Embora possa parecer difícil de acreditar, He-Man e os Mestres do Universo (He-Man de Masters of the Universe) só existe por causa do heroísmo do Esqueleto. Em 2013, o escritor Keith Giffen e o artista Pop Mhan deram uma chance à franquia com a série de quadrinhos He-Man and the Masters of the Universe, dando corpo às histórias de fundo do personagem. Na segunda edição, eles revelam que Esqueleto, antes de se tornar mau, salvou a vida do pai de He-Man, o Rei Randor, quando ele era uma criança.
A linha de brinquedos Masters of the Universe é uma das mais bem-sucedidas da história, vendendo milhões de unidades em todo o mundo, e continua a encontrar fãs até hoje. Lançada pela primeira vez na década de 1980, a bem-sucedida linha de brinquedos foi reforçada por um desenho animado popular. Em sua essência, Masters of the Universe era uma história básica do bem contra o mal, onde, a cada episódio, He-Man e seus aliados voltavam para trás Esqueleto e suas forças. O desenho original era leve na história de fundo, mas encarnações subsequentes da franquia deram corpo aos personagens, incluindo Esqueleto. No reboot de 2002, Esqueleto foi revelado como tendo sido chamado de Keldor – e ele nem sempre foi mau. Em vez disso, Keldor era um herói que buscava o poder, sendo corrompido e unindo forças com o malvado feiticeiro Hordak. De fato, Esqueleto era anteriormente humano – como Keldor, ele encenou um ataque ao Castelo Grayskull e durante a briga, ácido foi jogado em seu rosto, transformando-o em Esqueleto.
Em He-Man e os Mestres do Universo #2, de Giffen e Mhan, enquanto Hordak devasta Eternia, o rei Randor revela a seu filho, o príncipe Adam que o feiticeiro maligno buscou vingança contra a linhagem do rei Grayskull por séculos, jurando corrompê-la. Ele até tentou sequestrar Randor quando ele era uma criança, e só foi frustrado por Keldor. Enquanto o herói mais tarde seria transformado no maior inimigo do Príncipe Adam, é chocantemente confirmado que, sem ele, He-Man não teria nascido.
Esqueleto costumava ser um herói
Muito parecido com o Príncipe Adam, os fãs de longa data dos Mestres do Universo podem ficar chocados que o Esqueleto foi responsável, ainda que indiretamente, por criar He-Man – seu futuro inimigo. Era uma vez, Esqueleto não era o vilão maligno e cheio de ódio que ele se tornaria, mas sim uma boa pessoa, cuja ambição e arrogância infelizmente o superaram e o levaram a um caminho sombrio. Embora ele não tenha percebido isso na época, ao salvar a vida do bebê Randor, Skeltor não apenas garantiu sua própria eventual queda, mas que Eternia teria um campeão e a linhagem Grayskull não cairia sob a influência de Hordak. É claro que, uma geração depois, Keldor, buscando poder, caiu sob o domínio de Hordak. Como Esqueleto, ele tentou ajudar Hordak a cumprir seu grande plano para corromper a linhagem Grayskull sequestrando os filhos de Randor, os gêmeos Adam e Adora, mas Esqueleto só foi bem sucedido em sequestrar Adora.
Saber que Esqueleto já foi uma pessoa boa e nobre faz dele uma figura trágica. Sua ambição o levou a trair seus antigos amigos e a fazer um acordo com o diabo. O legado do mal de Esqueleto é grande, mas felizmente os heróis de Eternia estiveram por perto para mantê-lo sob controle. Sem o conhecimento de Esqueleto, no entanto, é que He-Man e os Mestres do Universo só são capazes de derrotá-lo por causa de seu próprio passado heroico.