filme.
A premissa básica gira em torno do guerreiro conhecido como Afro. Ele cresce em um Japão de estilo feudal distópico, onde busca vingança contra um fora-da-lei que matou seu pai por ter a bandana “Número 1”, um símbolo do maior guerreiro do mundo. O que se segue é uma série de duelos cheios de adrenalina com assassinos e mercenários.
9 – Michiko & Hatchin (2008)
Os protagonistas de Michiko & Hatchin anseiam por uma sensação de liberdade no país fictício de Diamandra. Enquanto a primeira deseja escapar de uma prisão-fortaleza, a segunda pretende se livrar de sua família abusiva. Quando seus caminhos se cruzam, as mulheres embarcam em uma viagem, apenas para se envolver em uma conspiração criminosa maior. A série atraiu elogios pela natureza comovente, mas valente, de seus personagens, juntamente com a estética visual de Diamandra, que guarda uma notável semelhança com o Brasil.
O anime de 22 episódios marcou a estréia na direção de Sayo Yamamoto, que mais tarde continuaria sua carreira em anime com Yuri !!! no gelo e Lupin, o terceiro.
8 – Cannon Busters (2019)
O showrunner de Yasuke, LeSean Thomas, tem uma reputação de estrelar séries animadas notáveis com personagens negros, como Black Dynamite e The Boondocks. Também criou a série de quadrinhos Cannon Busters, que estreou em 2005. Recentemente, em 2019, Cannon Busters inspirou um anime de mesmo nome que teve 12 episódios.
Um anime de aventura frenético, o Netflix original se passa na terra de Gearbolt e segue as viagens de uma equipe de robôs e fugitivos desajustados. A equipe é liderada por Philly The Kid, um fora-da-lei imortal cujo objetivo é vingar a morte de seus pais.
7 – Black Lagoon (2006)
Uma das melhores produções de anime de Madhouse, Black Lagoon começa com o sequestro de Rokuro Okajima, um jovem empresário que foi deixado para morrer por uma gangue de piratas. Desiludido com sua vida chata de trabalho, Okajima renomeou a si mesmo como Rock e ficou com um grupo de mercenários profissionais chamado The Lagoon Company.
Grande parte da equipe é holandesa, um ex-fuzileiro naval que atua como líder da empresa. Apesar de Dutch ser hábil no combate corpo a corpo e no uso de armas de fogo, ele tende a ter uma personalidade calma e despreocupada, em geral. Ele tem força e inteligência, pois também é um ávido seguidor de filósofos como Hegel e Sartre.
6 – Blade-Anime (2011)
Junto com Iron-Man, Wolverine e os X-Men, o caçador de vampiros da Marvel, Blade, também recebeu sua limitada série de anime. Lançado como Bureido no Japão, o protagonista do dub inglês foi dublado por Harold Perrineau (de Lost e Matrix). Outros personagens da Marvel, como Noah van Helsing e Wolverine, também fazem participações especiais.
Como tem acontecido com os longas-metragens de Blade, o anime também se baseou fortemente em sangue estilístico e sangue coagulado. A trama gira em torno da visita de Blade ao Japão para rastrear Deacon Frost, o vampiro que matou sua mãe. Ao mesmo tempo, ele também encontra a organização de vampiros conhecida como The Essence.
5 – Basquash! (2009)
Basquash é um anime que deriva suas influências de mechas anteriores e séries de anime baseadas em esportes. É definido no Dash Earth, uma versão alternativa do Earth no futuro. Neste planeta, uma divisão social pode ser observada entre os habitantes da superfície do planeta e uma sociedade lunar muito mais avançada. Este último pratica um esporte chamado Big Foot Basketball, também conhecido como BFB. Isso envolve jogadores vestindo colossais macacões mecha para jogar basquete.
Ansioso para começar sua própria versão do BFB nas ruas, Dan JD, o mecânico Miyuki Ayukawa e seus colegas lançam as bases de “Basquash”. Nesse processo, eles provocam a inveja da cidade lunar de Mooneyes, levando a uma luta pelo poder em torno do jogo.
4 – Yasuke (2021)
Yasuke é o primeiro guerreiro samurai de ascendência africana. Este personagem da vida real e sua bravura são evocados na série Netflix de mesmo nome, que adiciona tropos dos gêneros magia e mecha. Em termos de narrativa e do arco do personagem central, Yasuke também parece confiar fortemente no samurai e no cinema ocidental, com o guerreiro servindo como o arquétipo do “herói com um passado conturbado”. A premissa lida principalmente com ele confrontando seus demônios internos, enquanto também protege uma garota que possui poderes mágicos.
Na dublagem inglesa, o ator indicado ao Oscar LaKeith Stanfield fez a voz de Yasuke. Além disso, a série também é pontuada por Flying Lotus, que também produziu a faixa de abertura ambiente, Black Gold.
3 – Carole & Tuesday (2019)
Mesmo que Carole & Tuesday se passe em um Marte habitado por humanos, sua premissa não é pesada na ficção científica. Em vez disso, ele se desenvolve como um anime musical alegre, com os dois protagonistas perseguindo incessantemente seus sonhos de se tornarem músicos.
Carole Stanely é uma refugiada da Terra, em seu tempo livre ela domina suas habilidades no teclado. É assim que ela une forças com Tuesday Simmons, um guitarrista que foge de sua família privilegiada para seguir suas atividades criativas. Dada a sua natureza musical, um conjunto talentoso de músicos da nova era contribui para a trilha sonora, incluindo Thundercat e o já mencionado Flying Lotus.
2 – Neo Yokio (2017 – 2018)
Neste anime Netflix, criado pelo vocalista do Vampire Weekend Ezra Koenig, Jaden Smith estrela como o protagonista Kaz Kaan, um “Magistocrata” que caça demônios quando não está envolvido em seu estilo de vida rico. Kaan é um habitante da cidade titular de Neo Yokio, uma variante utópica de Nova York que é dominada por magos de elite que salvaram a cidade de ataques de demônios no século XIX. Por esse motivo, Kaan e sua espécie recebem um status de classe alta.
Conforme a história avança, estranhos fenômenos paranormais acontecem. Por exemplo, um traje Chanel é exorcizado no episódio piloto! Humor à parte, a série também oferece uma crítica anticapitalista, junto com uma ênfase em hikikomori, o estilo de vida japonês de retraimento social.
1 – Castlevania (2017 – 2021)
Embora Isaac de Castlevania seja apresentado muito mais tarde na série, ele começa a desempenhar um papel importante a partir da segunda temporada. Enquanto os três personagens centrais da adaptação do videogame derrotam as forças do mal, Isaac constrói seu próprio exército de mortos-vivos para punir a humanidade. Isaac é um mestre da forja do diabo que é escravizado e torturado por humanos até encontrar consolo em seu serviço ao Drácula.
Desde que o vampiro morreu, Isaac se transforma em um personagem com várias áreas cinzentas. Suas intenções parecem más, mas em seu caminho de vingança da morte de Drácula, Isaac acaba encontrando seu próprio caminho, desistindo de seus planos genocidas neste processo.