Mesmo em meio a uma escassez global de tecnologia, com pessoas lutando para obter novos componentes de PC ou consoles, empresas como AMD e Nvidia ainda estão interessadas em lançar novos produtos. Rumores sobre a Nvidia possivelmente querendo entrar na próxima geração de GPU surgiram recentemente, com conversas sobre seu próximo hardware circulando. Naturalmente, sua empresa rival não quer ser deixada para trás. Com isso, alguns novos vazamos sobre uma de suas próximas placas gráficas sugerem uma possível data de lançamento, além de alguns detalhes extras.
De acordo com um relatório da Videocardz, a próxima AMD Radeon RX 6600 deve chegar em outubro, com as avaliações sendo lançadas até 13 de outubro, o que significa que o dia real de lançamento deve ser algum tempo depois disso. O relatório também diz que as amostras possivelmente serão enviadas no meio da próxima semana. Não há data de lançamento confirmada de fontes oficiais, mas há um embargo sobre a liberação de coisas como testes de benchmark ou desempenho até às 9h (horário de Brasília) de 13 de outubro.
Uma coisa que foi confirmada, segundo a fonte, são as especificações da GPU. No início deste ano, houve um vazamento mostrando a RAM do AMD RX 6600, assim como do 6600 XT, que mostrou que ambos terão 8 GB de GDDR6. Desde então, a Videocardz disse que essa é de fato a memória do produto, mas continua dizendo que as variações de 4 GB e 6 GB não foram listadas.
Do jeito que está, existem dois grandes combatentes na corrida armamentista das placas de vídeo, AMD e Nvidia. No entanto, um novo oponente está prestes a entrar no ringue metafórico. Recentemente, a Intel anunciou que lançaria sua própria linha de GPUs, com o primeiro modelo, conhecido como Alchemist, chegando no próximo ano. Embora a empresa de tecnologia tenha feito placas gráficas dedicadas por muitos anos, a Alchemist representará o primeiro de uma série de produtos de terceiros que a Intel espera enfrentar frente a frente com os outros dois veteranos do mercado. Isso se alguém puder realmente obtê-lo, já que o mundo da tecnologia ainda enfrenta uma escassez de hardware.
Além disso, os preços e a disponibilidade das placas de vídeo devem piorar, apesar das tendências recentes mostrando que as coisas estão melhorando. Tanto a AMD quanto a Nvidia parecem muito interessadas em lançar novos produtos para se manter no topo do mercado, mas até que as coisas comecem a melhorar, será inútil se os usuários de PC e jogadores não puderem comprá-los.