Atenção: Spoilers de Demon Slayer: Swordsmith Village Arc, episódio 8
Demon Slayer pausa a ação para mergulhar na história de fundo de Muichiro Tokito, e ele está provando ter um passado ainda mais trágico do que Tanjiro. O ataque à Vila Swordsmith teve principalmente duas frentes, com Tanjiro, Nezuko e Genya lutando contra o demônio quase imparável dos Quatro Superiores Hantengu. Enquanto isso, Tokito ficou preso enfrentando o demônio dos Cinco Superiores sozinho, acompanhado apenas por ferreiros de espada que são mais passivos do que ativos em uma luta.
O Hazira passou uma parte significativa de sua luta aprisionado em um estranho pote de água, incapaz de respirar, mas finalmente conseguiu escapar com a ajuda de um jovem da aldeia, que lhe ofereceu um pouco de ar. Tokito começou a se lembrar de seu passado pela primeira vez e, ao fazê-lo, foi capaz de desbloquear a força necessária para escapar. O episódio 8 repassa seu passado, e é tão comovente quanto o de Tanjiro.
A origem de Tokito em Demon Slayer é ainda mais trágica do que a de Tanjiro
No flashback de Tokito, é revelado que seu pai era um homem de bom coração cujas palavras eram muitas vezes semelhantes às de Tanjiro. Quando a mãe de Tokito adoeceu, seu pai tentou recuperar algumas ervas que poderiam salvá-la, saindo em uma tempestade perigosa para fazê-lo. Seu pai morreu e sua mãe faleceu na mesma noite, deixando Tokito e seu irmão gêmeo sozinhos. O irmão de Tokito, Yuichiro, era muitas vezes insensível em suas palavras, e os dois viviam em uma existência escassa. Uma mulher chamada Lady Amane veio verificá-los, encorajando-os a se tornarem Demon Slayers, mas Yuichiro se recusou a ouvi-la.
Uma noite, um demônio encontrou seu barraco e quase matou Muichiro, mas Yuichiro pulou no caminho, perdendo seu braço no processo. Muichiro viu vermelho e perdeu o controle, conseguindo derrotar o demônio sem uma lâmina, mas acabou sendo tarde demais para Yuichiro, que acabou sangrando. A história de Tokito é semelhante à de outros matadores, como Genya e seu irmão, o Hashira do Vento, cuja mãe foi transformada em demônio e matou vários de seus irmãos. Como Tanjiro, Tokito ficou com seu irmão como seu único parente vivo no mundo, mas esse tempo foi relativamente breve, não durando mais do que um ano.
O trauma de Tokito mudou sua personalidade, enquanto o de Tanjiro permaneceu o mesmo
O flashback também revelou que, antes de sua amnésia, Muichiro Tokito era na verdade um garoto gentil muito parecido com Tanjiro, mas seu trauma o reduziu à personalidade fria que ele exibiu até agora. Se Tokito tivesse sido capaz de manter seu irmão do jeito que Tanjiro fez, ele talvez nunca tivesse seguido esse caminho frio, mesmo que ainda se tornasse um Demon Slayer. Nesse sentido, sua história é muito mais triste do que a de Tanjiro ou Genya, já que ele nem sequer ficou com um irmão para se apoiar. As recentes revelações do passado dos personagens mostraram que apenas um tipo específico de pessoa pode realmente prosperar como um Demon Slayer, e são aqueles com pouco a perder.