Os fãs da Marvel sabem que a Capitã Marvel é um dos Vingadores mais fortes (senão um dos super-heróis mais fortes do Universo Marvel propriamente dito) – tanto que ela é um dos poucos personagens que pode levantar o martelo de Thor Mjolnir sem ser digno. O martelo do Filho de Odin deixou os fiéis fãs da Marvel perplexos por décadas; exatamente como ele determina quem é ou não digno de empunhar a arma não foi especificamente definido. Mas na Capitã Marvel vol.10 # 16, escrito por Kelly Thompson com arte de Lee Garbett e cores de Tamra Bonvillain, Carol Danvers claramente não é digna de Mjolnir … e ainda assim ela o levanta de qualquer maneira.
No final do arco da história de O Último Vingador, o vilão Vox Supreme forçou Carol a cumprir suas ordens – matar os Vingadores – usando uma versão sombria sua. Carol escondeu os Vingadores ainda vivos dentro de uma dimensão de bolso chamada Singularity, longe dos olhos curiosos de Vox Supreme, e presenteou Vox com clones deles. Carol planejava confrontar Vox enquanto os Vingadores resgatavam reféns inocentes de Kree que Vox equipou com bombas controladas remotamente. O Capitão América até dá a Carol seu escudo – ela vai precisar mais do que ele.
Ao confrontar Vox Supreme (que também se fundiu com a Inteligência Suprema Kree), Carol é aprisionada e ligada a uma máquina que concederá a ela o poder de todos os Vingadores – e, portanto, controlada por Vox. Ela escapa, mas é mergulhada no DNA dos clones de seus colegas, garantindo-lhe uma forma maior e disforme. Instintivamente, ela estende a mão – e o martelo de Thor voa diretamente para sua mão. Carol instantaneamente se vira e ataca Vox Supreme, e usando Mjolnir, sela Vox na mesma máquina destinada a ela.
Após a luta, Carol percebe o que aconteceu: ela carregou temporariamente o DNA de Thor, e foi então capaz de invocar e manejar Mjolnir (logo após o Mjolnir não a reconhece mais). Este é um dos poucos exemplos nos quadrinhos do martelo sendo “enganado”, junto com a Hydra do Capitão América em Secret Empire (a realidade foi mudada por meio de um Cubo Cósmico) e Rogue (que matou Thor e absorveu seu poder em What If? vol. 2 # 66). Poucos personagens podem realmente cumprir o requisito de “dignidade”; de Odin, Capitão América e até mesmo Superman em um crossover DC / Marvel podem levantar Mjolnir sem recorrer a truques, mas Carol Danvers não pode.
A Capitã Marvel realmente não precisa do Mjolnir para funcionar como um membro efetivo dos Vingadores: ao contrário de Thor, ela pode voar e usar ataques de longo alcance por conta própria. Ainda assim, quando Carol precisa de um aumento em seu poder, um martelo mágico Asgardiano certamente é útil. Os inimigos da Capitã Marvel muitas vezes se igualam a ela em força absoluta, então ter uma vantagem surpresa como o martelo de Thor é a maneira perfeita de virar as probabilidades a seu favor.